Encontro reúne diretores e conselheiros para debater o dia a dia da indústria da região - CIESP Jundiai

Encontro reúne diretores e conselheiros para debater o dia a dia da indústria da região

Na tarde dessa quarta-feira, dia 26/9, o CIESP Jundiaí promoveu a Reunião do Conselho, encontro mensal que reúne os diretores das escolas SESI SP e SENAI SP, a diretoria do CIESP, diretores de departamento, conselheiros, empresários e representantes das cidades que compõem a regional.

Presencialmente, Marcelo Cereser, diretor titular; Claudio Palma, 1º vice-diretor; Frank Chen, 2º vice-diretor; Manoel Flores, conselheiro; Alexandro Zavarizi, 3º diretor Financeiro do CIESP; Elizabeth Broglio, diretora do Departamento Jurídico; e Gilson Pichioli, diretor do Departamento de Infraestrutura Logística; coordenaram a reunião que contou com participação remota também.

Alexandra, diretora do SESI Jundiaí, com os seis estudantes selecionados

A diretora do SESI Jundiaí, Alexandra Miamoto, estava acompanhada de seis estudantes que foram selecionados para o Programa Passaporte para o Futuro, do SESI SP. “Para este ano, a nossa diretoria aumentou para 35 o número de vagas e na regional, temos seis estudantes disputando estas vagas”, anunciou. São eles: Ana Clara, Júlia, Ricardo, Paulo, Samara, Maria Eduarda, todos agradecidos com a oportunidade e cheios de planos para o futuro. “Faço curso técnico em Plástico no SENAI e pretendo cursar Engenharia Química e a minha universidade número 1 é a Stanford e pra mim, essa bolsa é muito gratificante, pois, foi um projeto, cuja ideia nasceu em Jundiaí. Quando a equipe de robótica Megazord foi recebida pelo presidente da FIESP, Josué Gomes, ele questionou o que a FIESP/CIESP poderiam fazer a mais para os estudantes. E nós, de Jundiaí, demos a ideia de oferecer mais oportunidades internacionais para os estudantes fora da robótica. Sou muito grata ao SESI, ao SENAI e ao CIESP por investirem tanto em nosso futuro”, comentou Ana Clara.

Todos os diretores parabenizaram os jovens pela feito e Marcelo os aconselhou a se prepararem para o nível de concorrência que vão encontrar lá fora. Diante da fala dos jovens sobre o sonho de estudar no exterior, o conselheiro José Carlos Cappuccelli, explicou a diferença entre sonho e meta. “Sonho, você pode passar a vida inteira sonhando e nunca realizar. Então, aconselho vocês a colocarem uma data nesta vontade de estudar fora. A partir do momento que vocês colocam data, o sonho se transforma em meta e exige preparo, planejamento e estratégia para alcançá-la”, disse.

O diretor do SENAI Jundiaí, Heverton Luis Marino, trouxe informações atualizadas sobre a Jornada de Descarbonização, que tem o apoio do SENAI SP https://jornadadescarbonizacao.sp.senai.br/, cujo mote é Menos impacto ambiental, mais competitividade na indústria. A Jornada de Descarbonização vai apoiar as indústrias paulistas na transição para um futuro mais sustentável e competitivo. Ao participarem do programa, os micros, pequenos e médios estabelecimentos industriais passam por seis etapas de consultoria gratuita, focada na redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), além de capacitações e acesso à ferramenta para realizar o Inventário de Emissões de GEE de forma autônoma. “Entre as etapas estão diagnóstico, gestão de dados, inventário de GEE, otimização dos processos, plano de redução e implementação. Na última etapa vem a execução das ações previstas e o SENAI SP está buscando parcerias com fontes de fomento para que os pequenos empresários possam executar o que foi definido no plano”, explicou o diretor, anunciando ainda os cursos gratuitos do SENAI SP sobre o tema: Desvendando a Descarbonização e Inventário de Gases de Efeito Estufa estão disponíveis no link: https://www.sp.senai.br/cursos-descarbonizacao.

Os diretores e conselheiros que participaram presencialmente da reunião

Nova Indústria Brasil – Fernando Momesso Pelai, especialista em Competitividade e Tecnologia do DECOMTEC/FIESP, trouxe informações sobre as medidas mais recentes da NIB – Missão 4, cujo assunto é a Transformação Digital. “A modalidade de transformação digital Smart Factory em o objetivo de qualificar e aumentar a produtividade de MPMEs industriais”, anunciou Fernando.

Com o objetivo de qualificar e aumentar a produtividade de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), a iniciativa de MDIC, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Senai e Sebrae, agora conta com duas frentes principais para incentivar a digitalização industrial. “Com subsídio de 70% pela ABDI, as consultorias, que começarão ainda este ano, visam atender até 1,2 mil empresas até 2027. Utilizando a ferramenta SIRI (Smart Industry Readiness Index), as consultorias ajudarão a avaliar a maturidade digital das empresas, identificando áreas que necessitam de melhorias e investimentos”, explicou, reforçando que todos os empresários que tiverem interesse, devem buscar orientação com os especialistas do DEMPI (Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da FIESP).

Para baixar a apresentação sobre o NIB – Missão 4, clique aqui.

Gilson Pichioli, diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística, trouxe informações atualizadas sobre a implantação do REDEX (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) em Jundiaí. “Para a vinda do REDEX unimos forças: além do CIESP e das indústrias, temos apoio da Receita Federal e do Poder Público Municipal e tenho a dizer que as tratativas estão em andamento. Em breve, teremos mais novidades”, anunciou.’

A diretora do Departamento Jurídico, Elizabeth Broglio, fez prestação de contas da atuação do DEJUR (Departamento Jurídico), com relação às medidas judiciais. “Dias atrás recebemos de um dos nossos associados uma indagação a respeito sobre a atuação do nosso departamento Jurídico que envolvem os itens governamentais, sejam eles, estadual e, principalmente, federal que envolvam os nossos associados. Para responder o questionamento, temos que mostrar um cabedal de ações que estamos acompanhando e desenvolvendo”, explicou a dra. Elizabeth.

Para baixar a apresentação com as ações do DEJUR, clique aqui.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí