Startups apresentam inovação e ferramentas de gestão - CIESP Jundiai

Startups apresentam inovação e ferramentas de gestão

 

O NJE Jundiaí reuniu 4 startups para o primeiro Pitch de Negócios, realizado na segunda-feira, dia 13 de junho. Representantes das empresas IndustryCare (que participou de maneira remota), Actum4Solutions, BSafer e Waterlog Techonologies, explicaram seus negócios e as dores que cada uma resolve e os benefícios que pode oferecer para empresas das mais diversas áreas, com foco na indústria 4.0. Além de oferecer inovação, as startups trazem em comum a passagem pelo UpLab Senai SP.

Vinícius Ribas e Rodrigo Lima de Campos estavam recepcionando as empresas participantes e os empresários convidados. Rodrigo fez uma retrospectiva dos últimos eventos do NJE Jundiaí e anunciou os próximos, dia 27 de junho com o Thiago Oliveira, CEO da Zebra Câmbio e em julho,  encontro com Alexis Fonteyne, para debater o Custo Brasil. “O NJE busca reunir empreendedores, profissionais e empresários ligados ao setor industrial, jovens sucessores de empresas e pessoas que desejam empreender que, independente da idade, queiram aprimorar suas competências para empreender”, comentou. “Nós buscamos mentes jovens: qualquer pessoa que queira desenvolver características de liderança e gestão, com foco na inovação e desenvolvimento profissional e pessoal será bem-vinda em nosso grupo”, convidou.

O 1º vice-diretor Claudio Palma, que representou o diretor titular, Marcelo Cereser, na abertura do evento, contou sobre sua trajetória empreendedora. “Estou muito feliz em poder participar deste evento que fala sobre inovação, me sinto à vontade neste ambiente porque também fui um jovem empreendedor e cheio de ideias”, disse, contando a sua ideia de criar uma capa de chuva para motoqueiros que pudesse ser descartável e, fechada, fosse do tamanho de um maço de cigarros. “Desenvolvi essa ideia há 40 anos e visitei a Honda, na época uma das maiores empresas de motocicletas. Desenvolvemos a máquina e construímos um protótipo e batemos na Honda para apresentar o protótipo. Eles gostaram da ideia e pediram um lote de 10 mil”, lembra. “Se com aquela ideia eu tivesse a oportunidade e o apoio que vocês têm hoje, o resultado seria diferente. Não sei se seria mais fácil ou mais difícil, mas, com certeza teria sido diferente”, comentou. “Uma das coisas mais importantes para empreender é ter foco no negócio. O mundo mudou e acredito que estas startups estão no caminho certo, buscando apoio e olhando para frente, buscando alternativas de fazer mais e melhor sempre: desejo sucesso sempre”, completou.

Empresários de Jundiaí e Região dos mais diversos segmentos, representantes da Prefeitura de Jundiaí e da DAE Jundiaí acompanharam o evento interessados nas soluções apresentadas, capazes de monitorar, gerir e identificar falhas em processos. Após cada apresentação, um empresário convidado fez o papel de avaliador, levantando dúvidas e questionamentos. Participaram como avaliadores, Manoel Flores e Claudio Palma, pelo CIESP Jundiaí; e os executivos Fabrício Colombo e Guilherme Mammana.

Além de oferecer inovação, as startups que se apresentaram têm em comum a passagem pelo UpLab Senai SP. Jaísa Monique, Agente de Inovação do Senai SP falou sobre os propósitos do UpLab com foco no empreendedorismo e startups. “O UpLab pode alavancar a sua startup e a conectamos com a indústria. O UpLab trabalha com foco na educação corporativa, com ações que fortalecem a cultura empreendedora, trabalhando a capacidade de inovar dos colaboradores e estimulando o comportamento empreendedor e na área de consultoria, com ciclo de aceleração tecnológica de startups, oferecendo soluções para os desafios da indústria e promovendo o desenvolvimento de inovação de impacto real”, explicou.

Wagner Neto, da IndustryCare, empresa de Goiânia, se apresentou remotamente e se identificou como parceiro da indústria para a jornada de digitalização rumo à descarbonização. “Nós apoiamos as indústrias de grande porte no diagnóstico, detecção e tratamento de perdas e ineficiências, reduzindo consumos energéticos e emissões de carbono”, explicou, lembrando que apesar de ser uma jornada longa que leva tempo e investimento, é possível. “Nós atacamos os custos operacionais das empresas e a economia gerada pela nossa ferramenta, vai permitir que a empresa invista mais”, completou. 

Para saber mais sobre a IndustryCare, acesse: www.industrycare.com.br

André Ferreira, da Waterlog Techonologies, falou sobre perdas e desperdício de água. “A cada 100 litros de água potável, captada, tratada e distribuída no Brasil, 40% é desperdiçada em vazamentos nas tubulações”, anunciou, lembrando que isso significa que a água não chega ao seu destino final: as residências dos brasileiros. “A água desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano, um prejuízo de mais de R$ 20 bi para as concessionárias”, alertou. A solução apresentada pela Waterlog é a identificação de vazamentos em tempo real. “Queremos otimizar a estratégia de manutenção das empresas responsáveis pelas redes de distribuição de água potável”, comentou. Concessionárias privadas ou públicas, empresas responsáveis pela distribuição de água, empresas que fazem manutenção de redes de distribuição, loteamentos, condomínios horizontais e grandes indústrias podem contratar a Waterlog.

Para saber mais sobre a Waterlog Techonologies, acesse www.waterlog.com.br

Ezequiel Dornelas e Rodrigo Moraes, da BSafer, se conheceram quando trabalharam juntos numa empresa do setor de alimentos e bebidas. Juntos, criaram a startup que desenvolve soluções para segurança industrial, alinhada com a indústria/segurança 4.0. “Queremos entregar aos nossos clientes ferramentas para a realização e controle de procedimentos de segurança. Além da redução de custos, conseguimos minimizar os riscos e proteger a vida”, explicou Ezequiel, lembrando que os processos extensos, burocráticos e nada rastreáveis podem ser mais ágeis com a categorização de usuários, rastreabilidade de uso e banco de dados para auditorias e respaldo legal, quando necessário. “Todas essas vantagens inovadoras garantem maior aderência dos colaboradores as realizações dos procedimentos de segurança, reduzindo custos e o mais importante mitigando acidentes”, completou.

Para entrar em contato com a Bsafer, acesse: https://www.bsafer.io/

Cláudio Crivellaro, da Actum4 Solutions, apresentou suas soluções baseadas em robôs autônomos colaborativos, conhecidos como Smart AGVs, ou AMR (“Autonomous Mobile Robots”). “Nossas soluções são totalmente flexíveis e escaláveis, de baixo custo de investimento e implementação, além disso, oferecemos serviços de suporte local para os equipamentos, pois é um produto nacional, com custos acessíveis, fruto de projeto customizado necessidades e realidade do nosso mercado”, explicou, lembrando que sua empresa, atualmente está sendo acelerada no Uplab, num projeto de parceria entre a Cisco e o Senai. “Nossa solução surgiu como uma maneira eficaz e apropriada para fazer o manejo racional de objetos, itens, peças, insumos, etc. Em pouco mais de seis meses, nossas ideias floresceram: contamos com produtos para mercados segmentados e sempre dispostos a desenvolver novas soluções”, anunciou.

Para entrar em contato com a Actum4 Solutions, acesse: https://actum4.com.br/

“Há 27 anos, neste dia, 13 de junho, estávamos trazendo a ideia de criar um Grupo de Jovens Empresários para Jundiaí para promover eventos e cursos na cidade para os filhos dos empresários, como eu, na época. Nós brincávamos que iríamos criar o departamento de eventos, tempestades e cataclismas, quando juntávamos um monte de jovens dava sempre uma confusão danada”, contou Marcelo Cereser, hoje diretor titular do CIESP Jundiaí, lembrando sobre o grupo que funcionava numa sala, num prédio no centro da cidade. “De lá para cá, conseguimos crescer, construir esta sede para receber todos vocês. Pra mim é muito prazeroso poder recebê-los hoje aqui, como diretor titular, desta casa que está sempre de portas abertas: este evento é uma semente para fomentar tecnologia, é um começo e estou muito feliz de ver o Vinícius comandando com maestria este grupo hoje”, completou.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí