MULHERES NO COMANDO - A jornada de superação, liderança e inspiração de Maria Estela Testa, da Pieralisi - CIESP Jundiai

MULHERES NO COMANDO – A jornada de superação, liderança e inspiração de Maria Estela Testa, da Pieralisi

No cenário industrial regional, Maria Estela brilha como um exemplo de determinação, inovação e resiliência. Mãe, esposa, defensora dos direitos das mulheres e CEO da Pieralisi do Brasil, ela transformou desafios em conquistas, pavimentando um caminho que inspira e fortalece outras mulheres.

Sua história começa em uma sala de aula dominada por homens, onde ela cursou engenharia entre 1985 e 1990. Desde cedo, enfrentou preconceitos ao ingressar na área comercial, desafiando expectativas ao se tornar uma das poucas mulheres em um espaço tradicionalmente masculino. “A crônica da formiga surda me inspirou a avançar sem ouvir críticas. Com trabalho duro, tornei-me diretora e, aos 35 anos, CEO da Pieralisi do Brasil. Sempre questionei padrões e pensei fora da caixa”, garante.

Maria Estela e seus diversos papeis: esposa, CEO, mãe

Sob sua liderança, a Pieralisi passou a atuar em setores estratégicos como saneamento, um movimento que marcou a evolução da empresa e seu compromisso com a sociedade. Mas, Maria Estela não apenas equilibra papéis pessoais e profissionais com organização e flexibilidade, mas também promove a equidade de gênero na Pieralisi. “Sempre buscamos diversidade nas contratações e inspiramos as mulheres a confiarem em si mesmas, sem depender da aprovação alheia”, explica.

Seu compromisso com a transformação social vai além do ambiente corporativo. Estela liderou a campanha da Dignidade Menstrual, iniciativa apoiada por organizações como AESABESP, AESBE e prefeituras locais, que garante que meninas e mulheres possam estudar e trabalhar com dignidade. “Essas ações são essenciais para um mercado mais justo e uma sociedade mais inclusiva”, defende.

Ao olhar para o futuro, Maria Estela enxerga mulheres cada vez mais protagonistas, ocupando posições estratégicas e liderando com empatia, inteligência emocional e visão estratégica. “As barreiras de gênero estão sendo quebradas e as mulheres têm habilidades fundamentais para moldar um ambiente corporativo inovador e equilibrado.”

Para aquelas que desejam trilhar o mesmo caminho, sua mensagem é clara: “Acreditem no seu potencial. Invistam em educação e redes de apoio. Vocês têm o direito de ocupar qualquer espaço. O sucesso está nas suas mãos”, aconselha.

A história de Maria Estela inaugura uma campanha que vai enaltecer, nos próximos meses, a história de muitas mulheres que são destaque nos meios em que atuam. De acordo com Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social, do CIESP Jundiaí, a ideia é inspirar mulheres e empresas a promoverem mudanças estruturais no mercado de trabalho. “Mais do que uma trajetória de sucesso, essas histórias representam a força de transformação que a união e a determinação feminina podem alcançar”, explica.

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí