MULHERES NO COMANDO - No SESI SP, Alexandra Miamoto transformou desafios em oportunidades - CIESP Jundiai

MULHERES NO COMANDO – No SESI SP, Alexandra Miamoto transformou desafios em oportunidades

Ser mulher e ocupar um cargo de liderança em setores tradicionalmente masculinos ainda é um desafio. No entanto, a trajetória de Alexandra Salomão Miamoto, Gerente Regional do SESI Jundiaí, Santana de Parnaíba, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itatiba e Amparo, mostra que determinação, qualificação e resiliência são ingredientes essenciais para transformar desafios em oportunidades.

Casada e mãe de dois filhos, Alexandra iniciou sua carreira no SESI em 2004, como estagiária na sede da instituição, na Avenida Paulista, atuando na área de Comunicação Social – Relações Públicas. Com o tempo, passou por diferentes setores e assumiu cargos de liderança, como a supervisão do Centro Cultural Fiesp e, posteriormente, a Gerência de Cultura do SESI-SP.

Em 2016, surgiu a oportunidade de liderar uma unidade do SESI no interior do estado, e Alexandra não hesitou em aceitar o desafio. Foi nesse momento que percebeu que o cargo de Gerente Regional era, historicamente, ocupado por homens. “Enfrentei desafios, mas sempre procurei transformá-los em oportunidades de crescimento, buscando qualificação técnica, criando conexões e redes de apoio, superando preconceitos e acreditando cada vez mais em mim mesma e nos meus conhecimentos”, conta.

Hoje ela é responsável por 8 centros educacionais, 2 centros de atividades, 23 municípios e 563 funcionários, por isso, sua rotina exige planejamento e flexibilidade, ainda mais quando se trata de equilibrar os papéis de profissional, mãe e esposa. Para Alexandra, o segredo está na definição de prioridades e na construção de uma rede de apoio. “Tenho o suporte da minha família, principalmente do meu marido, o que facilita muito a execução das minhas funções da melhor forma possível”, conta.

Além disso, ela destaca a importância do autocuidado e da prática esportiva para manter o equilíbrio. “Faço exercícios físicos diariamente, seja no treinamento funcional, musculação ou jogando vôlei, meu esporte favorito. Essas atividades são os meus momentos comigo mesma, me fazem bem, me relaxam e até mesmo me ajudam a refletir sobre minhas tarefas e desafios.”

Alexandra Miamoto acredita que o segredo para conciliar tudo é definir prioridades

Nos últimos anos, a participação feminina no SESI-SP tem sido cada vez mais incentivada. Segundo Alexandra, a instituição tem implementado políticas de equidade de gênero, diversidade e inclusão, promovendo o crescimento das mulheres em posições de liderança. Além disso, ações de conscientização sobre violência contra a mulher têm sido reforçadas dentro do ambiente de trabalho.

“A empresa tem um papel fundamental no combate à desigualdade. A implementação de políticas contra assédio e preconceito, treinamentos constantes e transparência salarial são passos essenciais para garantir um ambiente corporativo mais justo e seguro para todas e todos os colaboradores.”

Para Alexandra, a presença feminina em cargos de liderança é uma realidade crescente, e as mulheres precisam acreditar cada vez mais em seu potencial. “Minha mensagem é para que as mulheres nunca subestimem seu potencial. O caminho pode ser desafiador, mas com determinação, aprendizado contínuo e a capacidade de transformar obstáculos em oportunidades, é possível conquistar espaços significativos em todas as áreas.”

A gerente regional reforça ainda a importância da diversidade e inclusão no ambiente corporativo e na sociedade como um todo. “As mulheres estão cada vez mais assumindo papéis de liderança e influenciando positivamente todos os setores. Nós fazemos a diferença. A sociedade está mudando, e o mercado de trabalho precisa se tornar cada vez mais acolhedor, inclusivo e equitativo”, avalia, deixando um recado bem claro: “Lugar de mulher é onde ela quiser”, frisa.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí