Diretores debatem o dia a dia da indústria em Reunião do Conselho
- Atualizado emO diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser e os vice-diretores Claudio Palma e Frank Chen, acompanhados dos diretores Manoel Flores e Alexandre Zavarizi coordenaram a Reunião do Conselho promovida na terça-feira, 28 de junho, de maneira híbrida. A maioria dos diretores e conselheiros acompanharam a reunião remotamente.
Diretora de uma indústria associada de Jundiaí participou da reunião apresentando um problema que vem enfrentando com o município. “Recentemente, recebemos uma notificação da DAE S/A, nos cobrando uma taxa de afastamento de efluente. Há muitos anos, fazemos o tratamento de efluentes na CSJ. O pagamento desta taxa de afastamento nos pegou de surpresa por conta do valor alto da taxa. Por isso estamos aqui hoje para recorrer ao departamento jurídico do CIESP/FIESP para nos orientar sobre como proceder. O nosso tratamento é proporcional à vasão, mas esta taxa de afastamento para um emissário do qual participamos, nos pegou de surpresa. Estou compartilhando com vocês para saber se mais alguma indústria passa por isso e se há alguma coisa que pode ser feita neste sentido”, comentou a diretora.
“Pedi para que ela participasse da nossa reunião para externar o problema pelo qual estão passando e que outras empresas possam estar enfrentando. A nossa diretora Jurídica, dra. Elizabeth, está acompanhando o relato e pode nos orientar como proceder”, reforçou Marcelo Cereser.
“A lei não é nova, é antiga, o que me surpreende é que a empresa deveria ter sido informada previamente sobre esta modalidade e reforço que esta não é a primeira reclamação”, explicou dra. Elizabeth Broglio, diretora Jurídica do CIESP Jundiaí, orientando conversar com a DAE Jundiaí. “Esta modalidade está sendo uma surpresa dentro da cidade, não é a única, há outras empresas de pequeno porte que também estão sendo notificadas com base nesta expressão ‘à distância de'”, comentou a dra. Elizabeth, alertando para manter toda a documentação comprobatórias.
O diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Jundiaí, Vinícius Ribas, falou sobre os últimos eventos promovidos pelo grupo: o Pitch de Startups e a palestra com o CEO da Zebra Câmbio, Thiago Oliveira, realizados nos últimos dias 13 e 27 de junho, respectivamente. “Sobre o Pitch das Startups, gostei do nível das empresas e do formato do evento, apesar do público ser abaixo do que esperávamos”, comentou, sugerindo que os próximos possam ser realizados no formato híbrido para aproveitar a ferramenta para transmissão simultânea. “A palestra com o Thiago Oliveira foi muito bacana também. Pudemos acompanhar sua trajetória empreendedora, ele contou seus erros, acertos e aprendizados. Foi uma palestra fantástica e, ao final, ele presenteou a plateia com os livros dele e atendeu a todos com fotos e autógrafos”, destacou.
O 1º vice-diretor Claudio Palma que participou como avaliador de uma das startups que participaram do Pitch e comentou sobre a sua impressão do evento. “Foi um evento muito interessante. Pude apresentar uma ideia de inovação que tive há 40 anos para mostrar aos jovens que estavam ali como as coisas mudaram de lá para cá com o apoio do SENAI, por exemplo”, comentou Claudio, parabenizando Vinicius pela organização do evento, formato e os resultados.
Sueli Muzaiel, diretora de Comunicação do CIESP Jundiaí, acompanhou o evento e destacou o conteúdo da palestra. “Não foi um evento de quantidade de público, mas de qualidade, que nós percebemos pelo nível de perguntas e de interesse da plateia”, comentou. “Ele falou mais das suas dificuldades que nos servem de aprendizado do que de suas conquistas, o inverso de muitos palestrantes. Foi um evento muito bom”, completou.
O diretor Alexandro Zavarizi que agora é o 3º diretor Financeiro do CIESP, comentou sobre o dia a dia em São Paulo. “Esta nova gestão está muito comprometida, pensando e focando em visitar as regionais para ouvir os empresários. Aqui mesmo em Jundiaí, o presidente Rafael Cervone já veio três vezes, nos últimos dois meses. Esta nova gestão está preparando muita coisa boa em defesa da indústria, envolvendo os diretores nos processos. O CIESP fez um excelente escolha com a nova diretoria e já estamos colhendo os resultados com uma nova perspectiva de participação, atraindo mais empresários para se envolver com a entidade”, comentou, lembrando que os problemas que afetam a indústria atrapalham o desenvolvimento do país como um todo. “Estou muito feliz de estar lá em São Paulo, acompanhando e participando de tudo isso de perto: temos que continuar contribuindo para continuarmos sendo reconhecidos como uma regional atuante que une esforços com outras regionais e com o Estado para tirar o país desta situação”, completou.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí.