SENAI Jundiaí comemora 80 anos e a marca de mais de 380 mil pessoas formadas
- Atualizado emO SENAI Jundiaí promoveu, na quinta-feira (2/5) uma cerimônia para comemorar os 80 anos da instituição completados em 1º de maio, com a presença de empresários, ex-alunos e ex-diretores da escola, com participação especial da Camerata do Núcleo de Música do Sesi Jundiaí, que executou três músicas, além do Hino Nacional Brasileiro.
O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, o vice-presidente do CIESP e presidente do Conselho Consultivo SESI/SENAI, Vandermir Francesconi Júnior, o prefeito de Jundia, Luiz Fernando Machado, o prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin, e sua esposa, a presidente do FUNSS de Itupeva, Aline Leandro Cavaline, e a presidente do FUNSS de Louveira e primeira-dama do município, Magali Bragile Steck, foram recebidos pelo diretor Heverton Luis Marino e todo o corpo docente da escola.
Marcelo Cereser destacou a importância do SENAI Jundiaí para as indústrias da região, na promoção e capacitação de mão de obra qualificada e fundamental para o desenvolvimento da indústria na nossa região. “Ao longo dessas oito décadas, o SENAI JUNDIAÍ tem desempenhado um papel primordial na capacitação e aperfeiçoamento da mão de obra qualificada, essencial para o fortalecimento e competitividade do setor industrial do nosso município e região”, comentou Marcelo, reforçando que as diversas áreas de atuação do SENAI, como a oferta de cursos técnicos e de formação profissional, a realização de pesquisas aplicadas e a prestação de serviços tecnológicos, têm sido fundamentais para atender às demandas específicas das empresas industriais, permitindo-lhes manterem-se atualizadas e alinhadas às tendências e inovações do mercado. “Fica aqui a minha homenagem a toda a equipe do SENAI JUNDIAÍ pelos 80 anos de excelência no atendimento às necessidades da nossa indústria. Que os próximos anos sejam marcados por ainda mais realizações, em prol do fortalecimento do setor industrial e da prosperidade da nossa região”, ressaltou Marcelo.
O prefeito Luiz Fernando Machado fez uma alusão à partitura que os músicos da Camerata seguiram e a partitura da administração municipal. “Gosto da boa música, mas não sei ler partituras. Em Jundiaí, nós ouvimos a música de que a cidade é boa, mas temos uma equipe que entende a partitura da administração pública do município, profissionais atentos às necessidades das pessoas”, comentou o prefeito, reforçando a sua admiração pelo SENAI Jundiaí. “São 80 anos de uma instituição que contribui para a boa formação e ajuda Jundiaí a se desenvolver a partir de suas pessoas. Temos mais de 170 multinacionais em nossa cidade e muitas delas aproveitam a qualidade dos profissionais formados pelo SENAI. O crescimento do comércio e da indústria no município, aliado aos esforços da Prefeitura para criar um ambiente favorável aos negócios e à qualidade das entidades formadoras, reflete-se nos resultados positivos quando o assunto é emprego”, ressaltou Luiz Fernando.
A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano” foi inaugurada pelo engenheiro Dr. Roberto Mange, primeiramente na Vila Arens. Em 1961 passou ao endereço atual, no Anhangabaú. Além do aumento do espaço, a instituição aumentou, ao longo dos anos, a oferta de cursos. Hoje em dia, há cursos de Administração, Logística, Plástico, Eletroeletrônica, Qualidade, Manutenção de Máquinas Industriais, Desenvolvimento de Sistemas, para alunos que estão cursando o ensino médio no SESI, e também os cursos abertos à população no período noturno.
“Essa escola formou 22.083 estudantes em cursos de Aprendizagem Industrial; 1.809 estudantes em cursos técnicos e mais de 357 mil em cursos de formação inicial e continuada, contribuindo de forma expressiva para a formação e qualificação de mão de obra para a indústria da nossa região. Com certeza, muitas vidas foram transformadas por meio da educação e do acesso ao primeiro emprego, proporcionado pelo SENAI Jundiaí”, comentou orgulhoso o professor Heverton Luis Marino, diretor da escola.
O vice-presidente do CIESP e presidente do Conselho Consultivo SESI SENAI, Vandermir Francesconi Júnior, representou o presidente Rafael Cervone e comentou sobre a força e o empenho da equipe profissional do SENAI. “Sem vocês, nossos diretores e sem toda a equipe do SENAI, nós não seríamos o que somos hoje”, citando a presença dos ex-diretores Paulo Góes, Alexandre Barreto e Fábio Carrion. “Estes diretores participaram de todo o nosso trabalho nestes últimos anos. O SENAI hoje está sempre na vanguarda do que as indústrias precisam. No passado, essa demanda vinham diretamente da sede para os municípios. E hoje é um caminho de duas mãos: a indústria também a oportunidade de levantarem e definerem suas demandas e, aqui falo em nome dos presidentes da FIESP, Josué Gomes, e do presidente do CIESP, Rafael Cervone, que toda e qualquer demanda que seja justificada, seja atendida. Isso é que faz a diferença no trabalho das nossas indústrias hoje”, comentou Francesconi Júnior. “Nesses 80 anos, temos que agradecer a todos que estão e que passaram por aqui, foram vocês que trouxeram os resultados de hoje, e é isso que vai fazer o nosso futuro e o futuro das nossas indústrias”, destacou.
O evento contou ainda com o depoimento da equipe Megazord e dos empresários Angelo Dodi e Bruno Dodi Neto, da empresa Proefix.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí