CIESP Jundiaí debate ESG e Economia Circular em evento com especialistas
- Atualizado emNa manhã desta quarta-feira (19), o CIESP Jundiaí promoveu um evento voltado à sustentabilidade empresarial, com foco em ESG e Economia Circular. A palestra principal foi conduzida por Marcelo Souza, CEO da Indústria Fox, especialista no tema e diretor do Departamento de Meio Ambiente do CIESP Jundiaí, seguida da apresentação do SENAI Jundiaí e o SEBRAE Jundiaí. Organizado pelo Comitê ESG do CIESP Jundiaí, coordenado por Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social, e do qual fazem parte, SESI Jundiaí, SENAI Jundiaí, SENAC Jundiaí, SEBRAe Jundiaí, PROEMPI, Acomac, Grupo Anchieta e Instituto Nacional de Economia Circular e IGCT Consultores Associados. O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, também participou do evento.

Marcelo iniciou sua apresentação com um desafio instigante, pedindo ao público que avaliasse a quantidade de lixo gerada diariamente por cada membro da família. “Precisamos mudar nosso mindset, temos que incentivar em todos os ambientes, a reflexão sobre o consumo e a redução de resíduos”, alertou.
Com o tema “A Terra é plana ou circular”, o palestrante traçou um panorama da evolução econômica global, abordando desde as revoluções industriais até a atual economia linear. Ele destacou a obsolescência programada e o impacto do modelo produtivo baseado no ciclo “extrair, produzir, consumir, descartar”. Em contrapartida, apresentou a economia circular como alternativa sustentável, ressaltando que a reciclagem, muitas vezes vista como solução, é apenas uma “muleta” dentro desse sistema.

Outro ponto de alerta foi o Dia da Sobrecarga da Terra, que em 2024 ocorreu em agosto, evidenciando os desafios ambientais crescentes, como as mudanças climáticas, por exemplo. Marcelo também mencionou as previsões do Fórum Econômico Mundial, que apontam riscos críticos para os próximos 10 anos. “O Fórum nos alerta que, em uma década, a conta não vai fechar. A Terra, assim como a economia, é circular”, enfatizou.
Para baixar a apresentação de Marcelo Souza, clique aqui.
Além da palestra, o evento contou com a participação do SENAI Jundiaí, que apresentou cases de economia circular implementados nas escolas, resultando em economia de recursos revertida para a educação. O diretor da unidade, Heverton Luiz Marino, destacou iniciativas do Senai-SP para mitigar a pegada de carbono, incluindo parcerias estratégicas e a prestação de assessoria gratuita às empresas na elaboração do inventário de emissões de carbono. As informações sobre esse suporte estão disponíveis na plataforma Jornada de Descarbonização.
Para baixar a apresentação do SENAI Jundiaí, clique aqui.

Para finalizar, o Marco Ramos, Consultor de Negócios do SEBRAE Jundiaí apresentou a ferramenta gratuita Diagnóstico de Maturidade em ESG, que permite às empresas avaliarem seu nível de desenvolvimento nas esferas social, ambiental e de governança, auxiliando na implementação de práticas sustentáveis. “A autoavaliação ESG foi desenvolvida para ajudar os empresários a avaliar e pontuar o nível de maturidade do seu negócio em tópicos das 3 dimensões percorrendo os principais temas da sua gestão e com isso, evidenciar como sua empresa está com relação a práticas de ESG, ou seja, qual o cenário atual para dimensionar possíveis avanços da sustentabilidade no negócio”, explicou.
Para baixar a apresentação do SEBRAE Jundiaí, clique aqui.
O evento, que está em sua terceira edição, reforçou ainda a importância da conscientização e da ação prática das empresas na adoção da economia circular e das diretrizes ESG, promovendo um futuro mais sustentável para os negócios e para o planeta.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí