Marcelo Cereser anuncia parceria do CIESP com o Governo do Estado para identificar as vocações de cada regional - CIESP Jundiai

Marcelo Cereser anuncia parceria do CIESP com o Governo do Estado para identificar as vocações de cada regional

Participaram da Reunião do Conselho do SESI, SENAI e CIESP Jundiaí, realizada na quarta-feira (19/2), empresários, conselheiros e diretores das escolas para debater temas estratégicos para a indústria, a educação profissional e o desenvolvimento econômico regional.

Na primeira parte do encontro, foram apresentadas as novidades das unidades SESI e SENAI Jundiaí, além da participação do gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Humberto Cereser. Já na segunda parte, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança esteve presente para falar sobre o Plano Brasil, abordando política e economia e promovendo um debate sobre o atual cenário nacional.

Claudio Palma, Humberto Cereser, Marcelo Cereser, Manoel Flores e Frank Chen

Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí, anunciou que o Governo do Estado, em parceria com o CIESP e o apoio de todas as regionais, está fazendo um levantamento, em nível estadual, das vocações de cada regional, a fim de criar políticas públicas para a indústria, para atender a demanda de cada região. “Nos próximos dias, enviaremos o questionário para que os industriários, nossos associados preencham e contribuam com a pesquisa. Esta iniciativa vai reforçar a cooperação entre setor produtivo e o poder público para o desenvolvimento sustentável de todo o Estado, preparando a indústria e a população para os desafios e oportunidades do futuro”, avaliou Marcelo.

Para acessar a pesquisa de Oferta Urbana, em prol da construção de um Plano de Desenvolvimento Industrial, clique aqui.

A diretora do SESI Jundiaí, Alexandra Miamoto, destacou o planejamento para 2025, incluindo a meta de atendimento de 14 mil pessoas nas áreas de esporte, lazer, fitness e qualidade de vida, além da previsão de 4,3 mil inscritos na academia. Alexandra também ressaltou a importância do programa Passaporte para o Futuro, que, este ano, oferecerá seis das 36 bolsas estaduais para estudantes de Jundiaí cursarem universidades nos Estados Unidos com total custeio do SESI-SP.

Para baixar a apresentação de Alexandra e conferir tudo que o SESI Jundiaí está programando para 2025, clique aqui.

O diretor do SENAI Jundiaí, professor Heverton Luiz Marino, trouxe atualizações sobre o Mapa do Emprego Industrial, ferramenta que cruza dados do CAGED com os cursos oferecidos pelo SENAI, permitindo identificar demandas do setor produtivo. “O estudo permite análises detalhadas, como ocupações e massa salarial, auxiliando tanto a indústria quanto a escola na oferta de cursos”, explicou. Atendendo a um pedido do diretor do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, o SENAI realizará um estudo abrangente sobre as 11 cidades da regional para apresentação na próxima reunião.

Mark, Tiago, Cida, Humberto e Gilson, a equipe de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Representando a Prefeitura de Jundiaí, o gestor Humberto Cereser apresentou as diretrizes da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia acompanhado pelos diretores Gilson Pichioli (Fomento à Indústria), Cida Gibrail (Comércio e Serviços / Jundiaí Empreendedora), Mark Ormenese Monteiro (Diretor Geral), Tiago Antunes (Fomento à Ciência e Tecnologia). Humberto destacou a importância da parceria entre poder público, SESI, SENAI e universidades locais para a capacitação profissional e o aumento da massa salarial da cidade.

“Nosso objetivo é promover qualificação profissional para acompanhar as novas tecnologias, como inteligência artificial, e fortalecer o crescimento econômico da cidade”, afirmou Cereser. Cida Gibrail complementou que o programa Jundiaí Empreendedora está levando capacitação diretamente aos bairros por meio dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), identificando e atendendo demandas específicas da população.

Além disso, Humberto ressaltou desafios como mobilidade urbana e déficit habitacional, destacando que todas as secretarias estão trabalhando de forma integrada para soluções eficazes. Ele também incentivou os empresários a destinarem recursos aos fundos municipais na declaração do Imposto de Renda e anunciou a criação do Poupatempo do Empreendedor, iniciativa que visa facilitar o ambiente de negócios e atrair novos investimentos para Jundiaí.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí