"Treinar equipes para apresentar uma resposta eficaz em situações de emergência com aeronaves. Esse foi o objetivo do simulado de emergência promovido pelo Corpo de Bombeiro de Sorocaba, em parceria com o PAM (Programa de Auxílio Mútuo). A ação foi realizada no último dia 12, no aeroporto de Sorocaba, e contou com a participação de uma equipe do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba, além de bombeiros civis da Embraer e de empresas que fazem parte do PAM, do helicóptero Águia da Polícia Militar, da Polícia Federal, da TransLife Med Ambulâncias, da Placar Linhas Aéreas e da Rede Voa.
De acordo com a engenheira de Segurança da WR Grace e coordenadora administrativa do PAM Sorocaba, Melissa do Amaral, esta foi a primeira vez que o PAM realizou simulado de emergência com aeronaves. “Participar do Simulado do PAM Sorocaba na Embraer foi de grande valia para todos, pois esse tipo de atividade eleva o nível de excelência das brigadas de emergências das empresas integrantes do grupo. É uma grande oportunidade para testar a capacidade de lidar com situações adversas e sinistros envolvendo incêndio e primeiros socorros”, afirma.
Segundo o Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros e coordenador operacional do PAM, Capitão PM Kleber do Vale, o simulado demandou um planejamento complexo. “Foi um simulado de grande envergadura, envolvendo um cenário de acidente com aeronave e múltiplas vítimas no aeroporto de Sorocaba. Tivemos a participação de mais de 150 pessoas, entre Corpo de Bombeiros, empresas participantes do PAM e alunos de medicina da Universidade UNIP. A atividade contou ainda com uma aeronave e com o auxílio do helicóptero da Policia Militar (Águia)”, explica.
Para Capitão Vale, o objetivo de preparar os envolvidos para um possível acidente com aeronave foi atingido. “Os exercícios simulados são de extrema importância para preparar as equipes, visando principalmente a atuação em conjunto dos órgãos públicos e com as empresas privadas. Certamente, caso tenhamos algum acionamento do PAM de Sorocaba, as empresas estarão melhor preparadas”, completa.
Criado em 2015, o PAM de Sorocaba é um Organismo de Cooperação Mútua que conta com 25 entidades participantes, entre órgãos públicos e empresas privadas, que buscam colaborar com o Sistema Estadual de Atendimento e Emergências (SEAE) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Ao integrarem o PAM, as empresas colaboram com a comunidade e também são beneficiadas preparando suas equipes para situações de emergência”, comenta Capitão Vale.
De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o Ciesp integra o PAM de Sorocaba desde a sua criação. “Como representante das indústrias, o Ciesp Sorocaba teve uma participação ativa na formação do PAM e no engajamento de nossos associados no Programa. É muito relevante esse trabalho que é feito de preparo das equipes para atuarem em caso de acidente. Esse alinhamento entre todos os envolvidos garante uma rápida resposta em uma situação emergencial”, destaca Syllos.
Qualquer entidade, empresa ou pessoa física pode integrar o PAM, desde que seja indicada pela coordenação administrativa do PAM e aprovada em assembleia, tendo em vista o atingimento dos objetivos do PAM Sorocaba.
Sobre o Ciesp
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que completou 74 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.
Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.ciespsorocaba.com.br. Siga o CIESP Sorocaba nas redes sociais: @ciespsorocaba.
Informações para a imprensa:
Press & ESG Office Comunicação Integrada
Diretora executiva: Carla Acquaviva - (15) 99760.4004"