CIESP Jundiaí recebe as equipes campeãs de robótica Megazord e Sesi Heroes
- Atualizado emA Reunião do Conselho SESI SENAI, promovida na quarta-feira, dia 20 de março, recebeu convidados especiais: as equipes campeãs de robótica, Megazord, formada por estudantes do Ensino Médio, e a Sesi Heroes, e seus membros do Ensino Fundamental. Eles estavam acompanhados dos seus técnicos e da diretora do SESI Jundiaí, Alexandra Miamoto. Para recebê-los, estavam o vice-presidente do CIESP e presidente do Conselho SESI/SENAI, Vandermir Francesconi Júnior, o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, os vice-diretores Claudio Palma e Frank Chen, o diretor-conselheiro, Manoel Flores, e os diretores de departamento Elizabeth Broglio (Jurídico), Cida Gibrail (Responsabilidade Social), Gilson Pichioli (Infraestrutura Logística) e Rodrigo Campos (Núcleo de Jovens Empreendedores).
Eles vieram apresentar os troféus que conquistaram na etapa nacional, disputada em Brasília, que lhes garantiu vaga para o Mundial em Houston/EUA. “É uma honra representar nossas escolas, nossa cidade e o nosso país numa competição tão importante fora do país. É uma honra também estar aqui, compartilhando nosso conhecimento técnico com todos vocês”, destacaram os alunos que reforçam a experiência incrível que é poder disseminar ciência e tecnologia para todos. Todos, sem exceção comentaram sobre a transformação em suas vidas participar das equipes de robótica. “Gostaríamos de agradecer o apoio das indústrias aos nossos times, são parceiros que contribuem financeiramente, com mentoria e ou materiais: esse apoio é muito importante para seguirmos trabalhando e conquistando mais e mais, como retorno desta confiança e oportunidade que vocês nos dão”, comentou um dos estudantes.
As empresas que apoiam a Megazord são Fascon TI & Telecom, Plastireal, EGE Soluções, StemOS, Palm, Astra, Favorit Aços Especiais, Rockwell Automation. “Nós que agradecemos a cada um de vocês por levar o nome do SESI e do SENAI tão longe. A vontade de aprender, a dedicação com que vocês trabalham e estudam merece ser recompensada”, destacou Vandermir Francesconi Júnior, vice-presidente do CIESP e presidente do Conselho SESI-SENAI. Ele fez questão de comentar sobre os jovens que estão participando do programa Passaporte para o Futuro. “Nossos estudantes estão sendo aceitos para estudar no exterior por mérito intelectual, um resultado que vocês estão alcançando por meritocracia e, após os estudos, vão trazer novas tecnologias para a indústria brasileira, como contrapartida. A indústria investe e vocês correspondem: mérito dos educadores e de cada um de vocês que fazem valer o nosso investimento”, completou.
“É bom ver que os recursos que contribuímos com o Sistema S tem sido tão bem empregados e trazendo bons frutos. Vocês são mentes brilhantes que a indústria investe e precisa cada vez mais”, anunciou Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí. O vice-diretor, Claudio Palma, também se pronunciou parabenizando os jovens. “Fico emocionado de ver estudantes tão jovens com este desenvolvimento, este posicionamento e esta tranquilidade de falar de um assunto tão sério”, comentou, sugerindo que a história e as conquistas sejam divulgadas. “As pessoas precisam ver vocês falando, precisam conhecer o potencial de todos vocês”.
O diretor do SENAI Jundiaí, Heverton Luis Marino, trouxe informações sobre o Mapa do Emprego Industrial, uma ferramenta estratégica do SENAI SP que mapeia as ocupações e os setores industriais de todo o Estado. “Com estas informações é possível identificar quais as dificuldades das empresas em contração de mão de obra e atuar, capacitando as pessoas ou até deixar de oferecer um curso na escola, por exemplo, e passar a oferecer na empresa, fazendo o atendimento na indústria”, reforçando que a ferramenta permite ainda uma análise regional, setorial e a combinação das duas.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí