Semana do Empreendedor começa com a trajetória empreendedora de Ricardo Benassi
- Atualizado emA família é muito importante para Ricardo Benassi. Tanto que na foto enviada para confecção do convite da sua palestra era dele com a esposa e os filhos. Ricardo Benassi foi o convidado do primeiro evento do NJE Jundiaí alusivo à Semana do Empreendedor que teve a participação especial das escolas SESI e SENAI, apresentando seus projetos inovadores para a indústria.
Ricardo e a esposa Ana Paula contaram a história da família Benassi, conhecida e reconhecida pela atuação empreendedora na cidade, no mercado imobiliário e construção civil e na comercialização de hortifruti. Ricardo lembrou histórias do pai e da avó, dos primos e tios. “Começamos com uma banquinha de frutas na Anhanguera e, a partir daí, conseguimos montar um restaurante. Todos trabalhavam lá, eu comecei a trabalhar no restaurante com 11 anos e foi uma grande escola. Os meus tios, com o tempo, começaram a trabalhar com um mercado de frutas na Cantareira e depois no CEASA. Esse negócio era o que nos dava maior rentabilidade e o restaurante passou a ser a nossa escola de profissionais. Depois que crescíamos no restaurante, a gente ia pro CEASA”, conta.
Depois do restaurante, Ricardo foi trabalhar no Posto Videira, aos 16 anos. “No posto de gasolina fui caixa, frentista, diretor, gerente… Aprendi muito e foi nesta época que comecei a fazer Engenharia. Na faculdade, eu saía para ouvir o programa de rádio A Hora do Brasil, para pegar o valor da URV para, no dia seguinte, atualizar os valores na bomba de combústivel”, lembra. A construtora Santa Angela foi o próximo aprendizado. Foi lá que ele que ele se especializou na área. “Fui buscar novos aprendizados e fiz pós-graduação em Gestão Ambiental e Negócios Imobiliários e o que aprendia, ia colocando em prática na empresa. Meu tio Sérgio (Benassi) tinha a cabeça voltada para novos negócios. Ele nunca deixava ninguém da família sem trabalho e foi um dos grandes parceiros na minha carreira profissional. Quando estava com 21 anos, meu pai faleceu e meu tio Sérgio foi meu padrinho na Santa Angela e desenvolvemos um bom trabalho de crescimento”, reconhece.
A família Benassi também esteve presente na política de Jundiaí. O nome sempre foi lembrado como referência e Ricardo acabou, contra a vontade de uma parte da família, inclusive, da esposa, aceitar o desafio e se candidatou a prefeito de Jundiaí. “A política trouxe a referência para a família, trouxe relacionamento e abriu oportunidades. Mas esta relação tem que ser cuidadosa, pois, as pessoas que querem ajudar, financiar campanhas, querem sempre algo em troca”, alerta. Na última eleição para prefeito, Ricardo participou de sua primeira (e última?) disputa e ficou em terceiro lugar com 44 mil votos. “Deixei a empresa e me dediquei totalmente ao processo. Começou pequeno, com apenas 10 pessoas discutindo os problemas e crescimento da cidade e, no final da campanha, tínhamos 200 pessoas. No dia seguinte chegaram novas propostas para outras disputas, mas juntei todo o papel que gastamos na campanha e plantei 100 árvores como compensação”, lembra.
Depois da eleição, Ricardo foi para a construtora MacLucer. Ao participar da Semana do Empreendedor, Ricardo reencontrou amigos que fez no curso A+E Atitudes Empreendedoras, como Aldo e Alexandro que também participaram do Núcleo de Jovens Empreendedores. “O curso foi um divisor de águas na minha vida: ele nos fez entender quem éramos para liderar melhor. A coragem de assumir a decisão de ser candidato surgiu lá, um curso muito bem frequentado, cuja troca com as outras pessoas é tão boa quanto todo o aprendizado”, defende.
Ana Paula, esposa de Ricardo, falou da união da família. “Esse espírito de união veio da avó e do pai. Até hoje, almoçamos todos juntos aos domingos e uma coisa que sempre me chamou a atenção na família, mesmo antes de me casar com o Ricardo, é o sentimento de igualdade para todos. Até que todos não pudessem ter a mesma coisa, ninguém teria, como no caso da compra da primeira tv em cores. Até que eles não puderam comprar uma tevê para os sete irmãos, ninguém tinha tv em cores”, lembra.
O diretor do NJE Jundiaí, Vinícius Ribas, fez um paraledo com a história da família de Ricardo Benassi e o CIESP Jundiaí. “Saibam que ouvir estas histórias agrega muito pra todos nós. No início desta noite, nós assistimos o vídeo com a história do CIESP Jundiaí que mostrou a importância da família CIESP. É muito importante termos bons exemplos e boas histórias para contar”, agradeceu Vinícius.
Além de Vinícius, o diretor conselheiro Manoel Flores e o 3º diretor financeiro do CIESP, Alexandro Zavarizi, a diretora de Responsabilidade Social, Cida Gibrail, e o Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Jundiaí, Cristiano Lopes, também participaram do evento. “O CIESP Jundiaí trabalha para defender a indústria, locomotiva do desenvolvimento. Como vimos, é impossível ter a iniciativa privada sem o apoio do poder público. E em nossa regional, o poder público oferece condições para que as indústrias e as escolas promovam o empreendedorismo”, destacou, lembrando que na época em que era vereador, Cristiano Lopes, com o apoio do CIESP Jundiaí, aprovou a Lei que criou a Semana do Empreendedor, comemorada sempre no mês de março.
Cristiano reforçou que o poder público tem que trabalhar em parceria com as entidades. “Nós já demos muito trabalho para o diretor do SENAI Jundiaí, nestes pouco mais de um ano que ele está em Jundiaí, em cursos e capacitação. Quando o poder público não atrapalha já ajuda muito e nós queremos que todas as engrenagens rodem em conexão e neste ambiente positivo de fomento ao empreendedorismo. Essa lei coloca o tema no calendário municipal. Hoje, estamos abrindo a Semana do Empreendedor que vai até dia 10 com o encerramento da FENS (Feira do Empreendedor Negócios e Serviços)”, comentou, convidando os presentes para visitar a feira, no Parque da Uva.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí