SENAI Jundiaí apresenta os novos cursos gratuitos de Ferramentaria com 3.200 horas - CIESP Jundiai

SENAI Jundiaí apresenta os novos cursos gratuitos de Ferramentaria com 3.200 horas

O SENAI Jundiaí reuniu um time de especialistas para apresentar às empresas de Jundiaí e Região a atualização tecnológica dos cursos de Ferramentaria de Moldes Plásticos e de Corte, Dobra e Repuxo, os cursos gratuitos na área de Ferramentaria e o Rota In Curso, para empresas contribuintes do Sistema S.

“O programa Rota in Curso permite que as empresas da área de Ferramentaria possam capacitar os seus profissionais, gratuitamente, no SENAI, custeados pelo Fundep. As empresas recebem créditos e com esses créditos elas conseguem matricular seus profissionais”, explicou o diretor do SENAI Jundiaí, Heverton Luis Marino, anunciando que o cuso Mecânico de Usinagem de Moldes para Plásticos começou a ser ofertado em julho de 2021 e os cursos Projetista de Moldes e Construtor de Moldes começaram a ser ofertados em 2022.

O diretor titular do CIESP Jundiai, Marcelo Cereser, comentou sobre os novos tempos

Roberto Monteiro Spada, diretor da Diretoria de Relações Externas do SENAI SP, veio a Jundiaí para reforçar a importância da atualização tecnológica dos cursos. “Nestes 48 anos de dedicação profissional, posso garantir que esses jovens serão empresários ou líderes de empresas daqui 10/15 anos. Em 1976, o suíço Robert Matson disse que um aluno bem preparado, com formação sólida com as competências sócio-emocionais trabalhadas, vão ser líderes ou empresários: foco, determinação e muita humildade, eles chegam lá. Um jovem profissional brasileiro que tiver as mesmas condições é tão bom quanto qualquer profissional de qualquer país”, defendeu, deixando um conselho para os jovens, parafraseando o astronauta, ex-ministro e Senador federal, Marcos Pontes. “Trabalhem, estudem e façam mais do que esperam de vocês”.

O professor Spada, atendendo a solicitação do diretor regional do SENAI SP, professor Ricardo Terra, reuniu os melhores profissionais das áreas de Plástico, Estampos, Usinagem e Ferramentas, Usinagem com Máquinas CNC, Metrologia para construir, junto com os professores, a atualização tecnológica dos cursos. “Foi uma construção coletiva. Tenho a convicção plena de que estes jovens serão disputados no mercado de trabalho. O Brasil precisa retomar o posicionamento de 25 anos atrás, quando era exportador de ferramentas e de ferramenteiros. Isso só se faz com profissionais com excelência em formação. A excelência no ensino vem se nós nos imaginarmos ensinando para nossos filhos. Temos que buscar a excelência, a dedicação e o comprometimento, como se estes alunos fossem nossos filhos. Dessa forma, conseguiremos transformar esse jovem, social e economicamente, oferecemos um profissional diferenciado para o mercado e transforma um nosso país numa nação forte e desenvolvida”, defende.

Diretores do SENAI, do CIESP e empresários participaram do evento

Christian Dihlmann, presidente da Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas), destacou que a reformulação e atualização tecnológica do curso de Ferramentaria vem atender a um anseio do mercado. “É um anseio nosso de muitos anos. O curso de Ferramentaria do SENAI já teve 5.160 horas e veio reduzindo ao longo do tempo para 1.200. Entendemos que a avaliação é contínua, mas a parte prática é muito importante para fundamentar o conhecimento do jovem que está entrando neste mercado. Aplaudimos de pé esta iniciativa do SENAI. A equipe que está sob a coordenação do professor Spada ampliou o curso para 3.200 horas, ou seja, quase 3 x mais do que estava rodando, uma surpresa muito boa, abrangendo todo o escopo da ferramentaria”, comentou, “O setor de ferramentaria brasileiro exportava ferramentais e profissionais formados no SENAI que iam trabalhar na ferramentaria da Volkswagen na Alemanha e da GM, nos Estados Unidos. O setor de ferramentaria é transversal, atua em todos os setores; também é estruturante: praticamente tudo que você vê ao redor passa por um ferramental. Um carro, por exemplo, tem mais de 3000 mil ferramentais. Então, ou dominamos a tecnologia em nosso país, ou compramos de fora, sem valor agregado. É um setor que paga bem, com salários acima da média do mercado, estes jovens terão muito espaço no mercado de trabalho”, avaliou.

O presidente da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo Paulista, José Carlos Cappuccelli, aprovou a iniciativa do SENAI em reformular o curso. “Sempre tivemos uma demanda muito grande por profissionais desta área de ferramentaria. O nosso ramo é metalurgia e forjaria, mas o conceito da fabricação de ferramenta se aplica a todas as áreas e ter profissionais do ramo, treinados pelo SENAI é fundamental. Acredito muito na capacidade do SENAI em treinar estes jovens”, comentou, concordando com Dihlmann sobre o mercado de trabalho para este profissional. “Na thyssenkrupp, nossos profissionais estão se aposentando e continuam trabalhando com a gente pela falta de profissionais no mercado: as empresas precisam gerar uma atratividade para este jovem. Nós temos um trabalho no SENAI em vários níveis, desde o jovem aprendiz, grupos de profissionais PCDs, um curso customizado para atender nossos colaboradores: o SENAI é nosso parceiro há muitos anos”, destacou.

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, também participou do evento e aproveitou para dar boas-vindas a todos os especialistas do SENAI, bem como aos empresários e profissionais das empresas da região que participaram da apresentação. “Esta é a casa da indústria, então também é a casa do SENAI e dos jovens estudantes. Quero destacar aos jovens que fiquem atentos aos próximos anos: cada vez mais vamos receber investimentos internacionais buscando produzir matéria prima, insumos, ferramentaria, graças à mudança geopolítica que já está acontecendo”, alertou.

Para entrar em contato com a Escola Senai “Conde Alexandre Siciliano , ligue (11) 4523-6400 ou envie um email para senaijundiai@sp.senai.br ou entre em contato com os profissionais de atendimento às empresas:

– MARCELO GOZELOTO, Coordenador de Relacionamento com a Indústria: Fone: (11) 4523-6408 – E-mail: marcelo.gozeloto@sp.senai.br

– SURAMA DE FATIMA MESQUITA, Assistente de Apoio Técnico: Fone: (11) 4523-6412 – E-mail: surama.mesquita@sp.senai.br

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí