Livro homenageia os 30 anos do Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Jundiaí - CIESP Jundiai

Livro homenageia os 30 anos do Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Jundiaí

Lançamento teve jantar na sede do CIESP Jundiaí e contou com a presença de 120 lideranças empresariais e políticas, além do presidente do Ciesp, Rafael Cervone

A Diretoria Regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Jundiaí, lançou na noite de 21 de agosto, o livro “Núcleo de Jovens Empreendedores 30 Anos”. A publicação celebra, por meio de depoimentos, reportagens antigas e fotos, a história do grupo que forma lideranças empresariais e incentiva o empreendedorismo na região de Jundiaí. Cerca de 120 lideranças empresariais e políticas participaram do evento, que também contou com um jantar.

Passaram pela coordenação do NJE Jundiaí os empresários Marcelo Cereser (1994-1997), Vandermir Francesconi Júnior (1998-2002), Maurício Rappa (2003-2007),  Alexandro Zavarizi (2008-2011), Bianca Borin (2012-2013), Aldo Orsini (2013-2014), Guto Palma (2014-2018), Vinícius Ribas (2018-2022). Atualmente, Rodrigo Lima Campos, é o coordenador do grupo.

Os ex-coordenadores do NJE Jundiaí com o presidente Rafael Cervone

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, foi quem trouxe a ideia do grupo para Jundiaí, depois de participar com seu pai, o empresário Xisto Cereser, das reuniões em São Paulo, na sede da Paulista. Ele fez parte da primeira formação do grupo em 1994, conhecido na época, como Grupo de Jovens Empresários. “Todos nos envolvemos voluntariamente nas ações porque acreditávamos que poderíamos fazer a diferença no meio empresarial”, lembra Marcelo, cujo grupo chegou à diretoria do CIESP Jundiaí.  “Nós nos reuníamos na casa e nas empresas dos integrantes do grupo: promovemos eventos relevantes, como a vinda do ex-ministro Delfim Neto e da para falar sobre a economia do nosso país e da tal internet”, conta, reforçando sobre o papel do industrial na economia do país. “Todo industrial, antes de mais nada, tem de ser um otimista. Essa frase é do Horácio [Laffer Piva] e nunca foi tão verdadeira”, disse o diretor Marcelo Cereser. Piva foi presidente do Ciesp no período entre 1998 e 2004.

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser (1º coordenador do NJE Jundiaí) e Rafael Cervone, presidente do CIESP

Depois de Marcelo, o atual 2º vice-presidente do CIESP, Vandermir Francesconi Júnior, foi o líder do grupo, a partir de 1996, depois de retornar de um período de estudos nos Estados Unidos. Na época, ele iniciava sua carreira nas empresas de sua família. Além de coordenar o NJE Jundiaí, Francesconi Júnior também liderou o NJE Estadual. Ele contou que como representante do Núcleo, chegou à presidência do Conselho Municipal de Emprego e Renda, quando trouxe para Jundiaí o Banco do Povo e o Posto de Atendimento ao Trabalhador. “Foi a minha primeira oportunidade de trabalhar para a sociedade. O grupo de jovens permitiu conhecer os outros jovens empresários, trabalhar voluntariamente para a cidade de Jundiaí e a região, participar do grupo de jovens empresários estadual e isso me abriu as portas dentro do Centro da Federação das Indústrias, no estado de São Paulo. Foi tudo por conta daquele início lá atrás no grupo de jovens”, disse Francesconi.

Lideranças no CIESP

O diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) Estadual, Luciano Micheletto, ressaltou que os grupos formam novas lideranças para a indústria, mas para o próprio CIESP. “Esses 30 anos do NJE Jundiaí equivalem a garantir a perenidade da indústria e do CIESP”, afirmou Micheletto, que já trabalha nos preparativos do congresso que vai celebrar em novembro os 32 anos do NJE estadual.

Lúcia, Marcelo, Neusa e Gésica Cereser e Francesconi Júnior

Na mesma linha, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, lembrou que hoje 1/3 da diretoria do Ciesp é composta por empresários oriundos do NJE. “Eu gostaria que a gente ampliasse isso cada vez mais”, disse Cervone.

Homenagens

Todos os convidados receberam um exemplar do livro. Mas Francesconi Júnior e Lúcia Helena Vilella dos Reis fizeram algumas homenagens surpresa para empresários e diretores que fizeram parte da história do grupo: Manoel Flores, Sueli Muzaiel, Cida Gibrail, Vânia Mazzoni e Neusa Cereser foram homenageados durante a cerimônia. O presidente do CIESP, Rafael Cervone, exaltou o trabalho de Xisto (in memorian) e Neusa Cereser, presente no evento, pais do atual diretor titular do CIESP Jundiaí.

Para saber mais sobre como adquirir o livro, é necessário entrar em contato com a Diretoria Regional do Ciesp pelo telefone (11) 4815-7941.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí, com informações do CIESP – Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação – Adriana Matiuzo – Mtb 4.136.