A jornada do empresário é longa, dura, mas é possível, defende Thiago Oliveira, em evento do NJE Jundiaí
- Atualizado emO empresário Thiago Oliveira esteve no CIESP Jundiaí a convite do NJE Jundiaí para falar sobre o tema “Superando os desafios do empreendedorismo com soluções práticas”. Thiago contou sua trajetória empreendedora de office boy a empresário de sucesso e foi recepcionado pelos diretores do NJE, Vinícius Ribas e Rodrigo Lima de Campos, na segunda-feira, dia 27 de junho.
O encontro foi motivado para aproveitar as férias de Thiago. O empresário mora, atualmente, na Califórnia e fica no Brasil até 14 de julho. “Estou muito feliz de poder estar aqui com vocês, a convite da Oficina 814 e do CIESP Jundiaí”, destacou. A palestra foi promovida em parceria com a Oficina 814, da também empresária Lurdes Dorta e reuniu quase 60 pessoas, num evento presencial.
Vinicius fez uma retrospectiva dos últimos eventos do NJE e anunciou a presença de Alexis Fonteyne, para debater o Custo Brasil, no dia 14 de julho. “O NJE busca reunir empreendedores, profissionais e empresários ligados ao setor industrial, jovens sucessores de empresas e pessoas que desejam empreender que, independente da idade, queiram aprimorar suas competências para empreender”, comentou. “Nós buscamos mentes jovens: qualquer pessoa que queira desenvolver características de liderança e gestão, com foco na inovação e desenvolvimento profissional e pessoal será bem-vinda em nosso grupo”, convidou.
“Nasci e fui criado em São Miguel Paulista, mas comecei a empreender depois a partir de Jundiaí. Preciso destacar que tenho medo de errar, sim, e, para mim o ‘um passo de cada vez’ na vida do empreendedor são verdadeiros saltos de fé”, contou, lembrando que seu primeiro projeto foi na área de logística reversa. “Abri uma empresa para competir com Correios, Fedex e UPS. Pensei em parar várias vezes e, após 6 meses recebendo não atrás de não, uma empresa de brinquedos me disse o primeiro sim e o negócio começou a crescer”, comentou, destacando que os erros com o negócio o fizeram a aprender a reaprender. “Fui estudar modelos de gestão. Aprender sobre gestão não é somente para grandes empresas é para todos os empreendedores. E, quando entendi isso, meus negócios se transformaram”, completou.
Thiago vendeu este primeiro negócio em 2016 por um montante bastante relevante que, segundo ele, mudou a sua vida e de sua família. “Esta frase de Peter Drucker é muito importante pra mim. Ele diz que ‘negócios vencedores sempre tem um líder que está assegurando a visão para que outros líderes possam caminhar’. Errei muito, foram 16 anos de aprendizado. Mas entendi que a gestão precisa ser ágil. Vejo os empreendedores desenvolvendo seus negócios atuais e relevantes, mas sem saber como gerir o próprio negócio e nem as pessoas. Isso faz com que sua ideia genial não tenha a força necessária para crescer. Infelizmente, esse não é um problema apenas das empresas novas”, lamentou.
O CEO da Zebra Câmbio reforçou que as empresas precisam se perguntar todos os dias ‘como escalar o meu negócio?’. “O empreendedor tem que pensar, todos os dias, como fazer o seu negócio expandir, abrir novas franquias. Nós investimos em negócios sociais, em tecnologia e em negócios tradicionais. Mas não temos que pensar nos negócios, na venda de produtos e serviços e, sim, nas pessoas. Como o meu negócio impacta a vida das pessoas?”, questionou. Provocando a plateia, Thiago revelou que não avalia currículo, avalia o comportamento. “Temos que buscar pessoas que nos complementam para alcançar o sucesso”, aconselhou.
Para ele, o mindset do empreendedor tem que ser igual a fé. “Você não vê, mas acredita que vai dar certo, mesmo nas turbulências. Hoje, quem detém o poder é aquele que compartilha conhecimento, o bem sucedido é aquele que não tem medo de compartilhar o que sabe. Mudamos o mindset, para aprendizado contínuo, porque entendemos que estamos vivendo um momento de aprender a reaprender”, comentou, destacando que apesar das dúvidas, medos e vontade de desistir, a fé é que vai te suportar. “A jornada do empresário é longa, dura, mas é possível. Liderança não é uma cadeira que você senta e fica numa posição, é um comportamento que você assume”, destacou.
Thiago reforçou que a maior habilidade de um líder é a sua confiança. “Esta confiança, ele pode perder nas pequenas coisas, no dia dia, em palavras, gestos e atitudes”, alertou. Ele finalizou sua participação listando as 4 perguntas que ele se faz todos os dias: 1) Como melhorar a minha gestão de processos? 2) Como melhorar meu time? 3) Como escalonar o meu negócio mantendo-o sempre em linha com os nossos valores? 4) Como inovar?
Após a sua participação, Thiago respondeu questionamentos da plateia e todos levaram para casa o livro “Pense dentro da caixa”. Pacientemente, Thiago autografou livros e tirou fotos com todos.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí.