OPINIÃO – Empoderamento feminino e representatividade política reforçam o trabalho do CIESP Jundiaí
- Atualizado emPor Rafael Cervone* e Marcelo Cereser**
O CIESP Jundiaí, que comemora 75 anos em 28 de março, tem uma trajetória marcada por contribuições significativas para o desenvolvimento industrial e econômico local e dos demais municípios sob sua jurisdição: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Várzea Paulista e Vinhedo. Este ano, a celebração de seu aniversário é marcada por iniciativas importantes para o êxito de seus objetivos.
Um dos destaques foi a instalação na Diretoria Regional, dia 20 último, de um núcleo do Conselho Superior Feminino (Confem) da Fiesp. Coordenado por Maria Aparecida Gibrail, diretora do Departamento de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí, o novo órgão surge para fortalecer o papel da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. Ampliará o debate sobre equidade de gênero, empoderamento e a importância da participação feminina em posições de liderança e empreendedorismo.
O ano já havia começado com um sinal claro desse compromisso. Publicou-se uma série de matérias sobre executivas que ocupam cargos de destaque na indústria, cujos depoimentos foram divulgados na newsletter da entidade e apresentados na exposição “Mulheres no Comando”, durante o evento de instalação do núcleo. Além disso, em parceria com o Sesi, a Diretoria Regional recebeu mostra sobre “Violência contra a Mulher”, reforçando a importância da conscientização e do combate a esse grave problema social.
A atuação do Confem vai além do ambiente corporativo. Em Jundiaí, seis adolescentes da Escola Sesi foram eleitas embaixadoras, responsáveis por disseminar conhecimento, ações e demandas relacionadas aos alunos. Essa iniciativa mostra que o olhar para o potencial feminino começa cedo, preparando as futuras gerações para assumirem papéis de liderança e transformação.
O CIESP Jundiaí já conta com exemplos inspiradores de mulheres que fazem a diferença: Sueli Muzaiel (Comunicação), Cida Gibrail (Responsabilidade Social), Vania Mazzoni (Recursos Humanos), Elizabeth Broglio (Jurídico) e a gerente regional, Cássia Stuchi. São pessoas que representam força, competência e dedicação. O Confem chega para ampliar essa atuação, com foco também nas mulheres em situação de vulnerabilidade, acesso ao emprego, empoderamento feminino e defesa dos direitos humanos.
Outra notícia importante foi a nomeação do empresário Humberto Cereser, da CRS Brands, associada ao CIESP Jundiaí, como gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura. Com mais de 50 anos de experiência, ele é reconhecido por sua atuação estratégica e pelo desenvolvimento sustentável da indústria, em especial nos segmentos de alimentos e bebidas. A presença de um representante direto do setor produtivo em um cargo tão relevante reforça a participação ativa do universo corporativo nas decisões econômicas da cidade. Trata-se de um marco para o diálogo das empresas e o governo municipal.
Ao completar 75 anos, o CIESP Jundiaí reafirma seu compromisso com o fomento da indústria e da economia locais. A entidade segue trabalhando com muita força e determinação pelo avanço contínuo do setor e o bem-estar de toda a sociedade.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**Marcelo Cereser é o diretor-titular do CIESP Jundiaí.