Encontro do NJE Jundiaí promove atividade prática com análise SWOT
- Atualizado emO NJE Jundiaí promoveu nesta quarta-feira, 29 de março, um encontro híbrido que teve como tema “Meu desafio empreendedor”. Vinícius Ribas e Rodrigo Campos coordenaram o encontro que possibilitou aos participantes avaliar, a partir da análise SWOT, ferramenta bastante conhecida do mundo empreendedor que permite entender o cenário competitivo de um negócio no mercado.
O acrônimo SWOT é uma sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A ferramenta ajuda as empresas a se planejarem melhor, estrategicamente. Os resultados podem servir como base para uma melhor tomada de decisão corporativa.
Vinícius Ribas falou sobre o dia 28 de março, data que marcou o aniversário de 95 do CIESP e os 73 anos do CIESP Jundiaí. “Fundado há 95 anos, o CIESP vem defendendo e promovendo a indústria paulista. Na região, o CIESP Jundiaí também exerce este papel, nos 11 municípios que fazem parte da regional. O NJE Jundiaí é o primeiro núcleo fora da sede e foi criado apenas dois anos após a criação do grupo em São Paulo, em 1994. Hoje temos, além do NJE, outros departamentos à disposição do empresário e do empreendedor para ajudar e facilitar o dia a dia da sua empresa”, destacou, lembrando que o NJE foi criado para desenvolver lideranças empreendedoras. “Quem pode participar do Núcleo de Jovens Empreendedores? Qualquer pessoa que goste deste tema, buscamos mentes jovens que querem aprimorar suas competências para empreender”, frisou.
Hoje, o NJE Jundiaí é coordenado por voluntários, assim como os demais diretores de outros departamentos do CIESP Jundiaí. Rodrigo Lima é o diretor do NJE Jundiaí, Vinícius, Débora, Túlio e Rose são os diretores adjuntos. “O que a minha empresa faz de melhor? É nisso que a gente tem que focar e o NJE Jundiaí e a nossa equipe está aqui para ajudar vocês a trilharem cada vez melhor este caminho”, garantiu Vinícius.
A partir da ferramenta da Análise SWOT, surgiu a oportunidade de descobrir possíveis parceiros de negócios entre os profissionais de logística, transporte, comércio exterior entre os participantes do encontro. Cada um seguiu um roteiro de apresentação, destacando as dificuldades da empresa, os problemas que ela resolve e o principal desafio para os próximos meses. O encontro contou com a presença do professor Rogério Faé, que será um dos próximos palestrantes dos encontros do NJE Jundiaí.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí