Reunião do Comex debate escoamento de cargas no Porto de Santos e impactos da Reforma Tributária no comércio exterior - CIESP Jundiai

Reunião do Comex debate escoamento de cargas no Porto de Santos e impactos da Reforma Tributária no comércio exterior

Na quarta-feira, 16 de outubro, o Departamento de Comércio Exterior (Comex) promoveu sua tradicional reunião mensal, reunindo profissionais de empresas de Jundiaí e região. O encontro, que acontece sempre na terceira quarta-feira do mês, foi realizado de forma híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto online, e teve como foco temas estratégicos para as indústrias importadoras e exportadoras.

O encontro foi coordenado por Cileide David, diretora adjunta do Departamento de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí, deu oportunidade para Lígia Contursi, da Prefeitura de Jundiaí e Presidente do Conselho Municipal de Relações Internacionais, falar e anunciar uma visita ao TECA (Terminal de Cargas Aéreo) do Aeroporto de Viracopos, agendada para o dia 18 de novembro, no período da manhã. “A visita é gratuita, mas o transporte é responsabilidade de cada um, podemos nos encontrar em um ponto e seguirmos juntos até lá”, disse, reforçando que precisa da confirmação até sexta-feira, dia 18 de outubro. Para dúvidas ou mais informações, envie um e-mail para lcontursi@jundiai.sp.gov.br.

Cileide ao centro com os palestrantes: João, dr. Diego, Sandra e Evelisy

“Quem ainda não conhece o TECA e puder participar da visita, é uma excelente oportunidade para conhecer a estrutura e entender como funciona. O próprio CIESP já promoveu algumas vezes esta visita e vale muito à pena. É um mundo bem diferente do que enfrentamos, diariamente, ficando atrás do computador”, destacou Cileide sobre a visita.

A primeira palestra do dia abordou o escoamento de cargas no Porto de Santos, trazendo alternativas logísticas como depots, janelas de carregamento e os chamados cinturões logísticos. Evelisy Peres, da TASK, e Sandra Arcanjo, Executiva do Terminal Bandeirantes, conduziram a apresentação, oferecendo uma visão atualizada sobre as opções disponíveis para melhorar a eficiência e agilidade no escoamento de mercadorias no maior porto da América Latina.

Para baixar a apresentação sobre o Porto de Santos, clique aqui.

Em seguida, João Casalatina, sócio do escritório Simões Pires, trouxe uma análise detalhada sobre os impactos da Reforma Tributária no comércio exterior. A palestra despertou grande interesse entre os participantes, visto que as mudanças na legislação tributária podem ter reflexos diretos nas operações de importação e exportação, exigindo adaptações por parte das empresas.

Para baixar a apresentação de João, clique aqui.

O advogado aduaneiro, dr. Diego Joaquim, da DJA, apresentou as atualizações na legislação vigente, oferecendo um panorama sobre as recentes mudanças que afetam o setor de comércio exterior. Para baixar a apresentação do dr. Diego, clique aqui.

A reunião do Comex continua sendo um importante ponto de encontro para profissionais da área, promovendo a troca de informações relevantes e proporcionando um espaço para discutir as questões que impactam diretamente o cotidiano das indústrias. O próximo encontro será dia 20 de novembro.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí