Curso Presencial: Formação de Analistas da Qualidade – Intensivo
CIESP JundiaíDIAS: 4, 5, 11,12,18,19,25 e 26 de Novembro
HORÁRIO: 18h às 22h
8 encontros às Segundas e Terças-Feiras de Novembro
INVESTIMENTO:
RS 960,00 (associados ao CIESP)
R$ 1824,00 (não associados ao CIESP)
Para empresas:
Acima de 3 inscrições: 5% de desconto.
Acima de 10 inscrições: 10% de desconto.
INSCREVA-SE AQUI
CARGA HORÁRIA: 32h
OBJETIVO:Formação básica e abrangente para profissionais que desejam atuar como Analistas da Qualidade, oferecendo uma sólida compreensão dos conceitos e ferramentas essenciais da gestão da qualidade.
Ao final do curso, os participantes estarão aptos a contribuir para a melhoria contínua dos processos de qualidade dentro de suas organizações, auxiliando na garantia de conformidade com normas, aumento da eficiência e promoção de uma cultura de qualidade.
PÚBLICO ALVO: Profissionais ligados à área da qualidade, produção, engenharia de processos e produtos, operadores, assistentes técnicos e analistas que necessitam compreender, revisitar conceitos e implantar melhorias no processo produtivo levando á empresa ferramentas e técnicas robustas de melhoria contínua. Pode ser profissionais iniciantes ou experientes que necessitam reciclar.
PRÉ REQUISITO: Nenhum
INSTRUTOR: André Spiandorello
MINI-CURRÍCULO:
Com 30 anos de experiência na área da Qualidade, trabalhou na gestão de empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de autopeças, eletro-eletrônicos, linha branca, alimentício e energia, com experiência em processos de Forjaria, Laminação a Quente e a Frio, Usinagem, Extrusão, Estamparia, Galvanoplastia, Tratamento Térmico, Montagens e Injeção Plástica. Auditor Líder certificado pela RAB e AIAG para ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016. Auditor PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade Habitacional), Black Belt Six sigma, coordenou diversos processos de certificação dentre eles, ISO 9001, QS 9000, ISO/TS 16949 e IATF 16949:2016. Mestrando em Inovação Tecnológica pela UNIFESP.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- 1- Motivando para a Qualidade – 4h
Definição de Qualidade
A importância do bom atendimento ao Cliente
A importância da Atitude Positiva (O Corvo e o Gabrielão)
Conceito de Zero Defeito
Trabalho em equipe
Trabalho em grupo: O Problema não é meu!
Trabalho em grupo: Quem mexeu no meu queijo!2- KAIZEN / 7 Ferramentas – 12h
Conceitos Iniciais do Kaizen
Definição de Problema, Causa e Efeito
Casa Toyota
Objetivos do Kaizen
A prioridade do Kaizen
Ciclo PDCA
7 Ferramentas da Qualidade:
1. Folha de Verificação
2. Carta de Controle
3. Histograma
4. Diagrama de Pareto
5. Diagrama de Dispersão
6. Fluxograma
7. Diagrama de Ishikawa
8. Modelo A3 para Kaizen
Apresentação e Introdução aos Belts – Six Sigma
White, Yellow, Green e Black Belt.3- CEP Básico / MSA Básico – 8h
Curva normal ou do sino.
Melhoria da qualidade através do uso da estatística
Metodologia para implantação e uso de técnicas estatísticas
Métodos de Avaliação dos Sistemas de Medição
– Estudo de R&R
– Exercícios Práticos
Tipos de gráficos de controle
Análise de Cartas de Controle
– Exercícios Práticos
Estudo de capabilidade (Cp, Cpk , Pp , Ppk)
– Exercícios Práticos
Requisitos IATF 16949:20164- Requisitos ISO 9001:2015 – 8h
Histórico e razões da revisão da norma
Compreender a aplicação dos princípios da gestão da Qualidade
Riscos e Oportunidades
Conceitos e Fundamentos da Qualidade
Interpretação dos Requisitos da ISO 9001:2015
1. Contexto da Organização
2. Liderança
3. Planejamento
4. Apoio
5. Operação
6. Avaliação de Desempenho
7. Melhoria
- A confirmação do curso dependerá do número mínimo de participantes inscritos.
- Sujeito a alterações