Reunião do Conselho recebe diretores da DAE Jundiaí - CIESP Jundiai

Reunião do Conselho recebe diretores da DAE Jundiaí

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, e o vice-diretor, Claudio Palma, coordenaram a Reunião do Conselho na quarta-feira, dia 21 de junho. O encontro é promovido para debater as demandas da indústria de Jundiaí e Região. A dra Elizabeth Broglio (Jurídico), Manoel Flores e Tadeu Borin (Meio Ambiente) coordenaram o encontro que contou ainda com a presença das diretoras Cida Gibrail (Responsabilidade Social) e Vania Mazzoni (Recursos Humanos). Os demais diretores acompanharam a reunião de forma híbrida.

Na semana passada, os diretores Marcelo Cereser e Claudio, recepcionaram o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima,. E ele comentou sobre a falta de foco no turismo, na rede hoteleira para atender o turista. “Ele explicou que o turista vem pra Jundiaí, bate e volta porque não tem uma rede de serviços para atendê-lo”, destacou Marcelo, reforçando que este é um nicho que pode ser explorado por quem tem interesse em investir.  “O secretário está vistando todas as regiões do estado e deverá vir para nossa região que é importante e estratégica para o Estado de São Paulo. A disposição deles é grande, com atitudes positivas que nos dão um ânimo muito grande. Ele e o governador tem o mesmo estilo de analisar e fazer: estão investigando os perfis das cidades para identificar a vocação de cada região para desenvolver ações de fomento com a atração de investidores”, explicou Claudio Palma.

Tadeu Borin, Elizabeth Broglio, Marcelo Cereser, Claudio Palma e Manoel Flores

Na pauta da reunião um bate papo com a DAE Jundiaí, trouxe os representates da empresa, Alba, gerente Tratamento de Esgoto; Rogério, diretor de Operações; Ingrid, diretora de Regulação e Novos Negócios; Brito, gerente Comercial;  Benedito, diretor Comercial e Financeiro; e Martin, diretor Mananciais. O encontro foi intermediado pelo diretor Tadeu Borin, diante das reclamações de alguns empresários sobre o aumento do valor da conta mensal.

Marcelo Cereser explicou a situação das empresas e solicitou explicações sobre o aumento, impacto financeiro que pegou a todos de surpresa. “Gostaríamos de entender se houve mudanças nas regras do jogo e como as indústrias podem se adequar, como elas podem participar deste processo, o trabalho da estação de tratamento e, principalmente, gostaríamos de entender o aumento que resultou num impacto financeiro para as empresas que passaram de R$ 80 mil para R$ 250 mil na conta de água”, pontuou Marcelo.

Os representantes da empresa explicaram que estão cumprindo uma Resolução de 2016, seguindo a determinação da ARES PCJ, a agência reguladora. Diante do debate, decidiu-se por reunir os empresários para que a DAE possa explicar, orientar as indústrias como agir, se há algo que possam fazer para se adequar. “O CIESP existe para ser esse porto seguro para o empresário. Assim, nós, como a casa da indústria, falamos por ela, evitando assim, que uma empresa aja individualmente”, destacou Marcelo.

A dra Elizabeth Broglio anunciou que está organizando uma palestra, em parceria com a Cont (Associação Contábil de Jundiaí) com o tema “Abrangência Jurídica dos CONTRATOS e impactos no litigioso”. “Este é um tema bastante relevante que daremos bastante ênfase no segundo semestre”, explicou a diretora Jurídica.

Já o diretor de Comércio Exterior, Marcio Ribeiro Julio, comentou sobre CCT (Controle de Carga e Trânsito), novo passo dentro do processo de recebimento de cargas aéreas da Alfândega Brasileira. “Entra em vigor a partir de 30 de julho e na nossa reunião de agosto, vamos abordar este tema. Gostaria de convidar a todos os senhores para que convidem os profissionais de comércio exterior para participar da nossa próxima reunião. Hoje, uma representante do Ministério da Agricultura, que atua no Aeroporto de Viracopos, participou da reunião do Comex. Um encontro bastante produtivo”, comentou Marcio.

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí