Empresários, conselheiros e diretores do CIESP Jundiaí e das escolas SESI e SENAI participaram, na terça-feira, dia 30 de setembro, da Reunião do Conselho, um encontro dividido em dois momentos: apresentações das ações SESI/SENAI e, na sequência, a pauta conduzida pelo próprio CIESP Jundiaí.
O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, conduziu a reunião, acompanhado de Frank Chen, 2º vice-diretor, além de Elizabeth Broglio (Jurídico) e Manoel Flores, conselheiro e diretor eleito para a próxima gestão. “Nossos encontros demonstram a nossa preocupação em defesa das empresas locais nos temas educação, inovação, saúde e competitividade e a integração com as escolas SESI e SENAI nos dá o apoio que precisamos”, comentou Marcelo Cereser.
A primeira parte do encontro contou com a participação da diretora do SESI Jundiaí, Alexandra Salomão Miamoto, que destacou os novos aprovados da Turma 3 do programa Passaporte para o Futuro, iniciativa que tem ampliado oportunidades para jovens da região. Beatriz Borges Marquesin (SESI Jundiaí), Fellipe Dantas Costa (SESI – Campo Limpo Paulista), Isabella Fender Calozci (SESI Jundiaí), Rodrigo Anholon Novo (SESI Jundiaí), Sophia Dutra de Oliveira (SESI Jundiaí) contaram suas experiências até a conquista do Passaporte para o Futuro e suas expectativas para a experiência internacional.
O encontro também apresentou o Programa Inova Talentos SENAI-SP, com a consultora em tecnologia e inovação do SENAI, Simone Dttmann Sarti. “Criado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o programa conecta empresas inovadoras a profissionais com vivência acadêmica, visando impulsionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e transformar conhecimento em soluções práticas para a indústria”, explicou, orientando as empresas como participar. Em 2024, ela explicou que o SENAI-SP passou a atuar como operador do programa no Estado de São Paulo, reforçando o compromisso da instituição em estimular a competitividade industrial por meio da educação profissional, da tecnologia e do empreendedorismo.
Para baixar a apresentação do Inova Talentos SENAI SP, clique aqui.
Para acessar o site do programa Inova Talentos, clique aqui.
A segunda parte da reunião trouxe temas relevantes para a indústria regional. Marcio Ribeiro Júlio, diretor de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí, falou sobre o Tarifaço do Governo Trump e os impactos logísticos da reforma tributária. Ele destacou que a harmonização dos impostos e a revisão de regimes especiais tendem a gerar aumento da demanda por imóveis e armazéns na região, já que empresas buscam se instalar em áreas com maior competitividade logística. “Então, consequentemente, a gente vai ter uma demanda maior por imóveis pela questão logística da região. Devemos ter mais armazéns e mais empresas vindo se instalar em função da reforma tributária e do fim de regimes tributários, como o de Extrema (MG), previsto até 2030”, explicou.
O encontro também contou com as contribuições do Dr. Enos Oliveira Júnior (médico do trabalho) e do Dr. Pablo Canalis (médico psiquiatra), que estiveram na semana passada em evento promovido pelo departamento Jurídico para debater a NR-1 e o Direito do Trabalho. Eles reforçaram novamente sobre a importância da NR-1 e a relação com a saúde do trabalhador, com ênfase nos riscos psicossociais. Eles ressaltaram que a norma traz diretrizes fundamentais sobre organização, gestão e contexto social do trabalho, incluindo fatores como carga de trabalho, horários, controle da liderança e qualidade da comunicação dentro das empresas. “A NR-1 pede para cuidarmos dos riscos psicossociais, que variam de acordo com cada ramo de atividade, mas que têm impacto direto no bem-estar e na produtividade dos trabalhadores”, afirmaram.
Para baixar a apresentação dos drs Enos e Pablo, clique aqui.
Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí.