Conselho SESI SENAI se reúne e as escolas apresentam suas novidades - CIESP Jundiai

Conselho SESI SENAI se reúne e as escolas apresentam suas novidades

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, acompanhado dos vice-diretores, Claudio Palma e Frank Chen, receberam diretores e empresários para a Reunião do Conselho SESI SENAI na quarta-feira, dia 25 de outubro. Os diretores Marcelo Souza (Meio Ambiente), Fernando Nabas (Infraestrutura Energia), Cida Gibrail (Responsabilidade Social), Elizabeth Broglio (Jurídico), Vania Mazzoni (Recursos Humanos), Sueli Muzaiel (Comunicação), Manoel Flores e o diretor do SENAI Jundiaí, Heverton Luis Marino, participaram presencialmente do encontro, enquanto outros diretores acompanharam remotamente.

O representantes das escolas SESI Jundiaí e SENAI Campo Limpo Paulista também estavam presentes. Eles trouxeram duas novidades. Yagho Ferreira, coordenador de Relacionamento com a Indústria e a Comunidade do SESI Jundiaí, falou sobre dois programas voltados para a educação de crianças e adultos, para atender os munípios da regional; e o especialista em Tecnologia, Rubens Luis da Silva, que apresentou a segunda fase da Célula 4.0 do SENAI Campo Limpo Paulista.

Reunião foi híbrida com participação dos diretores e convidados

De acordo com Rubens, a Célula 4.0, do SENAI Campo Limpo Paulista, em 2017 e escola avaliou a necessidade de atualização das tecnologias. “Nesta fase II, vamos trazer um conceito modular e mais educacional. Os visitantes receberão brindes personalizados e esta nova célula entrará em funcionamento em dezembro de 2024”, anunciou. “Um dos módulos da nova célula poderá caminhar por empresas e outras escolas”, explicou.

Yagho apresentou dois projetos para 2024: o Programa de Alfabetização Responsável, para capacitar profissionais da rede municipal e o Programa EJA para educação de jovens adultos. “São dados alarmantes: 31% dos estudantes que iniciam o ensino fundamental não concluem a educação o que impacta o ingresso no mercado de trabalho e também em salários menores. “Enquanto a indústria precisa de mão de obra qualificada, 12 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham: nós queremos sensibilizar esse público, capacitando-os para a indústria, promovendo a elevação da escolaridade e desenvolvendo as competências para o século XXI”, explicou o coordenador.

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, parabenizou as boas notícias para a indústria e para os municípios. “São dois programas gratuitos que nos enchem de orgulho e vêm ao encontro da falta de mão de obra especializada para a indústria”, comentou.

O professor Heverton Luis Marino, diretor do SENAI Jundiaí, anunciou que em maio de 2024, a escola de Jundiaí completará 80 anos de fundação. “Estamos preparando uma grande festa e também uma exposição com fotos históricas da escola”, ressaltou.

Para baixar a apresentação sobre o EJA, clique aqui.

Para baixar a apresentação sobre a Célula 4.0 – Fase II, clique aqui.

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí