Em parceria com a Tera Ambiental, Cacau Show conscientiza colaboradores sobre resíduos
- Atualizado emCom o propósito de divulgar o processo de valorização dos resíduos gerados em sua principal operação no Estado de São Paulo, a Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, realizou evento de conscientização dos seus colaboradores. A ação que foi realizada na fábrica em Itapevi, na Grande São Paulo, no ano de 2022 e contou com a parceria da Tera Ambiental, empresa responsável pela compostagem de resíduos sólidos orgânicos gerados na unidade. A iniciativa ressalta a importância da valorização e transformação dos resíduos gerados no processo produtivo.
Segundo Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e gerente da Tera Ambiental, foram distribuídas 2.200 amostras de fertilizante orgânico composto produzidos a partir da compostagem do lodo gerado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da empresa. “Nosso intuito foi mostrar aos colaboradores da Cacau Show que os resíduos gerados nas atividades da companhia têm grande valor para o meio ambiente e cadeia produtiva”.
Para a executiva, é importante que as pessoas conheçam o resultado do processo de compostagem dos resíduos gerados pela organização e sintam que estão inseridas nesse movimento de valorização e transformação ambiental, que promove diversos ganhos ambientais e sociais, num exemplo perfeito de economia circular. Além disso, reforça o compromisso da empresa em promover a compensação ambiental de suas atividades.
Serviços de excelência – No processo de reciclagem de efluentes e compostagem em escala industrial realizado pela Tera Ambiental, efluentes industriais e urbanos tratados são devolvidos à natureza, contribuindo para a renovação do ciclo d’água. Além disso, o lodo proveniente desse processo é transformado, por meio da compostagem termofílica, em insumos que ajudam a fomentar a agricultura e contribuem para a manutenção de áreas verdes.
Os serviços da Tera Ambiental destinam-se a empresas, dos mais diversos segmentos, que não possuem sistema de tratamento próprio ou compatível com o descarte de efluentes em rede coletora ou corpo hídrico. Viabilizam a destinação final de efluentes biológicos, por caminhão, para tratamento na ETE de Jundiaí, por meio da modalidade offsite. Ao optarem por esse sistema, os clientes garantem segurança, eficácia e a prática da economia circular, com a valorização e transformação dos resíduos gerados pelo processo, cumprindo metas de reciclagem, aterro zero e requisitos legais.
Para empresas que geram resíduos sólidos orgânicos e optam pela sua valorização e tratamento adequado, a Tera Ambiental, pioneira e referência na compostagem em escala industrial, realiza operação em galpão coberto de 30 mil metros quadrados, maior planta do gênero no Estado de São Paulo. A unidade é licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A compostagem termofílica, adotada pela empresa, é um processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica com a ocorrência de altas temperaturas. Pratica-se o conceito upcycling, com a transformação de resíduos, antes indesejados, em novos ativos de qualidade e valor ambiental destinados para a agricultura. É realizada em dois processos distintos entre leiras aeradas por revolvimento e estáticas com aeração forçada, aplicadas de acordo com as características de cada grupo de resíduos orgânicos.
Fonte: Tera Ambiental, Empresa Associada ao CIESP Jundiaí