"Foi realizado na última segunda-feira, 9 de junho, o terceiro workshop promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) de Sorocaba. Com o tema “Comunicação Estratégica como Ferramenta de Marketing”, o encontro virtual contou com a participação das jornalistas Carla Acquaviva e Sandra Vergili, sócias da VPO Comunicação.
A coordenadora do NJE Sorocaba, Débora Souza, abriu o evento destacando a proposta da iniciativa. “Nosso objetivo é criar espaços de troca entre profissionais do mercado e empreendedores em início de jornada. Queremos oferecer ferramentas práticas para o desenvolvimento dos negócios e estimular o networking entre os participantes”, afirmou.
Durante a apresentação, Carla explicou os fundamentos da comunicação estratégica e sua diferença em relação à comunicação tática. Segundo ela, a comunicação deve estar alinhada aos objetivos da empresa e integrada a diferentes áreas e públicos.
“A comunicação estratégica foca no longo prazo, porque ela deve estar alinhada com os objetivos institucionais e à reputação da marca. Ela é importante para criar um colchão reputacional, um amortecedor para essa marca. É baseada em diagnóstico e planejamento e integra diferentes públicos”, afirmou. “Já a comunicação tática é focada no curto prazo e em uma execução pontual. Ela deve traduzir essa estratégia em ações prática do dia a dia, como campanhas, conteúdos, eventos e relacionamento com a mídia. Porém, Se não houver essa coordenação, a comunicação se torna desalinhada e desfocada, e aquilo que deveria ser um investimento pode virar um custo.”
Sandra Vergili trouxe uma abordagem voltada ao uso das mídias digitais pelas empresas. “No mundo infinito de mídias sociais, hoje se fala muito em Instagram, TikTok, Facebook, mas temos muito mais do que isso. As empresas estão cada vez mais usando essas ferramentas para atingir diferentes públicos. Os 40+ preferem o Facebook, quem está entre 20 e 40 usa mais o Instagram, os mais jovens estão no TikTok e no LinkedIn. As empresas precisam fazer uma curadoria de conteúdo para atingir o público certo, com a linguagem certa, no canal certo.”
Ela destacou ainda que é essencial trabalhar com planejamento e inteligência de dados para obter bons resultados. “Não adianta postar algo às 16h se seu público está online às 19h. É preciso ter profissionais que saibam fazer essa leitura e usar bem as ferramentas, como blogs, newsletters, video books, e-books e marketing de conteúdo. Essa comunicação mais direta, pensada para o público, traz melhores resultados, que podem ser acompanhados por meio do monitoramento e do social listening.”
Após as falas das jornalistas, foi aberto um espaço para perguntas. Um dos participantes questionou sobre o papel de meios tradicionais, como rádio, na comunicação atual. Carla comentou que, mesmo com o avanço do digital, os meios tradicionais continuam relevantes, especialmente quando fazem parte de uma estratégia integrada.
Outro participante perguntou sobre o valor da comunicação estratégica dentro das organizações. Segundo Carla, “hoje o colaborador é um stakeholder prioritário, e a forma como a empresa se comunica com ele tem impacto direto na cultura organizacional e na reputação da marca. Se o colaborador não estiver alinhado com a estratégia e os valores da empresa, dificilmente ele permanecerá na organização. A comunicação é importante para engajar o colaborador e reduzir o turnover”, conclui.
Os interessados em participar dos próximos workshops do NJE podem participar do grupo exclusivo do NJE no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/B6uOCaQxHffLBiobitKgXS. Os workshops do NJE Sorocaba terão transmissão 100% online e a participação é gratuita.
Outras informações pelo site www.ciespsorocaba.com.br.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – diretora executiva - (15) 99760-4004"