Em Reunião do Comex, professor Samir Keedi alerta para a matriz de transportes brasileira - CIESP Jundiai

Em Reunião do Comex, professor Samir Keedi alerta para a matriz de transportes brasileira

O Departamento de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí promoveu na quarta-feira, dia 17 de abril, a Reunião do Comex, que reúne profissionais e especialistas de empresas de Jundiaí e Região. No encontro deste mês, Marcio Ribeiro, diretor de Comex, e Cileide David, diretora adjunta, receberam Jean Assunção, da Kerry Logistics; Bruno Ferreira, advogado aduaneiro da DJA; e Samir Keedi, professor e consultor que abordou sobre a matriz de transportes brasileira.

Marcio explicou que a Kerry Logistics se prontificou a trazer as informações sobre frete marítimo e aéreo para a reunião. “Este momento da nossa reunião, estamos abrindo para os agentes de carga trazerem informações de mercado para a nossa reunião. Quem tiver interesse em se apresentar na reunião de maio, que será dia 17, pode falar comigo ou com a Cileide”, anunciou.

Próximo encontro será dia 15 de maio

Jean Assunção, Sales Executive da Kerry Logistics, empresa que atua como operador logístico, líder na Ásia, analisou os impactos da crise no Mar Vermelho e congestionamento no Canal do Panamá. Quando a crise no Mar Vermelho e os desafios contínuos do nível de água no Canal do Panamá , ocorreram simultaneamente, a principal preocupação de todos os envolvidos na cadeia de logística seria entender quais seriam os impactos imediatos. Ajustes nos horários de liberação de contêineres vazios com base nos planos de reposição, impactados pelas viagens prolongadas do comércio Ásia-Europa e atraso no tempo de devolução e reposicionamento dos equipamentos, foram alguns dos transtornos”, explicou.

O especialista alertou ainda para os desafios crescentes de escassez de contêineres. “A escassez global de contêineres marítimos tem sido um desafio cada vez mais permanente na cadeia logística. Em 2023, o déficit de contêineres atingiu cerca de 5 milhões de unidades, segundo estimativas de uma renomada consultoria especializada em transporte marítimo.Para os anos de 2024 e 2025 a previsão é que essa escassez se agrave e demanda por contêineres continuará a superar a disponibilidade de entrega, resultando em atrasos e aumento de frete”, anunciou, reforçando que para se prevenir desta previsão, o melhor a fazer é buscar opções multimodais alternativas, além de apontar os benefícios dos modais aéreo China-Brasil, via Los Angeles, e ferroviário via Europa.

Para baixar a apresentação de Jean Assunção, clique aqui.

Matriz de Transportes

O professor, consultor, autor de livros e palestrante, Samir Keedi, fez considerações sobre a matriz de transporte brasileira e apresentou dados que confirmam o que ele chama de ‘péssima qualidade em infraestrutura’. “Terrorosa, uma mistura de terror com horror, é assim que considero a nossa matriz de transporte: é muito ruim do ponto de vista operacional do Brasil em relação a outros países do mundo”, anunciou ao dar início à sua apresentação.

Professor Samir participou remotamente

“A matriz de transporte brasileira depende 61% do transporte rodoviário que é o melhor meio de transporte, é o único que não depende de nenhum outro para chegar onde precisa, enquanto os outros modos de transporte dependem do rodoviário. Mas se é o melhor por que ele é ruim? Porque ele é o mais caro modo de transporte com custos visíveis e invisíveis: é preciso reduzí-lo em 50%. A mudança na matriz de transporte impactaria num desenvolvimento extraordinário brasileiro, com produtos mais baratos nas prateleiras, aumentando o poder aquisitivo da população”, alertou, reforçando que apesar de depender tanto do modo rodoviário, as estradas no Brasil são horríveis.

“Temos apenas 12% de rodovias pavimentadas, enquanto Estados Unidos 73.1% e China 84% e em qualidade de infraestrutura ocupamos a 121ª posição, num ranking de 140 países”, destacou, apresentando uma lista que traz países como Alemanhã, França, Itália, Reino Unido, Suíça e Holanda com 100% de suas rodovias pavimentadas. “Não faz sentido ser rodoviarista no Brasil com a qualidade de nossas estradas”, criticou, reforçando que a malha ferroviária brasileira, quando comparada a outros países, perde também, vergonhosamente.

Para baixar a apresentação do professor Samir Keedi, clique aqui.

O advogado aduaneiro, Bruno Ferreira, apresentou a atualização da legislação do período que vai de 21 de março a 16 de abril. “Entre os destaques deste período está a Portaria CGCSP/DPA/PF nº 15 da Polícia Federal que estabelece normas e procedimentos para a importação e exportação de produtos sujeitos ao controle administrativo da Polícia Federal. “Além desta portaria tivemos também a Regularização da habilitação do programa MOVER e  a Prorrogação da MP do programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação)”, explicou. Para entender melhor sobre a Portaria 15 da PF, clique aqui. 

Além dos destaques, Bruno também falou sobre alterações e reduções tarifárias, trouxe informações sobre medidas de defesa comercial e listou as normas e legislações do período, com seus devidos links para consulta posterior, soluções de consulta e matérias no portal Siscomex encerraram a sua apresentação. Para baixar a apresentação com todas as atualizações, clique aqui.

Cileide comentou mais uma vez para o Catálogo de Produtos. “A partir de 1º de outubro, a Receita Federal do Brasil vai começar a migração faseada da Duimp pelo transporte marítimo. Estamos chamando a atenção de todos para que os atributos sejam cadastrados no Catálogo de Produtos. Quem ainda não fez, está muito atrasado, porque esta ação é muito trabalhosa, são muitas as informações solicitadas pela Receita Federal que precisam ser cadastradas para cada produto”, alertou a diretora adjunta.

Marcio anunciou que a próxima reunião será dia 15 de maio. “Estamos promovendo a reunião de modo remoto para que todos tenham a oportunidade de participar, mas quem puder, venha presencialmente para nos encontramos pessoalmente e bater um papo após a reunião. Este encontro é feito para a indústria e para debater os desafios que todos enfrentamos”, convidou, lembrando que esta reunião de abril é de aniversário desta nova fase do Comércio Exterior no CIESP Jundiaí. “Estamos há 7 anos, promovendo as reuniões neste formato”, comemorou.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí