Missão Empresarial China 2023, atualizações de legislação e frete internacional são debatidos na Reunião do Comex - CIESP Jundiai

Missão Empresarial China 2023, atualizações de legislação e frete internacional são debatidos na Reunião do Comex

O Departamento de Comércio Exterior promoveu na quarta, 23/8, mais uma Reunião do Comex. O encontro reúne profissionais da área que atuam nas empresas de Jundiaí e Região. Cileide David, diretora adjunta de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí coordenou o encontro que foi híbrido com 17 pessoas acompanhando presencialmente e outras 26 de forma remota. O advogado aduaneiro, dr. Diego Joaquim, também acompanhou o encontro.

Mari Vieira – Manager, Air & Ocean Export, e Daniel Borsatto – District Sales Manager, ambos da Expeditors, trouxeram informações atualizadas e comparativas, com o período de pandemia, sobre frete aéreo e marítimo. “No período pandemia, a demanda era superior à capacidade das companhias aéreas. Hoje, pós-pandemia, a demanda inferior à capacidade por frete internacional aéreo que traz o alerta sobre como balancear custo e operação”, alertou Daniel, destacando que a capacidade aumentou em 7% no perído de junho de 2022 a junho de 2023. “Enquanto isso a demanda caiu 13% em relação ao período de abril de 2022 a abril de 2023. Hoje, a capacidade é maior que a demanda atual. Na América Latina, houve um aumento de demanda por exportação para a América do Norte criando um impasse para as companhias aéreas que estão sofrendo pressão por redução tarifária”, explicou, reforçando que as tarifas estão atingindo níveis suadáveis para a companhias aéreas. Ele acredita que a capacidade acima da demanda continuará pelos próximos 6 meses.

Mari Vieira e Daniel Borsatto da Expeditors

De acordo com Mari, o mercado estava favorável aos armadores no período pandemia, com aumento das tarifas. “Agora, o mercado se inverteu e está mais voltado para os exportadores, a demanda caiu o que provoca queda nas tarifas e facilidades de negociação”, destacou, lembrando que existe uma previsão de aumento da demanda de 1.4% até o final de 2023, enquanto a capacidade deve aumentar em 9% até o final deste ano, devido aos investimentos em novos navios adquiridos no período da pandemia. “As tarifas estavam estáveis até 2020, tivemos picos de valores estratosféricos durante a pandemia e hoje, observamos a volta aos valores pré-pandêmicos”, explicou. Ela destacou também que hoje a performance está melhor em torno de 60% contra os 30% do período pandêmico. “Melhorou, mas ainda há atrasos no transit time”, frisou.

Para baixar a apresentação de Mari Vieira e Daniel Borsatto, clique aqui.

Missão Empresarial China

Carla, Rafael e Talles, do CIESP/FIESP, participaram da Reunião do Comex para anunciar a Missão Empresarial China 2023 que as entidades estão organizando com apoio da CNI e ApexBrasil. “É uma experiência única de estabelecer contato e explorar oportunidades de negócios, a Missão possibilita conhecer e prospectar in loco tendências do mercado, preferências dos consumidores e oportunidades para inserção de produtos brasileiros na China, além do acesso a exigências técnicas, regulatórias e aduaneiras para exportar”, explicou Carla. De acordo com ela, a Missão vai visitar a feira China International Import Expo (CIIE), um evento de proporções gigantescas para apresentar o país e promover as exportações de produtos estrageiros na China. “É um evento para quem quer vender para a China. Participar abre portas dos produtos e tecnologias brasileiras naquele país”, destacou, lembrando que a China responde por 25% do consumo global. “Não é a primeira vez que promovemos uma missão para a China, organizamos outras duas em 2018 e 2019 e, em 2018 tivemos a participação de 113 pessoas de 67 empresas”, destacou.

Reunião teve participação da equipe do CIESP/FIESP para falar sobre a Missão China 2023

Carla explicou ainda que os interessados terão a taxa de adesão como contrapartida da entidade para incentivar a participação dos empresários. “O presidente do CIESP, Rafael Cervone, vai acompanhar a delegação brasileira”, anunciou. A missão vai de 5 a 10 de novembro, com visitas à feira, seminários, visitas técnicas.

Além de proporcionar acesso ao vasto mercado chinês, a CIIE também promove a cooperação e a sinergia entre países e empresas. A feira é uma plataforma de networking única, onde líderes empresariais, investidores e representantes governamentais podem se encontrar para discutir oportunidades de negócios, estabelecer parcerias estratégicas e fomentar o desenvolvimento de setores diversos. a CIIE será no National Exhibition and Convention Center de Shanghai, maior metrópole e economia da China, e grande porta de entrada para o país, numa área de  240.000 m². São esperados mais de  150.000 compradores durante o evento, em busca de bens e serviços estrangeiros. Para mais informações, acesse o site https://missaochina.fiesp.com.br/

O advogado aduaneiro, dr. Diego Joaquim, trouxe as atualizações da legislação do perído que envolve a última reunião, promovida em junho até 22/8. Alterações e reduções tarifárias, medidas de defesa comercial, legislações e normas publicadas no período e soluções de consulta. Dr. Diego chamou a atenção para a Solução de Consulta COSIT/SUTRI/RFB/MF nº 150, de 24/07/2023, sobre o Ex-tarifário deve seguir interpretação restritiva e literal do dispositivo que instituiu o benefício. Para baixar a apresentação, clique aqui.

OEA

Cileide alertou os participantes sobre o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA). “Para todos que tiverem dúvidas, leiam a portaria Coana nº 133 que está bastante ditática, orientando sobre o que a Receita Federal espera das empresas e o que temos que fazer para nos adequarmos. Para acessar a Portaria Coana, clique aqui.

A diretora adjunta de Comex convidou ainda todos os participantes para que se programem e participem presencialmente das reuniões. A próxima será no dia 20/9, com Elaine Costa, da Receita Federal do Brasil. Ela vai palestrar sobre a nova legislação de OEA, trazer todos os detalhes e tirar dúvidas.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí