Ciesp solicita a ministros solução urgente para operação padrão dos auditores fiscais
- Atualizado emEm ofício encaminhado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Rafael Cervone, alerta que a Operação Padrão implementada pelos auditores fiscais da Receita Federal, no âmbito de suas pautas por melhores condições de trabalho e isonomia salarial com outras carreiras, tem causado impactos consideráveis nas empresas e na economia como um todo. Os prejuízos são mais acentuados para os segmentos que dependem da agilidade na liberação de mercadorias.
“O agravamento dessa operação resultará em danos ainda mais significativos para as empresas, comprometendo sua produção e competitividade e aumentando os custos operacionais, em um período no qual a estabilidade econômica é essencial. Esses efeitos adversos podem, em última análise, repercutir na arrecadação tributária, afetando os interesses tanto do Estado quanto da sociedade”, pondera Cervone.
Dada a importância da situação, o presidente do Ciesp solicita ao Ministério da Fazenda que se empenhe no diálogo entre o Governo Federal e os auditores fiscais da Receita Federal, buscando soluções que evitem prejudicar o desempenho econômico e a atividade empresarial do País. Também é necessário alinhar com os profissionais uma estratégia imediata para atendimento às demandas urgentes dos contribuintes, em especial com foco na liberação de mercadorias perecíveis, medicamentos e outras sensíveis e com relevante impacto no processo produtivo, enfatiza Cervone.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CIESP