“O Brasil é o segundo país do mundo a usar as redes sociais como referência de busca para produtos ou serviços”, destaca Andréa Santos
- Atualizado emO Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE Jundiaí) promove mensalmente seu encontro mensal com temas relevantes para quem quer empreender. Na manhã desta quinta-feira (15), o diretor Vinícius Ribas coordenou o evento que debateu Marketing Digital e a importância das redes sociais para vender mais, com a especialista Andréa Santos. O encontro foi híbrido e reuniu mais de 40 pessoas entre os que participaram presencialmente e aqueles que acompanharam online pelo teams.
Vinícius, como em todos os encontros, fez uma breve apresentação do CIESP Jundiaí e explicou o propósito do NJE que foi criado há 30 anos. “Jundiaí foi a primeira regional a ter um grupo de jovens empreendedores. Há quase 100 anos, a indústria tem no CIESP, um ambiente que respira os desafios dos empresários que podem, juntos, buscar e encontrar soluções para superar os desafios do dia a dia. No CIESP Jundiaí temos muitos grupos de trabalho, temáticos, e um deles é o NJE. Nós promovemos um ambiente para quem quer evoluir, pessoal e profissionalmente”, explicou o diretor, lembrando que o próximo encontro será dia 20 de julho para falar sobre Conceitos de Importação e Exportação, com o nosso diretor de Comércio Exterior, Marcio Ribeiro Julio. Além de Vinícius, as diretoras Sueli Muzaiel (Comunicação) e Elizabeth Broglio (Jurídico) também acompanharam o evento, de forma online.
Publicitária, graduada em Marketing e pós-graduada em Gestão Empresarial e MBA em Marketing Digital, Andrea trabalha há mais de 20 anos com marketing e comunicação. “Já atuei em agências de publicidade e na gestão de times de marketing no corporativo. Atualmente empreendo com consultorias, mentorias, palestras e treinamentos e sou professora universitária”, disse, ao se apresentar. “O Marketing Digital trouxe mais acessibilidade às pessoas que o viam como algo caro e inacessível”, comentou.
Andréa apresentou números que comprovam a importância das redes sociais para vender mais. Ela defende que o Marketing Digital é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente digital. “Não podemos nos esquecer que por trás da plataforma, o mais importante é o cliente que vai viver uma jornada de compra em busca do seu produto ou serviço e ele quer ser bem atendido. O marketing é uma área que deve se relacionar com outras áreas, mas não podemos perder de vista o consumidor”, comentou.
A especialista apresentou um ranking com as 10 principais redes sociais que vão de Instagram a Twitter, passando pelo Pinterest, Google Meus Negócios e TikTok. “Você precisa estar em todas as redes? O seu público está em todas estas redes? O mais interessante é ter uma que seja bem cuidada, gerenciada, ativa e atualizada”, destacou, reforçando que no Brasil, 2º país do mundo a usar as redes como referência de busca e pesquisa de produtos, serviços e empresas. “62% dos brasileiros que buscam as redes sociais para pesquisar produtos e serviços estão também buscando avaliações de outros clientes”, comentou, anunciando que hoje a principal plataforma de busca é o Instagram.
Sobre a ferramenta, Andrea trouxe dicas de como organizar um perfi para a empresa. “Quando uma pessoa entra no Instagram para pesquisar, ela vai olhar 3 aspectos do perfil que ela está buscando: as publicações no feed, a foto do perfil e a biografia, que são responsáveis pela apresentação da empresa, o que ela faz e como faz, e os destaques do perfil, que pode trazer depoimentos de clientes, seus produtos ou serviços que oferece”, exemplificou.
Hoje em dia, não é possível ficar fora das redes sociais. “O Brasil é o segundo país que mais usa as redes sociais, isso é muita coisa. Uma empresa que quer vender mais, precisa estar nas redes sociais, com um perfil ativo e atualizado. Mas antes de escolher em qual rede social vender o seu produto, a empresa precisa conhecer e entender o comportamento do seu público, para saber onde ele está, mas uma coisa é certa, a sua empresa precisa estar no Instagram. As outras redes, você pode agregar avaliando o perfil do seu público”, destacou, lembrando que o público do Facebook está cando a cada ano, embora participar dos grupos pode ser um bom negócio para venda.
Andrea comentou também sobre outras plataformas como Youtube, TikTok (91 milhões de brasileiros), Linkedin (60 milhões de brasileiros) e o Google Meu Negócio. “O Linkedin é forte para negócios entre empresas: mais de 60 milhões de pessoas estão na plataforma, em sua maioria, na faixa etária entre 25 e 34 anos. O Youtube é a principal plataforma para pesquisar conteúdo”, listou, reforçando que não adianta estar nas redes sociais e não ter mecanismos para atender o público que procurar pela sua empresa. “Até 10 minutos no whatsapp, 1 hora nas redes sociais, 4 horas por email e até 5 minutos via chat é o tempo médio que o brasileiro espera para ser atendido nestas plataformas. O Whatsapp é usado por 93,4% dos brasileiros de 16 a 64 anos, o que equivale a 169 milhões de usuários”, explicou.
Ao final, Andrea respondeu os questionamentos dos participantes e acrescentou: “As pessoas que procuram a sua empresa não querem o que você faz, elas querem o que o seu produto ou serviço fará por elas”. Para baixar a apresentação de Andrea, clique aqui.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí