Encontro de Meio Ambiente promove debate sobre logística reversa
- Atualizado emO Departamento de Meio Ambiente promoveu, no dia 30 de março, mais um encontro reunindo profissionais da área das empresas de Jundiaí e Região, com a participação de Wagner de Miranda Pedroso, engenheiro químico e mestre em Processos Químicos e Bioquímicos, com ênfase em Meio Ambiente.
Wagner trouxe toda a sua experiência de mais de 20 anos na área de Gestão de Resíduos, Águas e Efluentes e implantação de Sistemas de Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 9001 e 14001) em empresas de médio e grande porte para a palestra sobre Logística Reversa.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, estabeleceu metas e objetivos para pessoas físicas e jurídicas relacionados ao gerenciamento de resíduos, com os seguintes propósitos: adequar o gerenciamento de resíduos às legislações e normativas existentes, preservação ambiental com a redução do uso de aterros e a logística reversa de resíduos pós consumo. “A PNRS traz a importância de discutirmos a responsabilidade compartilhada, com referência ao ciclo de vida do produto. As atribuições individualizadas e encadeadas de fabricantes importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores, titulares de serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos”, destacou.
De acordo com o art. 32, do decreto 7.404/2010, o poder público poderá celebrar termos de compromisso com empresas ou entidades representativas do setor empresarial com vistas à logística reversa, quando não houver, na mesma área de abrangência, acordo setorial o regulamento específico ou para a fixação de metas e compromissos mais exigentes que o previsto em acordo setorial o regulamento. “A obrigatoriedade é vigente, em todo território nacional, desde 2010, pela Lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destacou Wagner.
Para baixar a apresentação do palestrante, clique aqui.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí