Bosque em Jundiaí será um pulmão verde na cidade
- Atualizado emO Bosque da Fonte, assim nomeado pelas crianças e adolescentes da Casa da Fonte, é uma área de preservação ambiental de mil metros quadrados dentro da instituição, localizada no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí. Há oito meses, o espaço recebeu o plantio de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, boa parte do processo sendo executado pelas mãos dos jovens, tornando-se um pequeno pulmão verde em meio à cidade.
Para reforçar o conceito de sustentabilidade, os fertilizantes utilizados nas plantas também fazem parte de um processo ecológico totalmente voltado para a economia circular. Ou seja, todo o adubo orgânico utilizado no plantio das mudas e durante o processo de crescimento das arvores é produzido a partir do lodo gerado no processo de tratamento de esgoto da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), em conjunto com outros resíduos.
“Apoiamos o projeto com o propósito de colaborar para a educação e consciência ambiental dos jovens da Casa da Fonte, bem como promover mais qualidade de vida para a região, já que o bosque está se formando rapidamente e em pouco tempo proverá ar mais puro à população local. Além disso, as crianças e adolescentes que ajudaram a formar essa pequena reserva crescerão com as árvores, cuidando delas e sabendo dos benefícios que proporcionam a todos”, ressalta Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e gerente da Tera Ambiental, empresa associada ao CIESP Jundiaí.
Dentre as espécies que crescem no Bosque da Fonte estão a babosa branca, pau jacaré, guapuruvu, timbaúva, paineira rosa, araçá amarelo, cereja do rio grande, grumixama amarela, pitanga, uvaia, embiruçu e araçá vermelho. O projeto tem o patrocínio da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) e apoio do Departamento de Água e Esgotos de Jundiaí (DAE) e Tera Ambiental, que é a fornecedora dos fertilizantes orgânicos desde o plantio ao desenvolvimento das plantas.
Sobre a Casa da Fonte
A Casa da Fonte, fundada em 2005 e mantida pela CSJ, oferece alfabetização, reforço de aulas de português e matemática, atividades de raciocínio, criatividade e iniciação a desenho, dança, jazz, ginástica artística, tricô, crochê, bordado, tapeçaria, tear, biscuit e bijuteria. Há, também, cursos de corte e costura, cabeleireiro, pedicure e manicure para adultos. Além disso, a instituição estabelece parcerias com as escolas do bairro para ajudar na manutenção de projetos pedagógicos. Com o suporte de uma equipe técnica experiente e dedicada aos objetivos do projeto, a entidade atende mensalmente 250 crianças e adolescentes, além de 120 adultos.
Sobre a Tera Ambiental
Empresa especializada na valorização de resíduos orgânicos líquidos e sólidos, por meio de soluções ambientais, como o tratamento de efluentes e compostagem termofílica, oferecendo alternativas seguras e eficazes de transformação de resíduos, antes indesejados, em novos produtos de qualidade e valor ambiental, com a produção de fertilizante orgânico composto destinado a todos os tipos de plantas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Tera Ambiental