Tera Ambiental promove ações em fábricas do grupo Natura &Co
- Atualizado emTera Ambiental, empresa associada ao CIESP Jundiaí, promoveu ações em unidades fabris do grupo Natura &Co – grupo que reúne as Natura, Avon, The Body Shop e Aesop – para divulgar o processo de valorização dos resíduos gerados em duas de suas operações localizadas no Estado de São Paulo. As iniciativas, promovidas no ano de 2022, tiveram o objetivo de conscientizar os colaboradores da companhia sobre a importância da valorização e transformação dos resíduos.
A ação aconteceu na unidade de Cajamar, região metropolitana de São Paulo. “Foram distribuídas 700 amostras de fertilizantes orgânicos compostos produzidos a partir da reciclagem de efluentes industriais, lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), resíduo de podas e restos de alimentos dos refeitórios da empresa”, explica Lívia Baldo, gerente da Tera Ambiental. Segundo ela, a intenção foi promover a ação de conscientização aos colaboradores, mostrando que os resíduos gerados pela empresa podem ser transformados em produtos de qualidade, beneficiando o meio ambiente e reforçando o compromisso de menor impacto em sua atuação.
Lívia destaca que, no processo, os efluentes depois de tratados são devolvidos à natureza, diminuindo significativamente o impacto ambiental e contribuindo para a renovação do ciclo d’água. Além disso, o lodo gerado no tratamento é transformado, por meio da compostagem termofílica, em insumos que ajudam a fomentar a agricultura e contribuem para a manutenção de áreas verdes.
Outra ação do grupo aconteceu na fábrica em Interlagos, na capital paulista. Com dinâmica semelhante à iniciativa anterior, o mote principal também foi a orientação dos colaboradores sobre a valorização dos resíduos. “O processo de reciclagem dos efluentes e resíduos sólidos orgânicos gerados pela empresa promove diversos ganhos ambientais e sociais, exemplo perfeito de economia circular”, finaliza Lívia.
Serviços de excelência – Os serviços da Tera Ambiental destinam-se a empresas, dos mais diversos segmentos, que não possuem sistema de tratamento próprio ou compatível com o descarte de efluentes em rede coletora ou corpo hídrico. Ela viabiliza a destinação final de efluentes biológicos, por caminhão, para tratamento na ETE de Jundiaí, por meio da modalidade offsite. Ao optarem por esse sistema, os clientes garantem segurança, eficácia e a prática da economia circular, com a valorização e transformação dos resíduos gerados pelo processo, cumprindo metas de reciclagem e requisitos legais.
Para empresas que geram resíduos sólidos orgânicos e optam pela sua valorização e tratamento adequado, a Tera Ambiental, pioneira e referência na compostagem em escala industrial, realiza operação em galpão coberto de 30 mil metros quadrados, maior planta do gênero no Estado de São Paulo. A unidade é licenciada pela CETESB e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A compostagem termofílica, adotada pela empresa, é um processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica com a ocorrência de altas temperaturas. Pratica-se o conceito upcycling, com a transformação de resíduos antes indesejados em novos ativos de qualidade e valor ambiental destinados para a agricultura e paisagismo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Tera Ambiental