Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí
  • share Compartilhe

Marcelo Souza é CEO da Indústria Fox, palestrante, conferencista e escritor

O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do CIESP Jundiaí promoveu, na noite de terça-feira (21), uma palestra com Marcelo Souza, CEO da Indústria Fox e diretor de Meio Ambiente do CIESP Jundiaí. Cristão e pastor da Igreja Batista, Marcelo abordou o tema “Corpo, Alma e Espírito: os três pilares do empreendedorismo”, convidando o público a refletir sobre a importância do equilíbrio entre fé, propósito e ação na vida profissional e pessoal. 

Antes da palestra, Rodrigo Campos, diretor do NJE Jundiaí, apresentou o grupo e reforçou que o núcleo está aberto a todos que acreditam na força do empreendedorismo como atitude diária. “Apesar do nome, o NJE não é apenas para jovens. É para quem quer continuar ativo, empreender todos os dias, desenvolver novas lideranças e fazer a diferença”, afirmou. Além de Rodrigo, Vinícius Ribas e Aldo Orsini, diretores adjuntos do NJE Jundiaí também participaram da palestra e a diretora de Responsabilidade Social, Cida Gibrail, presidente do CONFEM Jundiaí, também prestigiou o evento. 

No início de sua apresentação, Marcelo afirmou que, mesmo após centenas de palestras ministradas no Brasil e no exterior, esta foi a primeira vez que tratou especificamente sobre o tema. “Cresci envolvido pelo cristianismo. Meu primeiro presente foi uma Bíblia, e esses ensinamentos sempre estiveram presentes na minha vida profissional. Acredito que a Bíblia traz tudo o que precisamos para empreender com propósito, honestidade e justiça”, contou. 

Marcelo Souza, CEO da Indústria Fox, palestrante e escritor

Para ilustrar a importância do equilíbrio entre corpo, alma e espírito, Marcelo utilizou uma metáfora musical. Com um violão nas mãos, convidou um participante a tocar e, em seguida, começou a cortar as cordas com um alicate, demonstrando como a falta de uma delas rompe a harmonia. “Quando uma parte falta, o som muda. Corpo, alma e espírito precisam estar em sintonia para que tudo flua”, explicou. 

Durante a palestra, o empresário também compartilhou princípios que norteiam sua jornada à frente da Indústria Fox, uma empresa de economia circular, referência em reciclagem de lixo eletrônico e criadora do projeto Eletrosolidário, que gera renda para APAEs em todo o país. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”, citou, em referência a Colossenses 3:23-24. “Empreendedor brasileiro precisa estudar, se preparar e estar pronto para ser usado por Deus. É assim que se avança para outros níveis.” 

Marcelo reforçou que o dinheiro é uma consequência natural do trabalho íntegro e bem realizado. “Tenham uma ideia boa, um produto bom, uma equipe capacitada. Sejam justos e íntegros. Jesus Cristo esperou 30 anos para começar seu ministério, então, não tenham pressa. Preparem-se e não terceirizem a estratégia central da sua organização.” 

Encerrando o encontro, ele deixou conselhos práticos sobre o cuidado com o corpo e o equilíbrio da rotina. “Durmam bem, bebam água, façam exercícios, mantenham o foco. Uma máquina descansada não conhece limites. Façam o que precisa ser feito e lembrem-se: ‘A soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda’ (Provérbios 16:18)”, concluiu.

Cíntia Souza - Assessoria de Comunicação - CIESP Jundiaí