CIESP Jundiaí sedia lançamento do selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’
- Atualizado emCom objetivo de conscientizar e fomentar boas práticas relacionadas aos direitos humanos, a Prefeitura de Jundiaí lançou, nesta segunda-feira (19), o “Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos“. A iniciativa visa integrar as empresas da cidade na reflexão sobre os direitos inerentes à dignidade das pessoas. O lançamento foi feito em cerimônia no auditório do CIESP Jundiaí (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), com apresentação detalhada do projeto, presença e adesão maciça de empresas dos mais variados segmentos.
O 1º vice-diretor Claudio Palma, represesentou o diretor titular Marcelo Cereser. Além dele, participaram da cerimônica, os diretores Cida Gibrail (Responsabilidade Social), Vania Mazzoni (Recursos Humanos), Gilson Pichioli (Infraestrutura Logística) e Alexandro Zavarizi (3º vice-diretor Financeiro do CIESP).
Em sua participação, Claudio Palma reforçou o compromisso das empresas e do CIESP Jundiaí. “Somos, em nossa essência, legalistas, e por isso, posso assegurar que todas as empresas associadas ao CIESP, por princípio, têm este comprometimento”, anunciou. “Ao adotar políticas de diversidade e inclusão, garantir condições de trabalho justas e seguras, respeitar os direitos dos trabalhadores e promover práticas comerciais éticas, estas empresas estão demonstrando que é possível alcançar o sucesso empresarial sem comprometer os valores fundamentais da dignidade humana. Quero expressar desejo que este evento seja o início de uma jornada contínua e significativa em direção a um mundo onde TODOS os seres humanos sejam tratados com dignidade, respeito e justiça”, completou o 1º vice-diretor do CIESP Jundiaí.
“O Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Jundiaí, com foco na sensibilização e no reconhecimento das empresas que demonstram um compromisso autêntico com práticas empresariais responsáveis. É fundamental que as empresas jundiaienses se engajem nesta iniciativa, pois ela ressalta a importância do ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e o papel vital que as empresas desempenham no desenvolvimento da nossa cidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
A iniciativa é das Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Casal Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, Governo e Finanças (UGGF), pela Rede de Cooperação, e Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), além da Escola de Gestão Pública (EGP).
“Queremos identificar iniciativas e práticas de promoção dos direitos humanos no ambiente empresarial e incentivar uma reflexão quanto à responsabilidade das empresas com o respeito aos direitos humanos. Além de fomentar o desenvolvimento econômico, com atração de empresas e criação de empregos, o governo do prefeito Luiz Fernando Machado sempre esteve focado nas pessoas e na criação de condições para que elas possam se desenvolver” destaca o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O Projeto
O selo tem como característica principal identificar e reconhecer as práticas dos direitos humanos no ambiente empresarial e ampliar a interação entre as empresas, o poder público e os cidadãos a respeito do tema. Haverá três diferentes categorias: Bronze, Prata e Ouro. As empresas garantirão um deles de acordo com a pontuação atingida por meio das ações desenvolvidas. O anúncio do resultado final e a entrega dos selos será feita ainda neste ano.
“Um dos objetivos do selo é promover o fortalecimento da consonância entre políticas públicas e proteção dos direitos humanos no ambiente empresarial e propor o compromisso público de respeito aos direitos humanos nas atividades empresariais, reconhecendo publicamente essas práticas responsáveis”, avalia o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
“Este projeto é um reflexo da eficácia do modelo de governança municipal, estruturado em plataformas transversais. Uma estratégia inovadora, concebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Este modelo representa um exemplo de excelência e inovação para o Brasil”, diz o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sami Mansour.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí – com informações da PMJ