MULHERES NO COMANDO - Cileide David e a liderança feminina no Comércio Exterior - CIESP Jundiai

MULHERES NO COMANDO – Cileide David e a liderança feminina no Comércio Exterior

Com 28 anos de experiência no setor de Comércio Exterior, Cileide David construiu uma trajetória sólida em um ambiente historicamente dominado por homens. Iniciou sua carreira como estagiária e, ao longo dos anos, passou por diversas posições, desde auxiliar e analista até cargos de supervisão e gerência. Atualmente, é Gerente de OEA e Comércio Exterior na Foxconn do Brasil e Diretora Adjunta de Comércio Exterior no CIESP Jundiaí.

Cileide David é esposa, mãe e profissional de Comércio Exterior

Cileide credita seu sucesso à busca constante por aprendizado, networking e coragem para mudar de empresa quando necessário. “A faculdade não traz todas as experiências que precisamos para o trabalho. Nunca tive medo de perguntar, aprender e assumir erros, pois quem não erra, não cresce”, defende, enfatizando que é importante  compreender o impacto do próprio trabalho nos demais departamentos para uma atuação mais integrada e estratégica.

Conciliar a vida profissional e pessoal é um dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres e para Cileide não é diferente. Ela reconhece que, por muito tempo, dedicou-se inteiramente ao trabalho, à casa e à família sem reservar tempo para si mesma. “Aprendi que precisamos desse tempo, seja para atividade física, lazer ou simplesmente relaxar. Caso contrário, a sobrecarga se torna insustentável”, avalia.

Ela também defende a importância da divisão de responsabilidades dentro de casa. “Ainda hoje, muitas mulheres carregam a maior parte das obrigações domésticas. Se não houver um parceiro que compartilhe essas responsabilidades, é muito difícil crescer profissionalmente”, reforça a diretora adjunta de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí.

Cileide concilia seu tempo com o trabalho, eventos e a família

Na Foxconn, a presença feminina é expressiva tanto na linha de produção quanto na liderança. “A empresa não diferencia gênero na contratação, e as mulheres têm oportunidades de crescimento”, afirma Cileide. Segundo ela, aproximadamente 65% do quadro administrativo é formado por mulheres, e a liderança é bem equilibrada entre homens e mulheres. “Um fator positivo é que muitas das gestoras atuais cresceram profissionalmente dentro da empresa, evidenciando um ambiente propício ao desenvolvimento de talentos femininos”, comemora.

Sobre um tema polêmico, Cileide acredita que a chave para combater a violência contra a mulher e a desigualdade está na educação das futuras gerações. “Precisamos formar pessoas com uma visão mais igualitária desde cedo”, ressalta. “Dentro das empresas, treinamentos, palestras e ações do RH são fundamentais para promover um ambiente de trabalho mais justo e seguro”.

Ela incentiva as mulheres a não permitirem que terceiros ditem suas escolhas. “Acreditem em  seus sonhos e corram atrás dos seus objetivos. Somos capazes de conquistar o que quisermos”, aconselha.  “A cada dia que passa, vemos uma maior equidade entre homens e mulheres. Mas ainda há desafios, e cabe a nós continuarmos a luta por um ambiente profissional mais igualitário e inclusivo”.

Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí, idealizadora da Campanha Mulheres no Comando, acredita que é preciso dar voz às mulheres que são destaque em suas áreas de atuação. “O mercado de trabalho está evoluindo e as mulheres vem conquistando muitos espaços e as que já se destacam podem ajudar as demais, mostrando como se faz. Se ela conseguiu, eu também vou conseguir: este é o intuito desta campanha”, comentou a diretora.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí