Workshop Conexões Inclusivas reúne mais de 200 pessoas no CIESP Jundiaí
- Atualizado emNesta quarta-feira, 7 de agosto, o CIESP Jundiaí foi palco do Workshop Conexões Inclusivas, sucesso de público, o evento reuniu mais de 200 profissionais da área de Recursos Humanos das empresas de Jundiaí e Região. Organizado pela diretora do Departamento de Recursos Humanos do CIESP Jundiaí, Vania Mazzoni, e com o apoio da AJARH, o workshop destacou a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Durante o evento, foram apresentados cases de boas práticas de renomadas empresas como Fini, DHL, Astra e Foxconn. Representantes dessas empresas compartilharam suas experiências e abordaram como têm promovido a inclusão de pessoas com deficiência em seus quadros de colaboradores. Os depoimentos enfatizaram que a inclusão vai além do mero cumprimento de cotas, sendo um valor fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e equitativo.
Os palestrantes detalharam as mudanças implementadas em suas empresas para criar um ambiente inclusivo e garantir a retenção desses profissionais. Como a importância de programas de treinamento e sensibilização, adaptação do ambiente de trabalho às necessidades dos colaboradores com deficiência e ações voltadas à inclusão, como processos seletivos e criação de políticas internas de apoio e desenvolvimento profissional.
João Storari, da Astra, por exemplo, reforçou que a cultura organizacional e seus valores que definem a essência da empresa. “Promovemos iniciativas que fomentam a promoção de um ambiente de conexão com os colaboradores. Temos hoje 93 pessoas com deficiência em nosso quadro, seja, auditiva, física, intelectual, múltipla e visual. Destes 62 são do sexo masculino e 31 feminino e para acolhê-los promovemos algumas mudanças no refeitório, banheiros acessíveis, no ônibus fretado, na bancada de trabalho”, explicou, reforçando que a empresa tem uma linha de acessibilidade para trazer autonomia para pessoas com deficiência.
A DHL Supply Chain destacou a diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIB) como foco do dia a dia da empresa. São quatro áreas de atenção: gênero, gerações, habilidades, LGBTQIA+, raça e etnia. “Nossa empresa oferece oportunidades ilimitadas de crescimento. Estamos orgulhosos do nosso ambiente de trabalho acolhedor, onde os funcionários recebem as ferramentas e a formação de que necessitam para aprender, crescer e ser bem-sucedidos”, destacou, destacando que entre as ações e programas estão o Banco de Talentos, vagas afirmativas, consultoria especializada, programa Indique e Ganhe, programa de Enquadramento e curso de Libras.
Elisângela Lima, Diretora RH Global da TFC (Fini Company) explicou que um dos compromissos da empresa é o de valorizar a diversidade. “Reconhecemos importância de uma força de trabalho diversificada e nos esforçamos para criar oportunidades iguais para todos e para isso implementamos ações para garantir que nossas instalações e práticas sejam acessíveis e acolhedoras para colaboradores PCDs”, reforçou, lembrando que a empresa, a partir de um acordo com Ministério do Trabalho, contratou uma empresa para realizar o Laudo de Acessibilidade, onde foram mapeados e identificadas as oportunidades de melhoria e pontos necessários para recepção de todos os PCDs. “Ter uma equipe diversa traz ganhos para a empresa como, por exemplo, mais inovação, ambiente de trabalho acolhedor e engajador para todos os membros da equipe e agilidade na resolução de problemas. Diversidade é convidar para
a festa; inclusão é chamar para dançar: é nisso que acreditamos e é por isso que trabalhamos, todos os dias”, completou.
Recentemente, a Foxconn foi reconhecida com o Selo Ouro do programa Empresa Amiga dos Direitos Humanos e Jucilene Moraes do Carmo, explicou a importância para empresa. “Nossas duas plantas em Jundiaí receberam o o Selo Ouro: trata-se de um reconhecimento municipal e regional por todos os esforços e políticas internas de diversidade e inclusão que promovemos”, destacou, reforçando que pela Lei de Cotas, a empresa deveria ter 175 pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. “Atualmente temos 3.490 pessoas em nosso quadro de colaboradores em Jundiaí, destes 189 são pessoas com deficiência, 47% são homens e 53% são mulheres, sem contar aprendizes (156), público 60+ (34)”, anunciou. Jucilene explicou ainda que a empresa segue o programa SMART Sistema Inteligente de Gestão Inclusiva, no qual os colaboradores com deficiência são mapeados e avaliados pelaergonomia quanto a sua capacidade laborativa e encaminhado paraatividades compatíveis a que estão aptos a executar.
Vania Mazzoni, organizadora do evento, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para fomentar a discussão e a implementação de práticas inclusivas nas empresas da região. “A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma responsabilidade de todos nós. Precisamos ir além das cotas e criar um ambiente verdadeiramente acolhedor e inclusivo para todos os profissionais”, afirmou.
Além das palestras, as entidades APAE de Jundiaí, Ateal, Instituto Luiz Braille, Centro de Reabilitação de Jundiaí (CRJ), Guardinha de Jundiaí, Famílias Mães Atípicas, Fios Encantados e Mãos que Conectam. A Ateal e as empresas Böllhoff e Nova RH levaram brindes para serem sorteados. O Workshop Conexões Inclusivas marcou um importante passo na jornada pela inclusão, mostrando que, com dedicação e comprometimento, é possível construir um mercado de trabalho mais inclusivo e diversificado.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí