Na manhã desta quarta-feira, 21 de maio, o CIESP Jundiaí promoveu mais uma edição da Reunião do Comex (Departamento de Comércio Exterior), sob a coordenação dos diretores Marcio Ribeiro Julio e Cileide David. O encontro reuniu profissionais e especialistas do setor para debater temas relevantes para o comércio internacional, com foco nas atualizações legislativas do período e em dois assuntos estratégicos: as tarifas americanas e a certificação OEA. A primeira palestra do dia abordou o tema “Tarifas Americanas – Impactos na Logística Global”, com apresentações de Viviane Oliveira, CEO da VPLog Solutions, e Waldan Ferreira, Business Development Manager da Global Cargo. A discussão contou com comentários do diretor de Comex do CIESP Jundiaí, Marcio Julio, que ressaltou o impacto das mudanças políticas e econômicas globais sobre o setor industrial. “As medidas de Trump vão mudar drasticamente a política industrial em nível mundial”, alertou o diretor de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí. Durante sua fala, Waldan Ferreira destacou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos à China vêm desde o primeiro mandato do governo Trump, e continuam afetando o cenário logístico internacional. “Aumento médio de 25% em produtos eletrônicos, máquinas e produtos industriais. Algumas categorias, como semicondutores e veículos elétricos, chegaram a ter tarifas de até 50%; produtos de consumo, como móveis e roupas, receberam aumentos de 15% a 30%; produtos industriais tiveram aumento de 15% a 25%; alimentos e bebidas (como vinhos e queijos) receberam tarifas adicionais entre 10% e 20%; e automóveis europeus sofreram aumento de até 25%” , listou o especialista. Cileide, Diego, Marcio, Waldan, Viviane e Daniel Gobbi, uma reunião movimentada Ele ressaltou ainda que os EUA e a China chegaram a um acordo comercial para uma pausa de 90 dias. “O Brasil se beneficia com produtos da agroindústria e alimentos, produtos industriais e semimanufaturados, ao mesmo tempo em que as exportações aéreas ganham impulso logístico, aproveitando a disponibilidade de frete aéreo”, completou. Para baixar a apresentação de Waldan, clique aqui. A segunda palestra do encontro tratou sobre a Certificação OEA – Gestão e Fluidez nas Operações Aduaneiras, com Daniel Gobbi Costa, CEO da Alliance. O especialista compartilhou sua experiência sobre os desafios enfrentados pelas empresas que buscam essa certificação, ressaltando que atualmente, 47% das empresas que tentam obter o selo OEA não conseguem. Segundo ele, muitas organizações ainda não estão devidamente preparadas. O CEO da Alliance detalhou os três pilares de padronização exigidos para o OEA: a relação entre as aduanas, a relação das aduanas com as empresas, e a interação com órgãos governamentais como Secex, Anvisa e Anac. “Por se tratar de um sistema de gestão, conquistar a certificação exige que a empresa passe por diferentes fases, adote métodos e padrões, estabeleça processos e indicadores, e realize uma autoavaliação criteriosa”, alertou, reforçando que entre os principais entraves apontados por Gobbi estão a cultura organizacional, o engajamento dos colaboradores e a qualificação profissional, fatores que precisam ser alinhados para o sucesso do processo. Para baixar a apresentação de Daniel, clique aqui. O advogado Dr. Diego Joaquim encerrou a reunião apresentando um panorama das principais atualizações da legislação de abril a maio, oferecendo orientações práticas para as empresas se manterem em conformidade com as novas exigências legais. “Todos os nossos encontros vou alertar para as soluções de consulta: fiquem atentos às alterações em diversos NCMs”, advertiu. Para baixar a apresentação do dr. Diego, clique aqui. Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí