Equipe Megazord participa da Reunião do Conselho
- Atualizado emA reunião do Conselho SESI SENAI, promovida na quarta-feira, dia 5 de abril, contou com a participação da equipe de robótica Megazord, equipe formada por estudantes de 15 a 17 anos que estudam nas escolas SESI e SENAI em Jundiaí. Eles compartilharam a experiência de participar do Greater Kansas City Regional, nos Estados Unidos, onde conquistaram o Engineering Inspiration Award, que lhes garantiu mais uma vaga para o World Championship, que será em Houston.
De acordo com os jovens, a participação rendeu ainda dois prêmios, o Safety All Star e o Dean’s List Finalist Award. “Estamos muito felizes e orgulhosos por representar Jundiaí, as nossas escolas e o Brasil em torneios internacionais de robótica. É um grande desafio pra gente, principalmente, o idioma, mas a dedicação de todos e incrível trabalho das escolas faz toda a diferença em nossas competições”, explicou uma das estudantes.
“Os resultados que estes jovens conquistam mundo afora vêm comprovar que os resursos da indústria são bem investidos. Eles são o futuro das nossas empresas”, comentou Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí que coordenou as reuniões dos Conselhos SESI/SENAI/CIESP, ao lado de Claudio Palma (1º vice-diretor), Frank Chen (2º vice-diretor), Manoel Flores (diretor e conselheiro). As reuniões contaram ainda com a participação presencial dos diretores de departamento Gilson Pichioli (Infraestrutura Logística), Aloysio Queiroz (Segurança) e Elizabeth Broglio (Jurídico).
O SESI Jundiaí apresentou um dos produtos que oferece na área de Segurança e Saúde do Trabalhador. Alexandre, profissional da Hellermann Tyton, deu um depoimento sobre a parceria com o SESI Jundiaí, a partir de um atendimento gratuito, pelo fato da Hellermann ser um empresa que contribui com o Sistema S. “Com o apoio do SESI, desenvolvemos o diagnóstico em Saúde e Segurança do Trabalho e construímos o nosso Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR). Importante lembrar que as empresas que não elaboram o seu PGR estão sujeitas a multas”, explicou, agradecendo o apoio do Rui e da Sarita, profissionais responsáveis e que trabalham no relacionamento com a indústria. “Meu incentivo é para que toda a comunidade empresarial possa aproveitar os benefícios oferecidos pelo SESI Jundiaí, um atendimento sem custo para empresas beneficiárias”, completou.
De acordo com Rui, o projeto oferece apoio às indústrias paulistas em gestão de segurança e saúde do trabalho para prevenção de multas e autuações por meio da análise dos documentos de SST, de processos fabris e ambiente de
trabalho. O Diagnóstico de SST será 100%subsidiado pelo SESI-SP. “Oferecemos apoio com subsídio para elaboração do PGR e compartilhamos conhecimento e tiramos dúvidas, por meio de webinars e conteúdos educativos”, explicou.
Jornada de Transformação Digital
O SENAI Jundiaí apresentou os resultados da Jornada de Transformação Digital com o case da empresa Chocovi, uma indústria de alimentos da cidade de Jundiaí que participou da etapa 3 da Jornada de Transformação Digital, focada em otimização de processos. “Com a consultoria do SENAI-SP, foi realizada uma mudança de layout na fábrica, que contribuiu para uma redução significativa de tempo de movimentação dos funcionários, além de ganho de produtividade e de capacidade de produção, explicou o diretor do SENAI Jundiaí, Heverton Luis Marino. “Este é um case muito interessante para comprovar a efetividade do programa, principalmente, nas empresas de pequeno porte, com resultados concretos na redução de custos e aumento da produtividade”, completou.
Conheça a iniciativa que transformou a Chocovi e que pode transformar empresas de todos os segmentos industriais e com diferentes níveis de maturidade tecnológica. Clique aqui e acesse o case da Chocovi no Youtube.
O diretor de Infraestrutura Logística, Gilson Pichioli, aproveitou a Reunião do Conselho SESI/SENAI para agradecer o apoio do SENAI Jundiaí para que o município pudesse oferecer o curso de Operador de Empilhadeira formando 19 pessoas, com participação expressiva do público feminino. “O curso atingiu um público carente que precisa de capacitação. Conseguimos reunir as empresas que precisam de mão de obra capacitada, na formatura dos profissionais, e a maioria já está empregada”, comemorou Gilson.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí