Na quarta-feira, 27 de agosto, o CIESP Jundiaí promoveu a Reunião do Conselho SESI SENAI, reunindo diretores das escolas do SENAI-SP para discutir um tema central para o setor produtivo: a capacitação de mão de obra, especialmente para a construção civil. O encontro também abordou a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA), oferecida pelo SESI-SP, como ferramenta para ampliar oportunidades de qualificação.
O Programa de Capacitação para o Setor de Construção Civil foi apresentado pelos professores Victor Siqueira Martins Braga, diretor do SENAI Campo Limpo Paulista, e Jorge de Andrade, diretor do SENAI Santana de Parnaíba. Segundo eles, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Sinduscon-SP e se apoia em três pilares: Conexão Jovem e Indústria, com programa de Aprendizagem Industrial; qualificação prática em canteiros de obras; e Jornada de Transformação Digital para a Indústria da Construção. O mapeamento realizado em todo o Estado de São Paulo revelou a demanda crescente por profissionais, e já foi contratado um instrutor por escola nas unidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Santana de Parnaíba.
Conheça mais sobre o programa, acessando o site.
O professor Heverton Luis Marino, diretor do SENAI Jundiaí, participou remotamente e destacou as parcerias firmadas com construtoras da região, como Santa Angela, FA Oliva e Maclucer. “Fechamos treinamentos para capacitar os próprios colaboradores das construtoras. Além disso, temos uma ação em conjunto com o Fundo Social para preparar pessoas que poderão ser contratadas pelo setor”, explicou.
A PROEMPI (Associação de Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) também marcou presença, representada pela gerente Mariana Pires, acompanhada de Gregory, gerente de Planejamento e Gestão da FA Oliva. Mariana destacou que a associação tem recebido demandas diretas das construtoras relacionadas à escassez de mão de obra. “Procuramos o SENAI Jundiaí para levar essa necessidade das nossas associadas e tivemos a grata surpresa de conhecer esse projeto do SENAI-SP, que veio ao encontro da reivindicação das construtoras: estamos aqui para apoiar este projeto e nos colocar à disposição para ajudar na divulgação”, afirmou.
O 1º vice-diretor do CIESP Jundiaí, Claudio Palma, chamou a atenção para a mudança no comportamento dos jovens diante do mercado de trabalho. “A falta de motivação não é um fenômeno local, mas mundial. O perfil do trabalhador mudou, e nós, empresários, precisamos compreender os valores e preocupações dessa nova geração. As empresas também precisam se transformar”, pontuou, lembrando que a FIESP apresentou informações importantes sobre o tema, que estão disponíveis no canal oficial da entidade no YouTube, neste link.
Nova EJA do SESI-SP
Outro destaque da reunião foi a apresentação do Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos), feita por Yagho Avanzi, coordenador de Relacionamento com a Indústria e Comunidade do SESI-SP. O programa parte do diagnóstico de que o Brasil está entre os países com menor percentual de adultos com Ensino Médio completo, o que limita as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e crescimento pessoal.
Com uma proposta pedagógica moderna, o Nova EJA permite que as próprias indústrias ofereçam o curso a seus colaboradores. O formato combina 80% das aulas a distância, acessíveis 24 horas por dia, e 20% presenciais. Para o ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos, e para o ensino médio, 18 anos. Todos os participantes recebem certificado oficial do SESI-SP.
As empresas que tiverem interesse em oferecer o programa Nova EJA para seus colaboradores, podem entrar em contato com Yagho por email: yagho.avanzi@sesisp.org.br ou pelo whatsapp (19) 98162-0528. Clique aqui e baixe a apresentação sobre o Nova Eja.
SEBRAE Jundiaí
O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, que coordenou o encontro, destacou a importância de aproximar educação e indústria. “Nossas escolas estão atentas às necessidades das empresas e têm oferecido diferentes soluções para suprir a falta de mão de obra. Essa iniciativa do SESI e SENAI é um passo fundamental para enfrentarmos esse desafio”, avaliou.
A reunião contou ainda com a participação de Fábio Augusto, novo gerente regional do SEBRAE Jundiaí, que se colocou à disposição para colaborar. “Cheguei há três meses em Jundiaí e quero contribuir com esse debate. Como bem foi dito aqui, estamos vivendo uma mudança de paradigmas. Essa geração tem muitas possibilidades e quero colocar o SEBRAE para pensarmos juntos: estamos na bandeira do empreendedorismo, mas podemos identificar e desenvolver o intraempreendedor, que é um profissional dentro de uma empresa que atua com uma mentalidade de dono: estamos à disposição”, reforçou.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí