Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Cíntia Souza, Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí
  • share Compartilhe

Jundiaí avança como polo de inovação, fortalecendo conexões entre indústria, governo, academia e startups.

Gestores públicos, entidades, lideranças empresariais, representantes de startups, universidades, prestadores de serviço e profissionais da área de tecnologia participaram, na quarta-feira (26/11), do Tech Day Jundiaí 2025, realizado no auditório do CIESP Jundiaí. O encontro foi dedicado à discussão sobre inovação, tecnologia e o fortalecimento do ecossistema local, reforçando o papel estratégico da cidade na construção de soluções para o futuro. 

O evento foi organizado pelo GrapeValley, com apoio do CIESP Jundiaí, Prefeitura de Jundiaí, Totvs, Sebrae Jundiaí e Faculdade de Medicina de Jundiaí, e reuniu um público diverso interessado em compreender os desafios e oportunidades da nova economia tecnológica. 

O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do CIESP Jundiaí, Rodrigo Campos, destacou a importância de sediar o encontro. “Aqui é a casa da indústria, um ambiente propício para debatermos o tema inovação voltado às demandas industriais. O CIESP Jundiaí sempre estará de portas abertas ao debate e à troca de experiências, porque é assim que crescemos, entendemos as necessidades uns dos outros e buscamos soluções conjuntas”, afirmou. 

Jundiaí avança como polo de inovação conectando indústria, governo, academia e startups

Rodrigo também reforçou sua visão sobre a importância da disseminação de conhecimento dentro do NJE. “Sou um grande entusiasta desse ambiente de compartilhamento. Quando juntamos visões da indústria, universidades, comércio e serviços, conseguimos construir algo muito maior.”

Na abertura oficial, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, Humberto Cereser, enfatizou o impacto do encontro para o desenvolvimento local. “As pessoas precisam se conhecer, e este evento promove justamente essa conexão. Temos empresas de tecnologia que ganham protagonismo internacional, mas muitas vezes não são conhecidas dentro da própria cidade”, destacou. 

Ele também chamou atenção para o papel das universidades na formação de profissionais para um mercado em transformação. “Os cursos precisam se atualizar para preparar talentos que irão atuar competindo com tecnologias como Inteligência Artificial. Essa atualização beneficia não apenas os profissionais, mas toda a cidade.” 

GrapeValley anuncia prêmio e expansão do evento 

Idealizador do Tech Day e fundador do GrapeValley, Alexandre Borin ressaltou o significado do encontro, que marca os três anos de atuação do grupo. “Temos que envolver poder público, indústria, comércio e prestadores de serviço para debater esse tema. Jundiaí tem um ambiente muito favorável e queremos que as indústrias criem seu próprio ecossistema de inovação”, explicou. 

Borin também anunciou o Prêmio Municipal de Inovação, uma iniciativa da Prefeitura e do GrapeValley para reconhecer empresas que desenvolvem práticas de open innovation e fomentam o intraempreendedorismo. Ele revelou ainda que, a partir de 2026, o evento será ampliado para Jundiaí Tech Week, com o objetivo de posicionar a cidade entre os principais polos de inovação do Estado. 

O debate destacou os desafios e oportunidades na consolidação de um ecossistema local capaz de integrar tecnologia, indústria e inovação. O Painel 1 “Como estruturar ambientes de inovação integrados”, reuniu Renato Xavier da Dexco, Fábio de Paula Augusto, gerente regional do SEBRAE Jundiaí, Karina Maretti, do Instituto Federal e a mediação ficou por conta da Isadora Azzalin, da Asaas, para debater mecanismos de cooperação entre indústria, startups, governo e academia. O Painel 2 “Articulação no ecossistema local: inovação, tecnologia e indústria”, teve a mediação de Tiago Antunes, diretor municipal de Ciência e Tecnologia, com a participação de Alexandre Gerardo, da Serendipe, Juliana Gama, do GAC, e Flávia Florence, do SEBRAE, com foco na articulação de um ecossistema local de inovação, envolvendo a indústria, a inovação e a tecnologia. 

CIESP como parceiro estratégico no eixo Inova+ 

O diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura, Tiago Antunes, ressaltou o papel do evento dentro das ações municipais. “O Tech Day é um marco importante dentro do eixo Inova+, pois promove a conexão entre indústria, setor público, academia e startups. Esse diálogo é essencial para consolidar Jundiaí como referência em inovação no interior paulista.” 

Ele também valorizou a parceria com o CIESP. “O CIESP Jundiaí tem sido um grande parceiro. Não há como desconectar inovação e tecnologia da indústria, que é uma das maiores impulsionadoras de soluções tecnológicas. A cidade e a indústria só têm a ganhar com eventos como este.”

Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí