Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • share Compartilhe

Na quarta-feira, 27 de agosto, o CIESP Jundiaí promoveu a Reunião do Conselho, conduzida pelo diretor titular Marcelo Cereser, pelos vice-diretores Claudio Palma e Frank Chen, pelo conselheiro Manoel Flores e pela diretora do Departamento Jurídico, Elizabeth Broglio.

Diversos assuntos que afetam diretamente a rotina das indústrias foram discutidos, entre eles: devolução das contribuições associativas do INSS, LGPD e Compliance, impactos do Tarifaço dos Estados Unidos e o Plano de Ação Emergencial da APA de Jundiaí. Daniel Ortigosa, gerente Executivo do INSS Jundiaí, e Adriana Schoeps, gestora de Relacionamento Cidadão do INSS, trouxeram informações atualizadas sobre a devolução das contribuições associativas.

Claudio, Manoel, Marcelo, Frank e Elizabeth conduziram a Reunião do Conselho

Segundo Ortigosa, atualmente 1% do benefício dos aposentados é descontado para contribuições associativas. Algumas entidades, como a Associação dos Aposentados de Jundiaí, são sérias, mas, devido a fraudes cometidas por uma minoria, todas as associações foram suspensas temporariamente. “Estamos separando o joio do trigo. Ao todo, 2,5 milhões de aposentados estão envolvidos no processo de devolução, sendo que 1,9 milhões já foram processados e tiveram seus valores corrigidos”, explicou. Ele explicou ainda que as devoluções podem ser solicitadas pelo telefone 135, pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios. “Esperamos que tudo seja esclarecido e a imagem do INSS restabelecida”, completou.

LGPD e Compliance – O encontro também contou com a participação da advogada Ana Claudia Ferigato Choukr, especialista em LGPD, e da consultora Bruna Fabiane da Silva, professora CIPM-CDPO-IAPP e DPO Exin, que trouxeram alertas sobre segurança de dados e conformidade legal. “A responsabilidade não é apenas das empresas, mas também de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço que têm acesso a informações corporativas. É essencial mapear as vulnerabilidades e implementar medidas preventivas”, alertou Bruna.

Ana Claudia anunciou ainda que está oferecendo um diagnóstico gratuito de segurança e privacidade para empresas interessadas. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (11) 94448-0278.

Daniel Ortigosa (INSS), Bruna e Ana Claudia (LGPD), Tadeu (Plano de Manejo) e Frank (Tarifaço)

Tarifaço nos Estados Unidos – O 2º vice-diretor do CIESP Jundiaí, Frank Chen, trouxe atualizações sobre o impacto da Ordem Executiva 14.323, que instituiu tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. Segundo Frank, mais de 700 produtos foram excluídos da sobretaxa de 40%, entre eles itens aeronáuticos, cítricos e energéticos. Entretanto, produtos como aço, alumínio e cobre passam a sofrer tarifas de até 50%, enquanto o setor automotivo terá taxa de 25%. “O impacto para 2025 deve ser moderado, já que embarques feitos antes de 6 de agosto ainda não serão tarifados, desde que liberados até 5 de outubro. Mas é fundamental que as empresas exponham o custo em aço, cobre e alumínio para mitigar impostos”, alertou. Para baixar a apresentação de Frank, clique aqui.

Plano de Manejo – O diretor de Meio Ambiente – Águas do CIESP Jundiaí, Tadeu Borin, trouxe informações sobre o Plano de Manejo da APA Cabreúva, do qual é representante na região. Ele relatou que esteve em Cabreúva e se reuniu com a prefeita, o secretário de Meio Ambiente e o presidente da Câmara Municipal. “Vamos entrar com pedido ao Ministério Público para prorrogar em 180 dias a entrega do Plano Emergencial da APA. Isso também beneficia Jundiaí, que ganharia mais tempo para se adequar”, explicou.

Borin lembrou ainda que, em julho, ocorreu a 2ª Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da APA Cabreúva — o segundo de quatro encontros previstos até janeiro de 2026. Após a finalização, o documento será encaminhado para assinatura do governador, consolidando a proteção ambiental da região.

Endereço Eletrônico – Dra. Elizabeth Broglio fez o último alerta da reunião sobre endereço eletrônico. “A maioria das empresas está tratando esse assunto como algo desnecessário, mas preciso alertar para que todos peçam ao contador passar a monitorar o endereço eletrônico da empresa, pois, se ao receber alguma notificação, intimação ou qualquer ato de órgão público, se não for respondido, resultará em multa, além de ser considerado à revelia com uma multa de 5% sobre o valor da causa”, reforçou.

A diretora do Departamento Jurídico sinalizou ainda que no próximo dia 24 de setembro, vai promover um novo evento no CIESP Jundiaí sobre NR1 e Direito do Trabalho, com a presença do médico do trabalho, dr. Enos de Oliveira, dra. Ivani Contini Bramante, Desembargadora TRT 2a Região; e dr. Fábio Abranches, todos especialistas no assunto.

NJE Jundiaí – O Núcleo de Jovens Empreendedores, representados na reunião por Vinícius Ribas e Aldo Orsini, trouxeram a ideia de promover um encontro com a participação de Alfredo Tanimoto, diretor do BNI e palestrante, que compartilhou sua história de superação. Ele voltou a andar após perder os movimentos dos braços e pernas em um acidente com uma onda gigante no Japão. Empresário e escritor, Tanimoto será um dos palestrantes do próximo encontro do grupo, ao lado de Ricardo Souza, especialista em Inteligência Artificial.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí