MULHERES NO COMANDO - Vânia defende a liderança feminina e a força da equidade no mercado de trabalho - CIESP Jundiai

MULHERES NO COMANDO – Vânia defende a liderança feminina e a força da equidade no mercado de trabalho

Aos 64 anos, Vânia Mazzoni, CEO da Nova RH e diretora de Recursos Humanos do CIESP Jundiaí, se consolidou como uma das grandes lideranças femininas no setor de Recursos Humanos. Ela construiu sua carreira com determinação, conhecimento e uma visão estratégica que a tornou referência na área.

Vânia iniciou sua jornada profissional em uma prestadora de serviços na área de RH. Com experiência e reconhecimento, decidiu empreender e estruturar seu próprio negócio. “Através de muito trabalho, seriedade e ética, fui conquistando espaço, ganhando credibilidade e respeito profissional”, conta.

No trabalho, sempre elegante

Quando começou, há 35 anos, o mercado era ainda mais masculino do que hoje. Para se destacar, sabia que suas entregas precisavam ser impecáveis. “Ou você tinha uma entrega que não desse margem a contestações, ou você estava fora”, relembra. Com uma equipe competente e comprometida, conseguiu solidificar sua empresa e se tornar uma líder respeitada no setor.

Conciliar os papéis de mulher, mãe, esposa e dona do próprio negócio é um desafio constante. Para Vânia, o segredo está em entender que “não existe uma fórmula para dar conta de tudo”. Ela acredita que manter o foco no que é essencial no momento e envolver a família em suas metas é fundamental. “Compartilhar as prioridades com quem está ao seu lado torna a caminhada mais leve e significativa”, afirma.

Na Nova RH, a presença feminina sempre foi marcante. Muitas mulheres cresceram na empresa e hoje ocupam cargos de liderança. “Nossa política é pautada em resultados e competência. A equidade vem naturalmente quando valorizamos o talento acima de qualquer outro critério”, destaca.

Apesar dos avanços, Vânia ainda há desafios significativos. A desigualdade salarial e o preconceito, por exemplo, são problemas persistentes. “Precisamos de mais leis que nos respaldem, mas também de empresas comprometidas em garantir a equidade de forma proativa”, ressalta.

A violência contra a mulher, dentro e fora do ambiente corporativo, é uma preocupação crescente. Para Vânia, o papel das empresas é essencial na promoção de um ambiente seguro e igualitário. “As leis avançaram, mas o preconceito ainda é um combate diário. As empresas devem atuar com ações concretas para esclarecer e coibir qualquer tipo de discriminação ou assédio.”

“Envolver a família em suas metas é fundamental para atingir o sucesso”

Para as mulheres que sonham em ser protagonistas de suas carreiras e vidas, a CEO da Nova RH deixa um recado: “Não desistam e assumam o protagonismo. Representamos 49,6% da população mundial, e nosso reconhecimento em todas as esferas sociais é essencial para um futuro mais justo e equilibrado”, orienta, acreditando que as mulheres continuarão conquistando espaço no mercado de trabalho e na sociedade. “Temos uma capacidade única de adaptação e superação. Hoje, somos muito mais valorizadas do que no passado, e essa tendência só crescerá.”

Com sua visão firme e experiente, a diretora de Recursos Humanos do CIESP Jundiaí segue promovendo a transformação do mercado de trabalho, provando que o futuro das mulheres na liderança é promissor e irreversível. “A história de Vânia Mazzoni é um exemplo inspirador de liderança, resiliência e competência. Sua trajetória reforça que mulheres podem e devem ocupar espaços de decisão, fortalecendo a equidade e abrindo portas para as gerações futuras”, comentou Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí, idealizadora da campanha Mulheres no Comando que terá sua exposição inaugurada no dia 20 de março.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí