CIESP Jundiaí sedia o evento Aliança PCJ e Marcelo Souza defende o uso responsável da água
- Atualizado emO CIESP Jundiaí sediou na quarta-feira, dia 13 de dezembro, o evento Aliança PCJ,que debateu soluções para a segurança hídrica de Jundiaí e região e debateu uma proposta de Aliança para elaborar e executar o plano de recarga hídrica pelo bem da cidade e da região.
Representando o CIESP Jundiaí, o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Souza, defendeu o uso responsável da água. “Esta é uma oportunidade incrível e de extrema relevância, dado o cenário geo-político no qual nos encontramos atualmente. Acabo de voltar da COP 28 (28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU)) e gostaria de comentar alguns pontos que considero relevantes. Há um consenso claro que temos problemas e que temos que fazer alguma coisa, embora não esteja muito claro o que fazer e nem como”, alertou Marcelo. “Este é o centro da minha fala, passando rapidamente pelas notícias dos últimos 10 dias, os relatos são alarmantes: o aquecimento global está mais rápido do que o esperado, 2023 deve ser o ano mais quente da história, mundo fica 4 graus mais quente em 2023, fenômenos climáticos elevam os preços dos alimentos e por aí vai. Está claro que há problemas e um ponto que une a humanidade é a água”, explicou.
Seca no norte e enchentes no sul do país, para Marcelo Souza, é um sinal de que o aquecimento global é um fato real. “Estamos vivendo transformações que precisam ser tratadas. Este evento é um exemplo do que fazer: reunir pessoas de diversas áreas, organizações e entidades para trocar ideias e discutir o que pode ser feito”, explicou, reforçando sobre a situação da Serra do Japi. “Tenho um sítio na porção da Serra do Japi do lado de Cabreúva. Dentro deste sítio passa um rio. No inverno, ele quase some, mas é visível que há 10, 20, 30 anos, seu leito era muito mais largo. Nós precisamos de água! Nosso alimento é preparado com água, nós somos 70% água e nós temos que entender 9 bilhões de pessoas no mundo, esse bem está ameaçado”, alertou destacando para as ações da indústria para economizar água. “Nós, CIESP Jundiaí, colocamos esta casa à disposição de todos para ampliarmos este debate: as portas da nossa casa estarão sempre abertas para eventos como este”, completou.
Além de Marcelo, a DAE S/A e a Fundação Serra do Japi também se pronunciaram na abertura do evento que contou com a presença de Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí, Gilson Pichioli, diretor de Infraestrutura Logística, e Marcelo Paranzini, gerente regional do SEBRAE SP em Jundiaí.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí