O CIESP Jundiaí promoveu na quarta-feira, dia 29 de outubro, a Reunião do Conselho, da qual participam diretores do CIESP Jundiaí e das escolas SESI e SENAI, coordenadores de departamento e empresários conselheiros. O encontro trouxe os temas que impactam e preocupam os industriais e associados.
A reunião foi conduzida pelo diretor titular Marcelo Cereser, acompanhado do 1º vice-diretor, Claudio Palma, 2º vice-diretor, Frank Chen e pelos diretores eleitos Alexandro Zavarizi e Manoel Flores.
Alexandra também lembrou que neste mês de outubro, foi promovida uma palestra com o jornalista e consultor em Marketing Digital, Cristiano Santos, esteve no CIESP Jundiaí para conversar com estudantes do ensino médio do SESI para falar sobre o Poder das Redes Sociais, com ênfase no LinkedIn. “Durante o evento, promovido pelo CONFEM Jundiaí para os nossos jovens, três estudantes se destacaram comentando que atuam em projetos sociais: dois deles engajados com os trabalhos em suas igrejas e o outro com ensino gratuito de idiomas”, comentou, explicando que a pedido da Cida Gibrail, uma reportagem foi feita com os garotos para que pudessem contar suas experiências e motivação. A matéria está disponível neste link.
O diretor Heverton Luis Marino, diretor do SENAI Jundiaí, trouxe os resultados da 8ª chamada do Programa Mover e as empresas da região de Jundiaí contempladas. São elas:
Parkits Borrachas e Vedações (Cajamar), Metalúrgica Suprens (Campo Limpo Paulista), Thyssenkrupp (Campo Limpo Paulista), Donaldson (Itatiba), Knorr Bremse (Itupeva), Bosal (Itupeva), Minebea (Itupeva), Duvon (Itupeva), Murcia Pinturas Técnicas (Jundiaí), Walkin (Jundiaí), Antonioli Plásticos (Louveira), Apex (Louveira), Aumovio (Várzea Paulista), Convergas (Vinhedo), Nidec (Vinhedo) e Parafix (Vinhedo). As 16 empresas, representam 6% dos 254 projetos aprovados pelo SENAI-SP, e receberão consultoria de 200, 400 ou 600 hora, de acordo com o projeto inscrito e aprovado. “O projeto Mover substitui o projeto Rota 2030 e busca acelerar a transição para um modelo de mobilidade mais sustentável e tecnológico, por meio do fomento a projetos de pesquisa, desenvolvimento, capacitação profissional e modernização da indústria”, explicou diretor Heverton. “Todas as empresas serão atendidas pelo núcleo de consultoria das escolas SENAI-SP.
Para baixar a apresentação do SENAI, clique aqui.
Yagho Avanzi, Coordenador de Relacionamento – SESI Jundiaí, anunciou outro benefício para a indústria, o SESI TECH, uma iniciativa inovadora que conecta empresas e pesquisadores para desenvolver tecnologias revolucionárias em saúde e segurança do trabalho. “Nossa missão é acelerar a transformação digital da indústria paulista, criando ambientes mais seguros, saudáveis e produtivos”, explicou. O SESI vai oferecer apoio técnico e financeiro, conexão com o ecossistema SENAI-SP, cocriação com a indústria, resultando em impacto real em SST. “Soluções que transformam a realidade da saúde e segurança do trabalho”, destacou o coordenador.
Emprega + - Prefeitura de Jundiaí
Diante da preocupação dos empresários com a mão de obra, a Prefeitura de Jundiaí está promovendo mutirões de empregabilidade nos bairros da cidade para levar as empresas onde estão as pessoas. Segundo Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí, que atua como diretora municipal de Comércio e Serviços da Secretária de Desenvolvimento Econômico, o principal objetivo do programa é aproximar o trabalhador das oportunidades disponíveis em sua própria região. “É uma oportunidade tanto para quem busca emprego quanto para as empresas que precisam de mão de obra. Nosso foco é fazer essa conexão, trazendo para o bairro as vagas das empresas próximas, o que também melhora a mobilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores”, destacou. A escolha das empresas participantes leva em consideração a proximidade com o território, estimulando a geração de empregos locais. “Deu super certo e as empresas estão muito satisfeitas: nessa última edição, no bairro do Retiro, 400 pessoas foram atendidas e reunimos 23 empresas”, explicou Cida.
A ação da Prefeitura chamou a atenção dos diretores. “Vamos compartilhar a ideia com os outros 10 municípios que fazem parte da nossa regional para ajudar as empresas, nossos associados, a encontrar solução para a escassez de mão de obra”, comentaram os diretores em concordância, Marcelo e Alexandro.
O diretor de Comércio Exterior, Marcio Ribeiro Julio, participou remotamente da reunião para falar de um tema que vai impactar não apenas os departamentos de Comércio Exterior, mas as empresas como um todo: o desligamento do Siscomex e a entrada do DUIMP (Declaração Única de Importação). Ele convidou todas as empresas para participar no dia 19 de novembro, da Reunião do Comex que vai tratar deste assunto. “Esta será a nossa última reunião do ano, mas estamos avaliando e de acordo com o desenrolar do tema, vamos promover outra reunião na primeira semana de dezembro para debater o desligamento do Siscomex, um dos assuntos mais importantes dos últimos 30 anos para a nossa área”, destacou Marcio.
Gilson Pichioli, diretor de Infraestrutura Logística, anunciou a chegada de novos data centers em Jundiaí e novos investimentos para a cidade, além da geração de emprego. “Estive também com o dr. Frederico, da Receita Federal, para conversar sobre o EAD e ele explicou que uma medida provisória vai autorizar a renovação dos EADs e habilitar novos, como por exemplo, em Jundiaí”, anunciou, reforçando que a sigla mudou de EAD para CLIA (Centro Logístico e Industrial Alfandegário).
Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí