Sucessão familiar e empresarial foi tema de palestra para celebrar o Dia da Indústria - CIESP Jundiai

Sucessão familiar e empresarial foi tema de palestra para celebrar o Dia da Indústria

Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí, Frank Chen, 2º vice-diretor, foram os anfitriões da comemoração do Dia da Indústria, evento promovido nessa quarta-feira, dia 22 de maio. Além de Marcelo e Frank, Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social, Marcelo Souza, diretor de Meio Ambiente, e Gilson Pichioli, diretor de Infraestrutura Logística, participaram do evento que reuniu conselheiros, empresários e associados para ouvir sobre um tema que desperta muitas indagações: sucessão familiar e empresarial.

A palestra foi proposta para trazer luz à discussão sobre sucessão, e a preocupação com a família, a empresa e os negócios, um tema que também que faz parte da governança, um dos pilares do ESG e, de acordo com Marcelo Cereser, Jundiaí e região tem muitas indústrias de origem familiar, daí a importância de debater o tema e reunir os empresários. “Escolhemos este tema para ajudar as empresas a construir uma governança, principalmente, das empresas familiares. Governança é a busca do consenso que, muitas vezes demora para ser formado”, alertou.

Tema despertou a curiosidade de empresários de Jundiaí e região

Bruna Tokunaga Dias, sócia da Cambridge Family Enterprise Group, ao lado do consultor sênior, Aurelio Formoso Júnior, abordaram o tema de uma maneira leve, fluída e descontraída. “Nós acreditamos na importância do protagonismo das famílias empresárias na criação de valor ao longo das gerações e o nosso papel é abordar e superar os assuntos mais complicados e sensíveis, relacionados à patrimônio, empresa, família e questões financeiras que possam surgir na hora de falar sobre sucessão”, comentou Bruna, reforçando que é preciso quebrar o ditado “pai rico, filho nobre, neto pobre”.

Assista o trailer da Cerimônia de Transição Intergeracional – Grupo Jacto 

Para Bruna, desenvolver um plano de sucessão, é como promover a revitalização. “Quando é estruturado, um plano de sucessão é um ato de generosidade. É a capacidade de um grupo que está numa corrida de revezamento, correr alguns metros segurando juntos o bastão”, comparou. Segundo ela, muitos donos de empresas não concluem seus planos de sucessão ou o fazem de forma a privilegiar determinado grupo. “Isso é ruim, porque gera desavenças. O papel da consultoria é promover um ambiente saudável que permita o debate”, alertou. “Estabelecer um plano de governança vai permitir que os membros da família que não participam do negócio, possam participar. É uma experiência maravilhosa que cria oportunidades de convívio”, explicou, reforçando que cada geração tem o seu papel na sucessão. “O plano de governança vai ajudar a próxima geração a entender o negócio e querer fazer parte dele”, completou. Para saber mais sobre o tema, acesse o site da empresa de consultoria, clicando aqui.

Para baixar a apresentação de Bruna e Aurélio, clique aqui.

Marcelo lembrou também como foi a transição no próprio CIESP Jundiaí, com a ascenção do Núcleo de Jovens Empreendedores, que no próximo mês completa 30 anos de existência. “Em 1994, Marcelo trouxe a ideia do Grupo de Jovens Empresários, que até então só existia em São Paulo, para Jundiaí. A atuação dos jovens foi tão forte que conquistamos a diretoria do CIESP, encampamos campanhas, construímos a nossa sede e tornamos o CIESP referência na cidade, tornamos a nossa entidade respeitada na cidade, ouvida, demandada, consultada e tudo começou numa sucessão há 30 anos”, explicou.

Após a apresentação de Bruna e Aurélio, Marcelo convidou todos os presentes para um coquetel e, juntos brindaram o Dia da Indústria, data que é comemorada no dia 25 de maio.

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí