Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • share Compartilhe

O CIESP Jundiaí promoveu, nesta quinta-feira (21), um encontro dedicado ao debate sobre equidade de gênero nas empresas. Ana Oliva Bologna (Grupo Astra) e Eloísa Santos (Natura) compartilharam experiências de liderança e boas práticas em suas organizações, inspirando outras empresas a seguir o mesmo caminho.

Sob a coordenação das conselheiras Alexandra Salomão Miamoto (SESI Jundiaí), Lúcia Helena dos Reis e Denise Fortes, o evento contou com a presença da equipe de Robótica Megazord. Para Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí e presidente do CONFEM, a participação dos jovens amplia o alcance da iniciativa. “Nosso conselho tem o objetivo de debater e construir soluções em conjunto. Com a presença destes jovens do SESI, estamos formando esta nova geração de uma outra forma, pois, eles levam estes debates para a escola, para a família e os amigos e assim, vamos disseminando boas práticas”, destacou.

Mulheres poderosas: Alexandra, Lúcia, Ana Oliva, Denise, Eloísa e Cida Gibrail

As palestrantes – Ana Oliva Bologna é formada em administração de empresas pela FAAP Presidente do Conselho da Astra, Presidente do Conselho da Finamax, Diretora da Japi, Acionista da FA Oliva, Diretora Presidente Instituto Oliva, apaixonada por esportes, campeã geral amadoras nos anos de 2011 e 2012 IronMan Brazil. Eloísa Santos é Head de Atração, Marca Empregadora, Onboarding e Offboarding na Natura, com foco em inovação, dados e impacto social. Profissional de RH com mais de 15 anos de experiência em diversos setores e atuação em 3 continentes. Sólida trajetória em Recrutamento e Seleção focada em diversidade, equidade e inclusão, garantindo estratégias de atração que ampliam a representatividade e fortalecem culturas inclusivas.

Trajetórias e desafios – Ana e Eloísa falaram sobre suas trajetórias e os desafios enfrentados até assumirem cargos de liderança, ressaltando a importância de ambientes seguros e inclusivos. “A mulher é multifacetada e, por ser mais cobrada, muitas vezes entrega uma performance ainda melhor. Mas é fundamental que a empresa ofereça suporte à maternidade e acolha todas as suas nuances”, afirmou Ana Oliva.

Ao recordar sua trajetória, Ana ressaltou que a liderança sempre esteve presente em sua vida. “Desde criança eu liderava as brincadeiras. No mercado financeiro, fui uma das poucas mulheres e precisei conquistar espaço. Quando meu avô adoeceu, assumi responsabilidades na Astra e administrei o invisível para conquistar a confiança de todos.”

Presença da equipe de robótica Megazord

Da área de Recursos Humanos, Eloísa reforçou a análise. “Em processos seletivos, vejo mulheres performarem mais pelo perfil multifacetado. As empresas que mais se destacam são as que enxergam a profissional pelo que ela entrega, e não apenas pelo fato de ser mulher. Assim, o cargo se torna sustentável para ela.”

A executiva citou ainda o berçário da Natura, criado para oferecer tranquilidade às mães no retorno ao trabalho. “O tempo de deslocamento para casa ao final do expediente já é tempo de convivência com os filhos. Essa conexão é fundamental para que a profissional trabalhe com tranquilidade”, explicou.

Cida Gibrail chamou atenção para a necessidade de conscientização cultural dentro das empresas. “Não é competição, é trabalho em conjunto. Muitas fábricas ainda não têm nem banheiro feminino na produção, o que mostra a falta de preparo para receber mulheres. Oferecer condições de trabalho vai além da infraestrutura, é preciso ambientes acolhedores.”

Ana e Eloísa foram surpreendidas pelo robô da Megazord

Rede de apoio – O tema da rede de apoio foi outro destaque do encontro. Eloísa apresentou iniciativas da Natura, como o programa de terapia on-line para colaboradores e familiares e o Emana Pay, conta digital gratuita que auxilia consultoras na gestão financeira. “Não adianta dar oportunidade sem dar condições. Ao investir no bem-estar dos colaboradores, a empresa ganha em engajamento e resultados”, disse.  Ana concordou, reforçando que os benefícios não são assistencialistas: “Oferecer uma rede de apoio impacta diretamente no desempenho da empresa. É um investimento que retorna no dia a dia.”

Ao final do evento, Ana e Eloísa foram homenageadas pela equipe Megazord e surpreendidas pelo robô campeão que fez a entrega de presentes para as executivas.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí / Fotos: Ricardo Silvestre – SESI Jundiaí