Reunião do Conselho CIESP traz o alerta para o Domicílio Eletrônico Trabalhista - CIESP Jundiai

Reunião do Conselho CIESP traz o alerta para o Domicílio Eletrônico Trabalhista

O 1º vice-diretor, Claudio Palma, e o 2º vice-diretor, Frank Chen, coordenaram a Reunião do Conselho do CIESP que reuniu empresários e conselheiros para debater temas que impactam o dia a dia das indústrias brasileiras. Entre os temas deste encontro, o DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista), abordado pela dra. Luciana Freire, diretora executiva jurídica do CIESP.  A reunião também recebeu a visita de Adelson Lopes, idealizador e organizador da Brasil Log, Feira Internacional de Logística; e de Denise Maria Nerone, presidente do Núcleo Assistencial Casa do Caminho.

Claudio abriu a reunião lembrando da visita que teve, acompanhado do representante local da cidade de Louveira, Alfredo Del Vigna, ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, para apresentar a proposta da Prefeitura de Louveira de criar um Centro de Inovação para a cidade. “Foi um passo muito importante para a implantação do Centro de Tecnologia e Inovação de Louveira. Alfredo e eu, acompanhamos o prefeito, Estanislau Steck, e outras 10 empresas de Louveira e Região para apresentar ao secretário Jorge Lima, o projeto, as propostas e buscar parcerias para a viabilização da obra”, explicou Claudio.

Elizabeth Broglio, Alfredo Del Vigna, Claudio Palma e Frank Chen, acompanharam a explanação de dra Luciana Freire que participou remotamente

De acordo com Alfredo, o Centro de Tecnologia e Inovação de Louveira, em parceria com o Estado e empresas locais, será um espaço totalmente focado em capacitação, principalmente na área tecnológica e inovação, com objetivo de gerar novos negócios, startups, qualificação profissional, geração de emprego e renda. “O projeto prevê a construção de um prédio com 14 mil m², ao lado da Câmara Municipal, contemplando salas de aula, laboratórios e infraestrutura de qualidade. O custo estimado total é de aproximadamente R$ 40 milhões, havendo parcerias das empresas para o custeio”, anunciou, lembrando que o SENAI foi citado como uma das instituições para capacitar a mão de obra e levar tecnologia e inovação.

Domicílio Eletrônico Trabalhista – prazo até 1º de maio

Dra Luciana Freire, diretora Executiva do CIESP, alertou sobre a nova obrigação trabalhista, o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) que vai impactar todas as empresas que tenham a partir de um funcionário. “Esta nova obrigação veio por meio de uma Medida Provisória de 2021 que tinha como propósito desburocratizar e simplificar o dia a dia das empresas. Recentemente, o novo decreto 11.905, alterou o de 2021, trazendo obrigações que transformam o documento antes orientativo, para fiscalizatório e punitivo. Acabou o escalonamento, o prazo final é 1º de maio. Se não se cadastrar a empresa fica passível de autuação”, alertou, lembrando que o CIESP/FIESP já oficializaram o Ministério sobre a volta ao texto original.

Para saber mais sobre o tema, a dra. Elizabeth Broglio, diretora do Departamento Jurídico do CIESP Jundiaí, compartilhou alguns links e materiais explicativos que seguem abaixo:

Domicílio judicial eletrônico: empresas privadas precisam se cadastrar.

Baixe a Circular sobre o Domicílio Eletrônico Trabalhista.

Para baixar informações sobre a Reforma Tributária, clique aqui.

Dra Elizabeth comentou também sobre a Reforma Tributária  e os impactos para a indústria. “Os serviços associados à indústria também tendem a estar entre as áreas mais impactadas pela reforma”, explicou, anunciando que para entender melhor o posicionamento da casa sobre a Reforma Tributária, clique neste link.“Em setembro teremos uma palestra com o nosso diretor Jurídio, Helcio Honda sobre o tema, aqui em Jundiaí”, anunciou.

Brasil Log – Feira Internacional de Logística

Adelson Lopes, da Brasil Log

Adelson Lopes, idealizador e organizador da Feira Internacional de Logística, participou da Reunião do Conselho, a convite do diretor de Infraestrutura Logística, Gilson Pichioli, para apresentar o potencial da Brasil Log que está em sua 9ª edição e conta, pelo nono ano consecutivo com o apoio do CIESP Jundiaí. “A feira será no Parque da Uva, entre os dias 22 e 24 de maio com abertura oficial às 13h30 com a realização de um Encontro de Negócios pelo CIESP Jundiaí”, anunciou Adelson.

“A logística é o termômetro da economia, ela é a primeira a parar em crise e a primeira a retomar. A Brasil LOG é referência para o segmento da logística; em sua edição, em 2023, registrou a presença de 22 estados brasileiros e 270 cidades brasileiras, além de visitantes e expositores internacionais como empresas chinesas”, afirmou o organizador, Adelson Lopes, reforçando que no pós-pandemia a logística foi um dos setores que não foi afetado. “Nós tínhamos a Brasil Log como um evento bienal. O sucesso de 2023 foi tão grande que as próprias empresas pediram a realização da feira neste ano e nós vamos atender este pedido”, destacou Adelson.

Núcleo Assistencial Casa do Caminho

Densise da Casa do Caminho

Denise Maria Nerone, presidente do Núcleo Assistencial Casa do Caminho, apresentou a entidade que tem mais de 20 anos impactando e transformando vidas com o apoio de 90 voluntários. “Nós somos mais do que uma instituição, somos um mvoimento de transformação social, um abraço acolhedor que aquece a vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, em Jundiaí, há mais de 20 anos”, anunciou.

Por meio de projetos, a Casa do Caminho promove distribuição de refeições (Caminho da Esperança); acolhe gestantes e familias em situação de vulnerabilidade social (Caminho do Amor); leva alegria a pacientes internados nos hospitais de Jundiaí (Caminho da Alegria); pelo ICAD, apoia crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 e suas famílias; incentiva a criatividade dos voluntários artistas para geração de renda (Caminho da Arte). “Nossa missão é prestar serviço e assistência às famílias necessidades, sem distinção de credo ou raça. O compromisso com o trabalho, respeito com o ser humano, ética e solidariedade são os nossos valores”, destacou, lembrando que a instituição é mantida pelas doações dos próprios voluntários e pelos eventos que organizam. “Participamos, recentemente, da FENS e foi um divisor de águas, para nos tornamos mais conhecidos. Por isso que estou aqui hoje, para apresentar a nossa entidade para pessoas que precisam de auxílio e para atrair novos voluntários”, completou, mostrando os custos mensais de mais de R$ 6 mil.

“É um trabalho muito bonito que acompanho há muitos anos com a Denise e sei da seriedade e acompanho os resultados incríveis”, destacou Vania Mazzoni, diretora de Recursos Humanos do CIESP Jundiaí. A Casa do Caminho fica atrás da Avenida 14 de dezembro, na rua Martin Afonso de Souza, 25, na Vila Lacerda, e está aberta à visitação. Entre em contato pelo whatsapp: (11) 99598-4230 ou pelo e-mail: dirnucleocasadocaminho@gmail.com. Acesse as redes sociais da instituição e conheça mais do trabalho realizado no Facebook e no Instagram.

Diante da apresentação, Adelson Lopes se sensibilizou e doou um estande para que Denise possa levar o artesanato da Casa do Caminho para divulgar e comercializar na Brasil Log. Para

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí