Superação, disciplina e coragem marcam a trajetória de Claudia Vicente, Diretora de Recursos Humanos da Plascar. Em um setor tradicionalmente dominado por homens, o automotivo, ela construiu sua carreira com resiliência, preparo e visão estratégica.
“Enfrentei desafios, mas usei isso como motivação para me preparar ainda mais. A experiência internacional também foi fundamental, pois me deu uma visão global dos negócios e a oportunidade de atuar em ambientes multiculturais. Hoje, sinto orgulho de poder servir como referência e agente de transformação dentro da organização”, destaca Claudia.
Conciliar múltiplos papéis também é parte de sua realidade: mulher, mãe, esposa e profissional de alto desempenho. Para ela, disciplina e espiritualidade são pilares nesse equilíbrio. “Aprendi que pedir apoio não é sinal de fraqueza, mas sim de inteligência emocional. A rede de suporte, seja familiar ou profissional, é essencial para que eu consiga desempenhar todos esses papéis sem abrir mão da minha identidade”, explica.
Na Plascar, Claudia observa avanços na valorização feminina. Mulheres ocupam cargos estratégicos, inclusive em áreas técnicas e de liderança. A empresa investe em políticas de inclusão e equidade, programas de desenvolvimento e capacitação. “Nosso objetivo é garantir que o talento e a competência sejam sempre os fatores determinantes para o crescimento profissional, e não o gênero. A diversidade traz inovação e fortalece a cultura organizacional”, defende a diretora.
Claudia também ressalta a responsabilidade das empresas no combate à violência e desigualdade. “Mais do que cumprir normas, trata-se de assumir responsabilidade social e de ser um agente de transformação na sociedade”, avalia, reforçando que quando a empresa dá o exemplo, ela contribui para que os colaboradores levem essa cultura também para fora do ambiente de trabalho.
A diretora de Recursos Humanos da Plascar também deixou uma mensagem clara e inspiradora para outras mulheres. “Acreditem no próprio potencial. Não se deixem limitar por estereótipos. Busquem capacitação constante, tenham coragem de se posicionar e construam uma rede de apoio que inspire e fortaleça”, orientou. Para ela, o futuro é promissor! “Nós temos a responsabilidade de pavimentar esse caminho para as próximas gerações”, reforça.
Para Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí e presidente do CONFEM (Conselho Superior Feminino), idealizadora da campanha Mulheres no Comando, histórias como a de Claudia são fundamentais para inspirar. “Cada relato que trouxemos na campanha mostra a força transformadora da mulher quando encontra espaço para se desenvolver”, ressalta. Para Cida, o objetivo foi cumprido. “A nossa ideia era compartilhar trajetórias que inspirassem outras mulheres, líderes e organizações a acreditarem no poder da diversidade e no impacto positivo da equidade de gênero”, destaca a presidente do CONFEM Jundiaí.
Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí