COMEX promove palestra sobre os desafios para o Brasil no comércio internacional
- Atualizado emNo dia 20 de abril, o Departamento de Comércio Exterior (COMEX) promoveu seu encontro mensal, online. O diretor Marcio Ribeiro Julio e a diretora adjunta, Cileide David coordenaram o encontro que debateu os impactos do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e a legislação do mês.
A reunião contou também com a participação da dra. Vera Thorstensen, coordenadora do Centro do Comércio Global e do Investimento (CCGI) da FGV. Vera falou sobre os desafios para o Brasil no comércio internacional. “Enquanto a indústria indústria está encolhendo, a agricultura está bombando. A tarifa industrial do Brasil está muito acima dos valores dos países emergentes. Nós temos que melhorar o ambiente de negócios, mas as altas tarifas são nossas barreiras: nossa indústria está em obsolescência”, alertou.
Vera destacou também sua preocupação com a invasão dos produtos chineses. “O Brasil está perdendo espaço para a China que está chegando com mais competitividade. Exportamos pouco para a Argentina e o pouco que exportamos estamos perdendo espaço para os produtos chineses”, comentou. “Este é o melhor momento para o Brasil se modernizar e os acordos de comércio são o melhor caminho. Temos que discutir sobre estes acordos que são fundamentais para a sobrevivência da nossa indústria”, explicou.
Para baixar a apresentação da Dra. Vera com todos os detalhes discutidos durante a reunião, clique aqui.
A Resolução Gecex nº 272, que atualiza a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum (TEC) a partir de modificações efetuadas no Sistema Harmonizado 2022. Cileide David, diretora adjunta de Comércio Exterior, explicou que as alterações trouxe transtorno para várias empresas. “Na primeira semana de abril, recebemos várias informações de erros no sistema, sem contar atrasos nos desembaraços, pagamentos de armazenagem maior, falta de mercadoria em linha de produção, pelo fato do Siscomex não estar funcionando”, explicou. “O CIESP e o Sindasp conseguiram uma reunião para apresentar os problemas que estavam acontecendo por conta do Siscomex”, reforçou, lembrando que os atributos que seriam informados em março ficaram para o segundo semestre.
Dr. Diego Joaquim trouxe a atualização da Legislação dos meses de Fevereiro, Março, até o dia 19 de abril. Para baixar a apresentação com todas as atualizações apresentadas durante a reunião, clique aqui.
Você sabia que o Departamento de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí tem um Canal no Telegram? Para participar, clique aqui.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí