Parcerias com SESI e SENAI beneficiam as empresas em diversas áreas
- Atualizado emAs escolas SESI SP e SENAI SP apresentaram a possibilidade de parcerias com as empresas de Jundiaí e Região durante a Reunião do Conselho, nesta quarta-feira, dia 23 de agosto.
O diretor do SENAI Jundiaí, Heverton Luis Marino, anunciou a parceria do SENAI com a Fundação Siemens para capacitação de jovens aprendizes. “Diferente da parceria anterior que a fundação tinha, o SENAI ofereceu um curso técnico de forma gratuita, uma vez que a Siemens é uma empresa contribuinte do Sistema S. Todos os alunos são contratados como aprendizes e, assim, a empresa cumpre a legislação”, destacou, reforçando que, pela parceria e quantidade de estudantes (34), os professores do SENAI se deslocam até a fundação para o curso de 20h semanais presenciais. “Eles ainda participam de aulas no SENAI para criar vínculo com a instituição e despertar o sentimento de pertencimento”, explicou.
Para o professor Heverton, a parceria traz entre as vantagens para as empresas, a formação de mão de obra qualificada. “Além disso, por estarem empregados como aprendizes, praticamente não há evasão dos jovens. A fundação cumpre seus objetivos sociais e ainda conseguem redução de custo, uma vez que o curso é gratuito e garante uma maior empregabilidade dos formados”, reforçou.
Para Lívia, da Fundação Siemens, a fundação defende a governança como um guarda-chuva maior de oferta para os jovens do que só a empregabilidade. “Nós queremos transformar não só o jovem, mas a família. Nosso projeto tem um viés social, legal e de desenvolvimento humano e na trilha de desenvolvimento deste jovem, nós queremos produzir a sua inclusão”, destacou.
O vice-presidente do CIESP e presidente do Conselho SESI e SENAI, Vandermir Francesconi Júnior, destacou que este projeto está disponível para as empresas. “Nós podemos oferecer esta mesma oportunidade para empresas de diferentes portes. Para empresas menores, que demandam um número menor de aprendizes, nós podemos organizar um pull de empresas para formar uma turma”, explicou, destacando que com o apoio do Departamento de Recursos Humanos do CIESP Jundiaí, coordenado pela Vânia Mazzoni, o CIESP vai canalizar a demanda das empresas e fazer a ponte com o SENAI.
O diretor da Escola Senai de Valinhos, Everson Capobianco, também trouxe um case de parceria entre o SENAI e empresa Shinagawa, de Vinhedo, que estava com dificuldade na contratação de mão de obra para os serviços básicos de operação. “A empresa se encarregou da seleção, levando em consideração critérios de inclusão e diversidade, e dos mais de 200 candidatos, ela selecionou 16. Eles aprovaram o resultado da parceria com mais de 6% dos estudantes contratados”, destacou, lembrando que um dos coordenadores do projeto, do departamento de Recursos Humanos, se desculpou relatando que não acreditava no projeto. “Ele se surpreendeu. Muitas vezes, as empresa não tem a cultura do aprendiz, mas conseguimos provar que o vínculo desse jovem com a empresa se fortalece. Nós podemos desenhar um curso que realmente atenda as necessidades das empresas”, destacou.
SESI promove café com as indústrias
Na manhã desta quarta (23/8), o SESI Jundiaí promoveu um café da manhã com as empresas beneficiárias para falar sobre Saúde e Segurança dos trabalhadores. “Nós conseguimos reunir 118 pessoas de 94 empresas de Jundiaí e região e tivemos a oportunidade de apresentar tudo que fazemos em benefício das empresas que entenderam que o SESI vai muito além da nossa escola”, comentou Alexandra Miamoto, diretora do SESI Jundiaí.
Alexandra apresentou também o Plano Empresarial que oferece, a partir de R$ 24,00/mensais, no Centro de Atividades (CAT), ações nas áreas de educação, qualidade de vida e cultura para as empresas e para os colaboradores e suas famílias. “O SESI oferece esta parceria com todas as indústrias, sejam elas beneficiárias ou não. “O nosso Centros de Atividades (CAT) é um espaço amplo, acolhedor e seguro que oferece atrações e atividades para todas as idades. O acesso aos CAT pode fazer parte do pacote de benefícios oferecido pelo RH das empresas ou pode ser contratado diretamente pelo colaborador, de forma individual ou familiar. Nós acreditamos que o investimento na qualidade de vida do trabalhador traz vantagens para a empresa e, indiretamente, auxilia na produtividade, gerando maior lucratividade e fortalecimento para a sua marca, sem contar que diminui o absenteísmo e afastamento por problemas de saúde”, defendeu, lembrando que aos finais de semana, o CAT ainda oferece recreação para os colaboradores aproveitarem o domingo com a família.
O Plano Empresarial tem duas opções de contratação: o Básico, pelo qual o funcionário tem acesso às piscinas, quadras, campos de futebol, playgrounds e áreas livres; e o Total, que oferece ao colaborador a oportunidade de utilizar a academia do CAT com equipamentos de musculação, fazer as aulas coletivas de ginástica e curtir as piscinas, quadras, campos de futebol. Além de tudo isso, neste plano é possível escolher as modalidades especiais disponíveis no CAT.
Para contratar, o Plano Empresarial do SESI Jundiaí, as empresas podem entrar em contato com o Coordenador de Relacionamento com a Industria e Comunidade, Yagho Ferreira Avanzi, pelo whatsapp: (11) 95987-6136.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí