Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí
  • share Compartilhe

Reunião contou com mais de 100 participantes entre presenciais e remotos.

Na manhã desta terça-feira (17), o Núcleo de Comércio Exterior (Comex) do CIESP Jundiaí promoveu uma reunião que reuniu mais de 100 profissionais da área, entre participantes presenciais e remotos. 

O encontro, conduzido por Marcio Ribeiro Julio, diretor de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí, e Cileide David, diretora adjunta, teve como foco os impactos da Reforma Tributária no Comércio Exterior, tema que vem despertando grande atenção do setor produtivo. 

Marcio abordou sobre o mercado de frete. “É bom lembrar que não existe relação deficitária no preço do frete. O que pode acontecer é um ajuste de demanda, com períodos em que as tarifas estarão com valores normais, outros mais baixos e períodos de ajuste de valor, de acordo com a disponibilidade de espaço. Vamos entender a equalização destas tarifas para que se a empresa for buscar travar as tarifas em médio e longo prazos, este é o momento, com proteção cambial para proteger as operações. Este é o melhor momento de negociar”, aconselhou. 

As reuniões do Comex são híbridas, participe da próxima, em outubro

O advogado aduaneiro, dr. Diego Joaquim, trouxe os principais pontos da atualização da legislação do período que, segundo ele, observou-se uma forte aplicação de medidas de defesa comercial, com destaque para o "dumping" provisório e definitivo. “A legislação sofreu mudanças, principalmente, devido à situação política entre Brasil e Estados Unidos. Foi implementado o Plano Brasil Soberano, com foco em facilitar as exportações através de medidas como protestos, diferimento de tributos e novo Reintegra”, listou, anunciando também que foram publicadas normativas importantes. “Um novo manual de drawback e suspensão foi lançado, com orientações sobre o sistema”, completou. 

Para baixar a apresentação completa com todas as atualizações, clique aqui. 

João Casalatina e Carolina Estefano, da Simões Pires, conduziram a apresentação trazendo análises práticas sobre a aplicação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) nas operações de importação. Os especialistas também detalharam cálculos e cenários que ajudam a compreender as mudanças previstas na legislação. 

A diretora adjunta, Cileide David, aconselhou todos os profissionais a participarem dos reuniões, lives e eventos, promovidos pela Receita Federal do Brasil. “Eles anunciam alterações e atualizações nestes eventos. Então fica aqui o alerta para participarem destes eventos, que às vezes são online, outros presenciais, para ficar por dentro de todas as mudanças. Não fique apenas aguardando o que é publicado em Diário Oficial”, alertou. 

Para baixar a apresentação da Simões Pires, clique aqui. 

A expressiva participação do público reforça a relevância do tema e o papel do CIESP Jundiaí em proporcionar atualização e suporte às empresas da região frente às transformações do ambiente tributário e regulatório.

Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí