MULHERES NO COMANDO – Lúcia Helena e a força feminina na liderança empresarial
- Atualizado emEm um auditório repleto de mais de 200 homens, Lúcia Helena Villela dos Reis era a única mulher. Em um mercado essencialmente masculino, a então gerente de vendas de uma transportadora em Jundiaí precisou enfrentar desafios e romper barreiras para conquistar seu espaço. Hoje, como empresária, palestrante motivacional e docente, ela compartilha sua trajetória para inspirar outras mulheres a assumirem seu protagonismo.
Filha de uma cabeleireira e de um construtor, Lúcia cresceu em meio ao trabalho e à resiliência, aprendendo desde cedo que a capacidade profissional não tem gênero. Com base na educação recebida dos pais, ela decidiu estudar Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, especializando-se em Marketing Organizacional e Gestão de Negócios. A busca por independência financeira a levou a trabalhar desde os 11 anos e, com o tempo, ela se tornou uma líder na área comercial, impulsionando o crescimento de equipes e projetos.
“O caminho não foi fácil. No início da carreira, a desconfiança era constante: ao agendar reuniões, clientes se surpreendiam ao saber que seriam visitados por uma mulher”, lembra. No entanto, a sua determinação a fez mergulhar no aprendizado, passando por todas as áreas da transportadora para conhecer a fundo o setor e ganhar respeito. Sua expertise a levou a atuar em grandes indústrias e posteriormente na gestão de atendimento ao consumidor de uma multinacional de cosméticos, coordenando equipes de mais de 1.700 pessoas.

A conciliação entre a carreira e a vida pessoal foi outro desafio. “O tão mencionado ‘equilíbrio’ não é rodar todos os pratinhos ao mesmo tempo, mas reconhecer em qual momento estamos”, reflete. Houve períodos em que se dedicou integralmente à filha e outros, só conseguia vê-la aos fins de semana. “Mas em todas as fases, a qualidade do tempo sempre foi prioridade”, garante.
Lúcia também se dedica ao desenvolvimento feminino, promovendo eventos e vivências que estimulam o empoderamento das mulheres. Ela reforça que, apesar dos avanços, o mercado de trabalho ainda impõe obstáculos à ascensão feminina. Muitas mulheres, segundo ela, ainda sentem a necessidade de abrir mão da feminilidade para obter respeito e reconhecimento. “Mas nós podemos e devemos ser protagonistas da nossa história sem perder nossa essência.”
A desigualdade salarial, o preconceito e o assédio são questões urgentes. Para Lúcia, a solução passa por educação, conscientização e políticas corporativas que incentivem a equidade de gênero. “A punição inibe a violência, mas precisamos de programas que vão da educação básica ao ambiente corporativo”, alerta.
Por tudo que viveu até hoje, Lúcia deixa uma mensagem poderosa: “A ascensão da mulher no mercado de trabalho é um caminho sem volta! Mas para crescer, é preciso autoconhecimento, aprendizado e alinhamento com seus sonhos. E não esqueça, sua imagem importa. Ser sua melhor versão é a chave para conquistar o mundo”, aconselha.
Para Cida Gibrail, cada mulher tem algo a contar, tem uma experiência a compartilhar que vai impactar a vida de quem está à sua volta. “Assim é a trajetória de superação da Lúcia, como de tantas mulheres”, ressalta a diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí, idealizadora da Campanha Mulheres no Comando, cuja exposição estreia dia 20 de março e segue até o fim do ano, aberta ao público no CIESP Jundiaí.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí